quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Bacalhau do Batata encerra carnaval de Olinda pelo 50º ano consecutivo


Milhares de pessoas se reuniram nesta terça-feira (22) no Alto da Sé, em Olinda, para acompanhar o Bacalhau do Batata, agremiação que completa 50 anos neste carnaval. O Bacalhau surgiu em 1962, foi uma criação do garçom Isaías Pereira da Silva, mais conhecido como Batata. Como trabalhava durante os quatro dias de folia, organizou na quarta um bloco carnavalesco para quem trabalha poder brincar o carnaval.

Batata faleceu em 1993, mas o bloco criado por ele atrai cada vez mais foliões. "O primeiro ano sem ele foi muito triste, mas temos que manter a tradição e a alegria", defende Zezé de Paula, que frequenta o bloco desde a sua criação. É ela a responsável por carregar o estandarte de quase 40 quilos, criado por Carlos Couto. "O bacalhau às vezes vem mole, dividido em dois, mas a gente tem que dar um jeito", diz Carlos. "Eu só brinco no Bacalhau, o Batata era como um irmão para mim", acrescenta o responsável pelo estandarte. Selma Valongueiro resolveu se vestir de bacalhau esse ano para acompanhar a troça. "Eu também faço 50 esse ano", brincou ela.

O bloco hoje atrai até mesmo aqueles que já brincaram os outros dias da folia. Há oito anos os cearenses Julio Cesar Ferreira e Ana Karla fazem questão de brincar o carnaval de Olinda até o Bacalhau do Batata. "É a melhor parte do carnaval", acredita Julio. "O Bacalhau do Batata fecha com chave de ouro o carnaval", acredita o recifense Victor Arruda. "Mas a alegria continua o ano todo", acrescenta Raíssa Arruda.

Por volta das 10h30, o Bacalhau do Batata partiu do Alto da Sé, com uma multidão de pessoas, fora os estandartes e bonecos gigantes que se uniram ao desfile do bloco, que marca o final oficial do carnaval em Olinda. "O carnaval vai mesmo é até o dia 12 de março, aniversário de Olinda", acredita Alexsandro Feitosa. Talvez ele esteja realmente certo. Em Olinda, a folia parece longe de terminar.

Katherine Coutinho
Do G1 PE

Nenhum comentário: