segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Produção cancela dois shows de Ivete devido ao quadro de meningite


Os próximos dois shows da cantora de axé Ivete Sangalo, que está internada com quadro de meningite desde o domingo (4), foram cancelados, informou a assessoria de imprensa na manhã desta segunda-feira (5).

As apresentações estavam marcadas para quarta-feira (7), no Recife (PE), e sábado (10), em São Bernardo do Campo (SP). O show mais recente de Ivete Sangalo foi no sábado (3) no "Carnatal", carnaval fora de época em Rio Grande do Norte.

De acordo com a diretoria médica do Hospital Aliança, onde a cantora está internada, Ivete apresenta "meningite benigna não contagiosa". No boletim médico, foi afastado o diagnóstico de meningite meningocócica C.

"A paciente encontra-se em repouso em apartamento, em uso de medicações intravenosas, com quadro neurológico estável, lúcida, orientada e ativa", informam os médicos no boletim. Não há previsão de alta médica.

'Benigna, não contagiosa'
O infectologista Vladimir Neco, especialista ouvido pelo G1 e que não participa do atendimento da cantora, explica que a forma da doença que afeta Ivete é menos agressiva. “São chamadas benignas quando não deixam sequelas, nem levam à morte”, diz o médico.

Sobre o uso da expressão "benigna", o infectologista Marcos Antônio Cyrillo, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), complementa que a classificação “benigna” não é a mais usual.

“Provavelmente, esse diagnóstico dado pelo boletim médico é de um quadro causado por vírus que não pode ser transmitido pelas vias respiratórias, mas é prematuro dizer isso antes de exames mais elaborados”, afirma o médico. “Normalmente, após um exame de recolhimento de liquor você consegue dizer com muita segurança se a causa é bacteriana ou viral.”

Os sintomas mais comuns da doença costumam ser a rigidez na nuca, vômitos e dores de cabeça intensas. Eles podem se manifestar nos dois tipos da doença. “É possível diferenciar a meningite viral da bacteriana pela agressividade dos sintomas e o estudo do liquor, líquido que lubrifica o cérebro, e é colhido através da coluna ou do pescoço”, diz Neco.

Tratamento
Para as meningites causadas por vírus, o tratamento costuma durar entre 5 a 7 dias se o paciente não apresentar complicações. Na infecção viral, somente os sintomas são combatidos. Já quando a doença é despertada pela presença de bactérias, o combate se dá por meio de antibióticos.

O tratamento costuma durar até 10 dias. “É possível que as meninges fiquem inflamadas mesmo sem a ação de uma causa infecciosa como um vírus ou bactéria”, diz o diretor da SBI. “Muitas vezes a causa pode ser inflamatória, reumática e até mesmo vascular.”

Do G1 BA

Nenhum comentário: