terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Em PE, Receita autoriza devolução de contêineres com lixo hospitalar


A Alfândega da Receita Federal do Brasil, no Porto de Suape, no Grande Recife, autorizou a empresa pernambucana Na Intimidade a devolver os contêineres que foram importados dos Estados Unidos com lixo hospitalar. No final de outubro, a importadora foi notificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar início a essa devolução.

De acordo com Carlos Eduardo da Costa Oliveira, inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Suape, cerca de uma semana após essa intimação, a empresa solicitou à Alfândega a devolução, mas a demora se deu porque havia muitas instituições envolvidas que precisavam se pronunciar a respeito, entre elas o Departamento da Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal. "Nós também contactamos os dois organismos americanos envolvidos na investigação, o Departamento de Segurança Interna e a Aduana", disse o inspetor-chefe.

Ainda de acordo com o inspetor-chefe, a Na Intimidade procurou a mesma companhia que trouxe a carga para fazer a devolução. O material deve ser embarcado no navio Cap Henvi, no dia 7 de janeiro de 2012, e deve chegar aos EUA num prazo de oito dias.

Amostras desse material que está sendo devolvido foram coletadas e usadas na elaboração dos laudos que fazem parte da investigação no Brasil, que já duram dois meses e devem se estender por mais quatro. Até o momento, a Polícia Federal já ouviu cerca de 20 pessoas no inquérito.

Do G1 PE

Nenhum comentário: