sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Eduardo anuncia nova maratona nos municípios


O Governo do Estado repetirá o mesmo planejamento executado há quatro anos, no início da administração Eduardo Campos (PSB), com vistas a definir suas metas para este segundo mandato. Durante a primeira reunião com o novo secretariado, ontem, no Palácio, o governador adiantou que percorrerá as 12 microregiões de Pernambuco promovendo uma nova “ausculta” da população - as pactuações vão compor o modelo de gestão. A previsão é que esse processo se encerre ao fim dos 100 primeiros dias de gestão. Na reunião, as boas-vindas dadas pelo socialista vieram acompanhadas da cobrança por resultados, justificada com o argumento de que a sociedade espera mais deste Governo. Campos também alertou para a necessidade de se compensar perdas da ordem R$ 400 milhões, referentes ao corte no Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Eduardo determinou que as entregas programadas para este mês sejam concretizadas. Para tal, os novos e os antigos secretários precisam se apropriar das metas de cada pasta. No fim de janeiro, eles voltarão a reunir-se com o chefe, já para mostrar os êxitos alcançados. Em fevereiro, a exemplo do que foi feito em 2007, serão realizados os seminários do programa Todos Por Pernambuco, nas 12 microregiões. Nesta etapa, além de prestar contas, a equipe colherá sugestões dos pernambucanos. De posse dessas informações consolidadas, a gestão desenhará um novo mapa estratégico, com novas metas a serem pactuadas com a sociedade e compiladas no Plano Plurianual (PPA) 2012/2015. Essa tarefa deve ser feita até o fim de março.

“O nosso governo, com muito sucesso, incorporou aos seus atributos (a ausculta da população). De modo que, apesar de termos um diálogo permanente, ao longo desses quatro anos, essa ausculta é fundamental para que os objetivos tenham legitimação perante as 12 regiões administrativas”, pontuou o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, escalado para falar com a Imprensa, junto com titular do Planejamento, Alexandre Rebêlo. “Essa reunião também teve a finalidade de dar aos novos secretários uma visão geral desse modelo. Todo esse movimento de ouvir a sociedade, de revitalizar o mapa da estratégia à luz do no programa (de governo), ele aponta para o PPA dos próximos quatro anos”, explicou Rebêlo.

Tadeu Alencar revelou que hoje os secretários receberão um caderno com os objetivos em execução de cada pasta. O planejamento embasará o encontro que o governador terá com eles no fim do mês. “Sabemos que o tempo é curto”, reconheceu Alencar, destacando que nenhum secretário está livre de ter que bater meta. “Não há política de secretário, mas de governo”, enfatizou. Alexandre Rebêlo adiantou que estão “fora de cogitação” mudanças nas metas referentes à redução das taxas de homicídios. Com quatro horas de duração, o encontro contou com a presença dos 29 secretários empossados e do futuro o líder governista na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges (PSB).

HISTÓRICO

A primeira versão do Todos por Pernambuco aconteceu em julho de 2007, nos municípios sertanejos de Floresta, Ouricuri, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Petrolina; nos agrestinos Caruaru, Garanhuns e Limoeiro; além de Palmares (Mata Sul) e Timbaúba (Mata Norte). O Recife encerrou o ciclo. Nesta nova fase, as cidades ainda não foram escolhidas.

ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: