terça-feira, 7 de junho de 2011

Mulher dá à luz dentro de táxi, em quartel do Corpo de Bombeiros


Uma mulher deu à luz um menino num táxi, na madrugada desta segunda-feira (06), dentro do Grupamento de Atendimento Pré-hospitalar dos Bombeiros, em Olinda, no Grande Recife.

A empregada doméstica Nicelene Ferreira Gomes, 30 anos, já tinha tentado atendimento no hospital Tricentenário, mas a unidade de saúde estava em reforma. "Falaram que estava em reforma e que não estava atendendo. Eles mandaram a gente ir para a Encruzilhada, mas ela viu que não aguentava mais e que o bebê ia nascer. A gente resvolveu pedir socorro aos bombeiros", conta dona Eva, mãe da gestante.

Além da avó, o marido da grávida também estava no veículo, a caminho de outro hospital, quando as dores do parto se intensificaram. O taxista, que passava perto da unidade militar, pediu ajuda aos bombeiros e entrou no quartel.

Uma equipe de primeiro socorros acompanhou o final do parto dentro do táxi mesmo, uma vez que o bebê já estava coroando quando a família chegou ao quartel. A soldado Julianne Oliveira orientou a mãe. "Tudo que eu e a equipe fizemos ali foi passado no curso de formação, o espaço para cortar o cordão, como fazer pra ajudar a mãe, tudo isso”, conta.

O soldado Jeová Júnior cortou o cordão umbilical. O bebê foi batizado como Gabriel. "Depois de um dia todo de socorro, de ver muita coisa mais trágica, chegar assim e ajudar uma mãe a dar à luz foi muito bom, prazeroso demais", diz o militar.

A equipe que atendeu a gestante estava de plantão desde as 8h do domingo. Nesta segunda, eles completam um ano do curso de formação dos bombeiros. Mãe e bebê passam bem e estão internados na maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, no Recife. Esse é o segundo filho da doméstica, que mora em Jardim Atlântico.

A direção do Hospital Tricentenário informou que o parto não foi feito lá por falta de neonatologista. De acordo com o diretor geral do hospital, Gil Brasileiro, há mais de um mês os atendimentos estão suspensos nos fins de semana. A Secretaria de Saúde de Olinda, por sua vez, disse que médicos aprovados no concurso deste ano serão convocados, mas a data para que isso aconteça ainda não foi definida.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: