sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

1º Baile de Máscaras de Santa Cruz do Capibaribe


Como forma de incentivar o Carnaval no município, será realizado o 1º Baile de Máscaras de Santa Cruz do Capibaribe, no dia 11 de fevereiro, na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), com a Escola de Samba Patusco e a Orquestra Alternativa.

O Carnaval surgiu em meados do século XI, na Grécia, como uma forma de agradecimento aos deuses pela fertilidade da terra e pela produção, transformando-se em uma grande festa popular, sendo posteriormente adotado pela Igreja Católica com uma forma de compensação dos dias de jejum, sendo comemorado antes da Quaresma.

Desde a antiguidade é marcado por grandes festas nas ruas, com comida e bebida. Em Roma, prolongava-se por sete dias de 17 a 23 de dezembro, sendo um período de restrições morais relaxadas, um rei era eleito para comandar as festividades pelas ruas e praças. Anos depois, as tradicionais festas de ruas se transformaram em bailes de máscaras, com luxuosas fantasias e carros alegóricos, sem que perdesse a sua abrangência popular, principalmente pelas ruas de Veneza.

O Carnaval chegou ao Brasil por volta de 1641, sob influência européia e, principalmente, de Veneza, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV, proporcionando grandes desfiles de fantasias e mascaras. No entanto, apenas no século XIX surgiram os blocos carnavalescos e as escolas de samba, agregando as marchinhas carnavalescas, transformando o carnaval brasileiro na maior e mais popular festas do país.

O Baile de Máscaras “Viva Veneza” é um resgate histórico do Carnaval, produzido pelas Tintas Quimilson e Real Produções, “vista a fantasia e caia no passo”. Reserve a sua mesa: (81)9958-9544.

Nenhum comentário: