quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

FESTA DE SANTO AMARO - Taquaritinga do Norte‏


Depois de alguns ajustes na grade de programação a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, divulga as atrações da tradicional Festa de Santo Amaro que acontecerá de 06 a 15 de janeiro. Este ano com grandes inovações agradando todos os gostos com seis pólos de animação divididos entre:




Família: Realizado no coreto central, unindo as famílias com uma programação composta por grupos de serestas, MPB e atrações culturais.

Principal: Localizado no centro da cidade onde acontecerão os principais shows




Tenda Eletrônica: Localizado em frente ao Centro Comercial Demetrio Paes de Andrade onde é montada uma tenda com toda estrutura de boate




Religioso: Localizado no São Paroquial com uma programação composta por apresentações culturais, exposições, bingos, quermesses e louvores.




Diversão: Realizado na Praça Antônio Pereira com apresentações culturais e brincadeiras com as crianças.




Forró do Bardhigão: Localizado por trás do Centro Comercial Demetrio Paes de Andrade, funciona como um arraial em pleno mês de janeiro com apresentações de artistas regionais, violeiros e o autêntico forró pé de serra, comandado pelo radialista Bardhigão.






Programação






Dia 06 – Cesinha (Polo da Família)

Dia 07 – Padre Joselito (Polo da Família)

Dia 08 – Soxoteá (Polo Principal)

Forró da Capim com Mel (Polo Principal)

Bingo da Igreja (Polo Religioso)

Forró na Feira – (Forró do Bardhigão)

Gracia e regional (Forró do Bardhigão)

Saulo (Forró do Bardhigão)

Dia 09 – Forró Taquara (Polo Principal)

Louvor com Jorge da Kairós (Polo Principal)

Peças teatrais, danças, fantoches e brincadeiras (Polo da Diversão)

Dia 11 – Orquestra de violinos do Morro Bom Jesus – Caruaru ( Polo Religioso)

Dia 12 – Bitonho (Polo da Família)

Lançamento do CD Júnior e Tatiana acústico (Polo Religioso)

Peças teatrais, danças, fantoches e brincadeiras (Polo da Diversão)

Dia 13 – Asas da America (Polo Principal)

Exposição dos 150 anos do Distrito de Gravatá do Ibiapina (Poli Religioso)

Dia 14 – MPBaião (Polo Principal)

Vicente Nery e Cheiro de Menina (Polo Principal)

Tenda Eletrônica (Polo Tenda)

Forró na Feira (Forró do Bardhigão)

Socorro e Mazé (Forró do Bardhigão)

Conexão do Arrocha (Forró do Bardhigão)

Dia 15 – DDD de Deus (Polo Principal)

Forró dos Firmas (Polo Principal)

Digão Ferraz e Banda (Polo Principal)

Amigos Sertanejos (Polo Principal)

Tenda Eletrônica (Polo Tenda)

Trio Capibaribe (Forró do Bardhigão)

Skema 5 (Forró do Bardhigão)

Serginho (Forró do Bardhigão)







A lenda do santo Fujão – Santo Amaro






Um mistério envolve a história do padroeiro de Taquaritinga do Norte, mistério esse que os antigos atribuem a mais um milagre de Santo Amaro, e que lhe rendeu o apelido de “Santo Fujão”.

Diz a tradição oral que no sítio Queimadas, no século XVIII, o proprietário dessas terras construiu uma capela em homenagem a Santo Amaro, de quem era devoto. Com o passar do tempo, muitos fiéis começaram a freqüentar o lugar para fazer orações e promessas ao Santo. Como o fluxo de pessoas foi aumentando e o acesso ao local era difícil, a imagem foi transferida para uma outra capela, localizada onde hoje é o centro de Taquaritinga do Norte.

O mistério é que no dia seguinte, a imagem havia desaparecido. Logo se espalhou a notícia de que tivera sido roubada, mas os ânimos foram acalmados quando a encontraram na ermida do sítio Queimadas. A única explicação para o ocorrido é que a pessoa que havia pego a imagem se arrependeu por causa da indignação da população e, por medo, a levou ao seu antigo altar. Os devotos devolveram a imagem à capela mais central, mas no outro dia, lá estava ela outra vez no Queimadas.

O fato mexeu com todos. Foi aí que algumas pessoas colocaram o Santo na nova capela e ficaram de vigília no lado de fora, dia e noite. Não adiantou, a imagem voltou para o seu local de origem. O trabalho foi intensificado, o Santo foi trazido para a nova ermida mais uma vez, e esta passou a ser vigiada por dentro e por fora o dia inteiro. E aí o milagre aconteceu à vista de todos os presentes: a imagem sumiu e apareceu na outra capela.

Com isso a população ficou convencida de que era vontade de Santo Amaro ter sua imagem na capela do sítio Queimadas. Após uma reunião, o povo decidiu fazer uma negociação com o Santo. A ele foram oferecidas terras, uma igreja grande, casas e, ainda, tornar-se o patrono do lugar, que estava próximo de virar cidade. Assim tudo foi feito. A imagem foi reconduzida à nova capela, a população fez um pedido solene para que o Santo ficasse ali. E assim, Santo Amaro foi convencido a não mais voltar para o sítio Queimadas e tornou-se padroeiro do lugar que mais tarde transformou-se na cidade de Taquaritinga do Norte.



Quem foi Santo Amaro?

Nascido na Itália, no ano de 493, Mauro Aba de Cupe – Amaro é seu nome aportuguesado – carregou na sua história uma vida cheia de oração e milagres. Filho do Senador Romano Eqüício e de Júlia, dos discípulos de São Bento, ele foi o que mais de destacou.

Durante os seus 72 anos de vida, Santo Amaro curou muitos enfermos, um mudo paralítico, um cego de nascença e profetizou a morte de São Bento. Mas um dos fatos que mais marcou sua história foi quando correu sobre as águas para salvar um jovem que estava sendo levado pela correnteza.

Santo Amaro construiu 120 mosteiros por toda a França. Ele morreu no dia 15 de janeiro de 565, e hoje, tendo seu dia no calendário da Igreja comemorado na mesma data de sua morte, é padroeiro de várias cidade do Brasil.

Nenhum comentário: