quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Menor grávida que dormia no chão de delegacia é solta em Mato Grosso


Os três adolescentes que estavam sendo mantidos em uma cela sem cama e colchão na Delegacia Especializada de Infância e Juventude (Deij), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foram liberados nesta quinta-feira (01).

A Defensoria Pública de Mato Grosso ingressou com pedido de liminar, em habeas corpus, que foi aceito pela Justiça.

De acordo as informações da Deij, dois menores apreendidos de 16 e 17 anos e foram apreendidos por ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas e receptação, respectivamente.

Uma adolescente de 13 anos também era mantida no local, apesar de estar grávida de dois meses. A menor é da cidade de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, e também foi apreendida nas mesmas circunstâncias dos outros dois menores.

Ainda segundo a Deij, a menina foi encaminhada para a residência dos pais, em Pontes e Lacerda, logo após ser liberada. Os outros dois menores também retornaram para casa, em Cuiabá.

A defensora Cleide Nascimento havia entrado com pedido de liberdade, na quarta-feira (30), para os três adolescentes, após constatar que eles estavam na delegacia há mais de cinco dias depois de terem a transferência negada pela Justiça para o Centro Socioeducativo de Cuiabá, antigo complexo Pomeri.

Isso porque, a unidade está interditada desde o dia 16 de novembro devido às más condições do complexo.

A superintendente do sistema socioeducativo, Lenice Silva dos Santos, disse que o governo está respeitando uma decisão judicial. Ela afirmou ainda que enquanto o estado não conseguir reverter essa decisão, o complexo do Pomeri só receberá adolescentes de Cuiabá.

Do G1 MT

Nenhum comentário: