sexta-feira, 10 de junho de 2011

Deputado cria Projeto para aumentar doações de sangue no estado


Com o intuito de ampliar os estoques de sangue nos hemocentros de Pernambuco, que muitas vezes funcionam com capacidade limitada, o deputado estadual Edson Vieira (PSDB), elaborou um Projeto Lei Ordinária (PLO) intitulado “Semana Estadual de Incentivo à Doação de Sangue”.

Este PLO sugere que sejam realizadas campanhas mostrando a importância da doação de sangue para a população, orientando quem pode ser doador, informando locais de coleta (inclusive unidades móveis) e fazendo distribuição de material informativo, como encartes e folders. O Projeto ainda sugere que sejam firmados convênios com outros órgãos públicos, entidades, associações e empresas de iniciativa privada, a fim de estabelecer trabalhos conjuntos acerca da doação.

O Hemocentro de Pernambuco (Hemope) atende cerca de 180 hospitais da rede pública e privada do estado, dependendo da doação voluntária e fidelizada de sangue. “Atualmente são registradas suspensões de cirurgias programadas e dificuldades no atendimento a pacientes portadores de doenças que exigem tratamento sanguineo e seus derivados, durante épocas festivas, a situação se agrava, precisamos incentivar pessoas a se tornarem doadoras”, destacou o deputado Edson Vieira.

De acordo com o Projeto, a “Semana Estadual de Incentivo à Doação de Sangue” acontecerá próximo ao dia 25 de novembro que é o “Dia Nacional do Doador” e o aniversário da Fundação Hemope.

Nenhum comentário: