segunda-feira, 12 de março de 2012

No Recife, PM apreende 252 aves e prende 3 homens por crime ambiental


Três homens foram detidos e 252 pássaros foram apreendidos no bairro da Madalena, no Recife, em uma operação da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) da Polícia Militar. As capturas aconteceram na madrugada deste domingo (11) e os animais foram entregues à equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pela manhã.

A operação foi realizada no Mercado da Madalena, onde existe uma feira de venda de animais. O primeiro a ser detido foi um homem de 50 anos que, segundo a PM, comercializava as aves na feira e na casa dele, no mesmo bairro. Ele teria denunciado os outros dois suspeitos, de 23 e 36 anos. "Eles estavam sendo investigados pelo Cipoma há pelo menos dois meses e fizemos a operação porque soubemos que estava chegando um carregamento grande de pássaros", diz o capitão Lúcio Flávio, responsável pela operação.

De acordo com triagem realizada na sede do Ibama, os policiais apreenderam 49 galos de campina, 38 patativas, 31 papa-capim, 5 guriatãs, 1 salta caminho, 2 chorões, 3 sanhaços, 22 canários e 1 cancão. Além desses, outras 100 aves acabaram morrendo devido aos maus-tratos sofridos nas gaiolas onde estavam. Os animais sobreviventes vão ficar de quarentena e receber a medicação necessária, até que possam ser soltos novamente.

Os três suspeitos foram levados à Delegacia da Várzea, onde foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência, por ser um crime de menor potencial ofensivo. Eles vão responder em liberdade pelo crime de manter em casa aves silvestres. Além disso, vão pagar uma multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil, estabelecida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Do G1 PE

Nenhum comentário: