quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Em PE, alunos do ensino médio da rede estadual vão receber tablets


A Secretaria Estadual de Educação anunciou as novidades do ano letivo 2012 nesta quinta-feira (2), em coletiva na sede da entidade na Várzea, Zona Oeste do Recife. As aulas da rede estadual, que conta com cerca de 900 mil estudantes e 1.101 escolas, começam nesta sexta-feira (3).

Uma das inovações anunciadas para este ano é que todos os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da rede estadual irão receber tablets. "A partir de abril os estudantes devem começar a receber, sendo primeiro os do 3º ano. Como os equipamentos vêm em lotes, acredito que até julho todos os alunos já devem ter recebido", afirma o secretário estadual de Educação, Anderson Gomes.

Além de serem uma ferramenta para auxiliar na formação dos alunos, os tablets servem como forma de incentivo, acredita o secretário. "Nós temos um indíce muito grande de evasão no 1º ano do ensino médio. Esses tablets funcionam também como uma forma desses estudantes se esforçarem para chegar no ano seguinte e ganhar o equipamento. Aqueles que forem aprovados e se formarem no 3º ano vão poder ficar com os tablets", afirma Gomes. Cerca de 170 mil estudantes devem ser beneficiados, ainda segundo o secretário.

Estudantes e professores vão passar por uma capacitação para utilização dos equipamentos, que vão chegar às salas de aula já com conteúdo didático. "Assim que receberem os tablets, teremos um programa de capacitação. O conteúdo pedagógico é o mesmo que os alunos teriam acesso em livros, o que muda é a ferramenta", diz Gomes.
Outra novidade é o número de escolas de referência em Pernambuco, que passou de 173 para 217, sendo 117 escolas integrais e 100 semi-integrais. O ensino técnico também vai contar com novas unidades em 2012. A previsão é de que 25 escolas técnicas estejam funcionando até o final deste ano. "Serão quase 18 mil estudantes nessa modalidade de ensino. Das nove escolas em construção, seis devem ficar prontas até março e três em meados de abril, mas com certeza no segundo semestre estaremos com aulas", acredita Gomes.

Tecnologia

A rede estadual conta com um grande investimento na área de tecnologia da educação para este ano. Além dos tablets, a expectativa é de que, até setembro, todas as escolas tenham laboratórios móveis de informática e contem com retroprojetores multifuncionais. "Na educação do século XXI, a tecnologia deixa de ser um fim, para ser um meio de transmissão de conhecimento", pondera o secretário de Educação.
Os professores também ganharam acesso a materiais multimídia para auxiliar no trabalho em sala de aula. "Cada escola vai receber uma video-enciclopédia, feita por professores da Universidade de São Paulo [USP], que se uniram e montaram uma empresa. Quando o professor de biologia for falar do corpo humano, vai poder mostrar as imagens em três dimensões para os alunos", exemplifica.

Um portal virtual deve começar a funcionar a partir de março, também cheio de novidades. Nele, os pais vão poder não só ter acesso ao boletim dos filhos, como também saber o horário das aulas e a frequência. Para os alunos, o site deve oferecer conteúdo didático e uma rede social está sendo estudada. "Estaremos acompanhando diariamente, on-line, como estão as escolas", afirma.
Porém, tanta tecnologia não adiantaria de nada sem os professores, defende Gomes. "Mais importante do que ter esse apoio tecnológico é ter o apoio metodológico. Os professores são a razão de tudo isso acontecer. Tivemos agora o concurso Professor Autor, que contou com cerca 900 trabalhos inscritos. Desses, selecionamos 304 que estarão disponíveis no nosso portal para alunos e professores da rede estadual. É um material de apoio fantástico", acredita.

Recife

A Prefeitura do Recife anunciou as novidades da rede municipal na quarta-feira (1º). Aproveitando o centenário de Luiz Gonzaga, as escolas municipais contarão com músicas da obra do Rei do Baião para discutir o meio ambiente. Os alunos vão receber kits, com material pedagógico, brinquedos educativos e livros literários.
Os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental vão contar com uma formação em serviço da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), enquanto os do 6º ao 9º ano terão qualificação através do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE). Além disso, cadeiras, armários, mesas de professores e geladeiras danificados no último ano também devem ser repostos, segundo a Prefeitura.

Katherine Coutinho
Do G1 PE

Nenhum comentário: