segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Após denúncia, dois matadouros são fechados na Zona da Mata de PE


Dois matadouros que funcionavam em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul de Pernambuco, foram interditados nesta segunda-feira (5) para tentar resolver um grave problema de saúde pública denunciado pelo NETV na semana passada. A interdição foi realizada por técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Este é o início de um cronograma de fiscalização que deve ser cumprido nos próximos dias e deve incluir o fechamento de dez matadouros só na Zona da Mata.

A fiscalização interditou o matadouro de Pirituba, distrito de Vitória de Santo Antão, onde havia pedaços de animais expostos do lado de fora. O outro local fechado, em Vitória, além de funcionar em área urbana, o que é proibido por lei, não obedecia às normas de higiene. De acordo com a engenheira de Meio Ambiente da CPRH Anna Eduarda Falcão, outro problema grave encontrado foi o alto índice de poluição. “Todo esse afluente gerado pelo abatedouro ia diretamente para o rio Tapacurá, sem nenhum tratamento. Não tem jeito, ele será fechado definitivamente e a Prefeitura deve se articular com a Secretaria de Agricultura do Governo para construir um outro matadouro, fora do perímetro urbano”, afirma. Juntos, os dois matadouros executavam cerca de 230 bois por semana.

O secretário de saúde de Vitória de Santo Antão, Severino Roberto, disse que a prefeitura precisa de um tempo maior para se adequar às normas. ”Se esse matadouro fechar vai ser ruim para a população, aqui estão 50 famílias diretamente trabalhando. Indiretamente envolve mais de 300 pessoas”, diz.

O vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, Henrique Filho, informou que a Prefeitura entrou na Justiça para que o local volte a funcionar. Ele explicou que serão executadas obras para ajustar o local às normas necessárias de higiene.

Do G1 PE

Nenhum comentário: