sexta-feira, 3 de junho de 2011

Eduardo e Guerra marcam conversa para debater RMR


A esperada conversa entre o deputado federal Sérgio Guerra e o governador Eduardo Campos, respectivamente presidentes nacionais do PSDB e PSB, finalmente ocorreu, na manhã de ontem. As questões relacionadas a Pernambuco, no entanto, ficaram para uma nova ocasião, que pode ser já na próxima semana, possivelmente no Palácio do Campo das Princesas, ou até em Brasília - caso o socialista viaje novamente à Capital Federal, como fez durante esta semana. “O PSDB está com pré-candidatos para 2012 em muitas áreas. Mas não houve tempo de entrar nesse assunto. Ficamos de conversar pessoalmente sobre isso depois. Em alguns lugares (municípios pernambucanos), os dois partidos já estão juntos. Vamos tratar especialmente sobre a área metropolitana”, completou o tucano. Um dos pontos a serem discutidos é uma eventual aliança no município de Jaboatão dos Guararapes, comandado por Elias Gomes (PSDB).

Em entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco, publicada na última segunda-feira, Sérgio Guerra declarou que tem conversado periodicamente com Eduardo Campos, e que o socialista não é tratado como inimigo, mas sim “como um possível futuro aliado”. Um dia depois, durante a plenária do programa Todos por Pernambuco, o governador declarou que era “difícil” falar sobre a relação com o tucano. Desde então, interlocutores de ambos revelaram que os dois poderiam se encontrar em Brasília. Inicialmente marcado para a última segunda-feira, a reunião acabou só ocorrendo ontem.

O palco da conversa foi a casa do senador Aécio Neves (PSDB-MG), também presente no encontro, juntamente com outro mineiro, o deputado Júlio Delgado (PSB), quarto secretário da Câmara Federal. Durante uma hora, o grupo tratou de alianças nos Estados do Paraná e de Minas Gerais. Com relação a Pernambuco, só foram tratadas ações ligadas ao Programa Petrobras Ambiental (PPA).

“Nós falamos mais sobre as questões de Minas Gerais e do Paraná, locais onde nós temos apoiado candidatos do PSB. No Paraná, por exemplo, o prefeito de Curitiba (Beto Richa/PSDB) virou governador, e o vice, que é do PSB (Luciano Ducci), assumiu. Como presidentes nacionais de partidos, conversamos sobre o estreitamento dessas alianças”, explicou Guerra.

Após três dias em Brasília, Campos retornou ontem à noite para o Recife. Na Capital Federal, ele teve três reuniões com a presidente Dilma Rousseff (PT), sendo uma para tratar sobre a Copa do Mundo juntamente com outros governadores e prefeitos; uma do Conselho Político; e o lançamento do programa Brasil sem Miséria.

Outro compromisso foi uma audiência na Secretaria do Tesouro Nacional, para tratar do monitoramento do Plano de Ajuste Fiscal. Hoje, às 11h, o socialista recebe, no Palácio das Princesas, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, e os governadores do Nordeste.

Manoel Guimarães(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: