segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Bezerra diz ter 'confiança' de Dilma e que nenhuma denúncia 'prosperou'


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, afirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (9) no Palácio do Planalto que tem a "confiança" da presidente Dilma Rousseff e que, até hoje, nenhuma das denúncias formuladas contra ele foram comprovadas.

Na semana passada, jornais afirmaram que Bezerra privilegiou o estado natal, Pernambuco, na distribuição de verbas das chuvas; que favoreceu o filho, o deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB-PE), com liberação de emendas parlamentares da pasta; e que agiu para manter o irmão, Clementino Coelho, na presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Bezerra também é apontado na edição desta segunda (9) do jornal "Folha de S.Paulo" como responsável pelo uso de recursos públicos para comprar um mesmo terreno duas vezes quando era prefeito de Petrolina (1996-2001).

"Essas denúncias não irão prosperar porque nunca prosperou nenhuma denúncia contra a minha pessoa", afirmou o ministro na entrevista. Ele disse que, quando prefeito de Petrolina, teve todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

"Tenho todas as minhas contas aprovadas pelo TCE e pelo TCU. As ações que se movem no MP [Ministério Público], elas ingressaram agora, em dezembro. Mas esqueceram de que a oposição a mim em Petrolina apresentou quatro ações e nenhuma foi aceita pela Justiça", declarou.

Indagado durante a entrevista se Dilma havia pedido explicações sobre as denúncias das quais é alvo, Bezerra disse que manteve contato com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e pediu a ele que fosse convocado para prestar esclarecimentos nesta quarta (11) na comissão representativa do Congresso que pode ser convocada durante o período de recesso parlamentar.
"A presidenta já recebeu todas as informações, o ministério já se manifestou a respeito dos recursos, a CGU [Controladoria-Geral da União] já se manifestou sobre a direção da Codevasp", afirmou.

Bezerra disse que teve uma “boa e longa” conversa com a presidente e reafirmou a confiança de Dilma no seu trabalho. “Se não contasse com a confiança e o apoio da presidente Dilma eu não estaria nesta solenidade”, declarou.

A presidente da República, Dilma Rousseff, determinou nesta segunda-feira (9) a criação de uma Força Nacional de Apoio Técnico de Emergência, grupo interministerial que atuará na prevenção de desastres naturais e reconstrução de municípios atingidos.
O anúncio foi feito nesta segunda pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, após reunião com a presidente e mais outros sete ministros ligados à área de infraestrutura e atendimento à população.

Priscilla Mendes e Sandro Lima
Do G1, em Brasília

Nenhum comentário: