segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Fortaleza continua policiada pelo Exército Brasileiro e Força Nacional de Segurança


Pouco mais de três dias depois do início da greve dos Policiais Militares do Ceará, Fortaleza continua policiada pelo Exército Brasileiro e a Força Nacional de Segurança. Os números, apesar de não definidos, podem chegar a um efetivo de 5 mil.

A greve, segundo o Comando da Polícia Militar, não chega a 20% do total de policiais no estado e que ainda há policiais militares nas ruas, fazendo as patrulhas. A 10ª Região Militar, responsável pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, garantiu ao governador Cid Gomes que a ordem pública será mantida.

A Força Nacional de Segurança chegou à Fortaleza ainda no fim da tarde de sexta-feira (30), e já começaram o patrulhamento principalmente nas áreas de grande presença de turistas. Até sábado (31) à noite, eram 420 homens da FNS em Fortaleza.

Para dar apoio ao patrulhamento na cidade, o governador Cid Gomes disponibilizou carros de outras secretarias, como da Saúde, do Meio Ambiente e da Fazenda. Isso porque parte das viaturas da polícia tiveram os pneus rasgados e algumas ainda permanecem paradas em ruas no entorno da 6ª Companhia do 5º BPM, no bairro Antônio Bezerra, Companhia que ainda continua ocupada com alguns militares grevistas, encapuzados para não serem identificados.

Segundo o Governo Federal, o apoio à segurança na capital cearense não se limita apenas ao exército. A Marinha e a Aeronáutica poderão ser acionadas caso haja necessidade.

GREVE - A greve foi anunciada durante assembleia da categoria no ginásio poliesportivo do bairro da Parangaba, e durante a madrugada os PMs e bombeiros se reuniram na 6º Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza.

Durante o movimento, as viaturas usadas pela polícia tiveram os pneus furados para evitar que saíssem para atendimentos. Os polícias pedem anistia para os pms que estão nas manifestações, além de reajuste salarial e aumento no número de policiais.

Leonardo Heffer
Do NE10/Ceará

Nenhum comentário: