sexta-feira, 10 de junho de 2011

Operação contra 'mulas' que levavam drogas à Europa tem 12 presos


Após nove meses de investigação, a Polícia Federal prendeu 12 pessoas suspeitas de traficar drogas sintéticas entre o Brasil e a Holanda. No Rio, foram seis presos, incluindo um holandês, acusado pela PF de ser o principal traficante da quadrilha.

O grupo, segundo a polícia, usava pessoas de classe média de todo o país para levar cocaína até a Europa. Chegando lá, as mulas retornavam ao país com ecstasy e skank.

Além dos presos no Rio, três pessoas foram presas em Florianópolis, duas em Fortaleza e uma em São Paulo. Quatro suspeitos estão foragidos, sendo que um deles estaria fora do país.

De acordo com o delegado João Luis Caetano de Araujo, responsável pelo caso, em geral, as mulas ganham de R$ 1500 a R$ 3 mil por cada viagem feita.

“Era uma quadrilha bem organizada e estruturada. E conseguimos prender desde o traficante holandês até as mulas e as pessoas que vendiam. Além do Brasil, temos informações que as drogas passavam por países europeus, como Portugal, Bélgica e Áustria", disse.

Trinta mil comprimidos de ecstasy

Em maio deste ano, durante as investigações, a PF apreendeu 30 mil comprimidos de ecstasy no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Também foram apreendidos 3kg de skank em Fortaleza e no Rio. Toda a investigação da operação, chamada de "Open Air", começou quando duas pessoas foram presas no Aeroporto do Galeão carregando drogas, há cerca de nove meses.

Thamine Leta
Do G1 RJ

Nenhum comentário: