segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Calorosa despedida para Lula em Brasília e em São Bernardo


O cumprimento caloroso na despedida. Os últimos passos na sede do poder. Depois de oito anos, o adeus a Brasília.

De volta a São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu a promessa: visitar o amigo José Alencar. A chegada ao hospital foi gravada pelos primos Jamal e Sleiman. Eles acompanhavam um tio que está internado e conseguiram se aproximar do ex-presidente.

“A gente deu um abraço nele, tiramos foto com ele’”, disse Jamal, contando a resposta do ex-presidente.

Faixa de boas-vindas em São Bernardo e música “Queria dar um abraço nele, não sei se consigo, mas vamos tentar”, diz Rose Mariano, uma amiga de Lula.

Dona Marisa, ex-primeira-dama, chegou primeiro.Perguntada sobre o que Lula irá fazer a partir de agora, ela respondeu: “Vai cuidar de mim. Já cuidei dele, agora vai ter que cuidar de mim”.

Às 22h40min, sob chuva, Lula chega em São Bernardo do Campo. Esse passa a ser de novo o endereço oficial do ex-presidente. Ali ele é recepcionado, é recebido por uma multidão que faz festa aqui em São Bernardo do Campo.

Na companhia do presidente do Senado José Sarney e de políticos do PT, Lula ouviu música sertaneja, recebeu cartas e dançou ao lado de Marisa.

Lula tirou foto com crianças e recebeu um troféu do Sindicato dos Metalúrgicos. “Ele tem muita cara de povo mesmo”, disse Rosita Ferreira, técnica de enfermagem.

Entre muitas homenagens, Lula recebeu a chave de São Bernardo do Campo. No discurso, agradeceu aos brasileiros e falou sobre o retorno.

“Volto para casa com a cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido”.
De garganta seca, brincou com a mudança na rotina.

”Me arruma uma água aí.

Eu quando era presidente, eu não pedia água porque tinha sempre um copinho. Já comecei a pedir a água aqui”, brincou
Lula pediu apoio ao novo governo.

“Agora, o que eu peço para vocês é que com o mesmo carinho que vocês me apoiaram a gente tem que apoiar a companheira Dilma.

Os adversários são os mesmos, os preconceitos são maiores ou muito mais”.
O ex-presidente também falou sobre o futuro.

“O fato de eu ter deixado a Presidência da República não significa que eu deixei a política.

Eu quero levar para a América Latina as experiências bem-sucedidas no Brasil. Mas eu quero continuar aqui dentro do Brasil, ajudando a companheira Dilma, quando ela precisar, quando ela me chamar, ou melhor, quando ela me convocar, eu estarei à disposição para ajudar Dilma".

Mas, antes, Lula quer férias.

“Quero descansar pelo menos 20 dias". E também matar uma saudade. Sei de coisa que quero fazer.

Voltar ao Pacaembu para assistir jogo do Corinthians da arquibancada, isso eu quero fazer!”.

A dificuldade para chegar em casa indica que não vai ser fácil voltar a ser um cidadão comum.

Lula é abraçado, beijado. Cumprimenta pessoas neste domingo (1), mesmo debaixo de chuva, um grupo fazia plantão na porta do prédio.

E lula, mais uma vez, não desapontou.

Do Fantástico

Nenhum comentário: