segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Governo garante Arena Pernambuco para a Copa das Confederações


Lá se foram 100 dias desde o início da contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. E faltando 899 dias para o início do Mundial, as obras da Arena Pernambuco seguem em ritmo forte. A meta foi antecipada para possibilitar os jogos da Copa das Confederações, marcada para junho de 2013.

O novo cronograma estabelecido pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para deixar a estrutura básica pronta foi modificado para março de 2013, dois meses antes competição - Para a Copa do Mundo estamos super tranquilos. Nossa luta titânica fica por conta da Copa das Confederações. Nós conseguimos antecipar a execução das obras viárias em dois meses, pois rapidamente as licitações foram concluídas.

Na Arena, os acordos trabalhistas com os operários é um trunfo e saímos de 20% para 30% da construção. Nossa agonia ficou pela revisão do cronograma, resultado da seleção de Pernambuco como sede já em 2013 - disse o secretário do Governo para assuntos da Copa, Ricardo Leitão.

A principal estrela da Cidade da Copa, a Arena Pernambuco teve toda a sua área terraplanada. O sudoeste do estádio, uma das curvas da arquibancada, está no primeiro pavimento, equivalente ao primeiro andar.
O perigo de uma greve foi sanado após um acordo entre sindicado dos trabalhadores da construção civil e a construtora responsável pela obra. Adicional noturno e acréscimo financeiro pela produtividade acalmaram os ânimos dos operários, evitando paralizações como as de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
A previsão da finalização da Arena está para dezembro de 2012. Seis meses antes, em junho, uma comissão da Fifa decidirá se Recife participa de fato da Copa das Confederações. Nesse período, a Secopa pretende ter 70% a 80% do estádio pronto.

Obras estruturais também aceleradas
Sobre as obras viárias, 11 delas estão em execução e duas em processo final de licitação. Estão em andamento a fabricação de seis novos trens para o metrô, a estação ferroviária Cosme e Damião, o terminal marítimo do porto do Recife, terminal integrado de passageiros Cosme Damião, duplicação da BR-408, o ramal Cidade da Copa, terminal integrado do TIP, corredor Leste-Oeste, corredor Norte-Sul e a pista de pouso e táxi do aeroporto. Em licitação, a passarela do aeroporto e o viaduto na BR-408, em frente à Arena.

- Esperamos que em junho de 2012, a comissão da Fifa venha para aprovar toda a estrutura para a Copa das Confederações. Em março de 2013, o essencial para a competição estará à disposição - afirmou Leitão.

Maquete da Cidade da Copa será itinerante

Também foi apresentada a maquete da Cidade da Copa. Serão 240 hectares compostos pela Arena, um ginásio, um campus universitário, um parque estadual, prédios residenciais, administrativos e comerciais, além de shopping center e escola. Um verdadeiro bairro, com a definição de smart city, ou seja, cidade inteligente, com todas as redes elétricas e tubulações interligadas, sem contar a mobilidade dos transeuntes e modernidade das estruturas. O modelo adotado em cidades asiáticas e americanas será o primeiro a ser implantado na América Latina

Todo esse aparato não será entregue na Copa do Mundo. É um projeto maior, previsto para ser concluído em 2025, de responsabilidade privada. Para o Mundial, apenas o estádio e a área de lazer, no contorno da Arena. Quatro universidades estão no páreo para o aluguel do campus, dentre elas a Universidade de Pernambuco (UPE) que está em fase de negociação.
- Seria muito bom para a UPE, pois concentraria seu espaço físico que hoje é espalhado por toda a Região Metropolitana - frisou o secretário.

Por Lula Moraes
Ge Recife

Nenhum comentário: