quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cabrobó (PE) decreta situação de emergência por conta da estiagem


No município de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, a Prefeitura decretou situação de emergência. Em muitas cisternas, resta pouca água, prejudicando os agricultores. Sem pasto, os animais também são afetados com a falta d’água.

A cisterna da agricultora Gilvanete Santana está com a metade da capacidade de armazenamento. Ela foi abastecida com 8 mil litros d’água na semana passada, que é um alívio para quem sofre com a estiagem. “Passamos situação pior aqui. No mês de dezembro não veio água. A gente foi atrás para comprar”, afirmou Santana.

“A ajuda que tem chegado é basicamente por meio de carros-pipa do Governo Federal por meio do Exército brasileiro e do Governo Estadual através da Secretaria de Agricultura. Entretanto, só carro-pipa não resolve em definitivo”, disse o prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas.

Com os animais, não é diferente e, para não deixar o gado morrer, muitos agricultores vão atrás do mandacaru. A planta queimada jogada na terra atrai os animais e é forte alimento, que ajuda os agricultores.

Do G1 PE

Nenhum comentário: