terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bezerra Coelho: NE e Amazônia serão prioridade


BRASÍLIA (ABr) - O novo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, declarou ontem que o Nordeste e a Região Amazônica continuarão sendo prioridades em sua gestão, assim como os projetos de irrigação e de construção da Ferrovia Transnordestina. As afirmações foram feitas durante a cerimônia de transmissão de cargo do então ministro João Santana.
Segundo Bezerra, as regiões Norte e Nordeste continuam prioritárias porque ainda concentram o maior índice de pobreza. Entretanto, o ministro afirmou que as regiões pobres de estados mais ricos também serão foco de atenção do ministério. “Não podemos deixar de atuar nas áreas pobres e deprimidas das demais regiões. Precisamos explorar o potencial que os investimentos em infraestrutura podem possibilitar”, afirmou.

Para acelerar os projetos de irrigação, Bezerra criará a Secretaria Nacional de Irrigação. “Agricultura irrigada é prioridade, pois é a área que mais gera emprego por real investido”, justificou. Na área dos recursos hídricos, o ministro disse que continuará a implementação do Programa Interáguas, considerado sucessor do ProÁgua na integração de todas as pastas que atuam na gestão dos recursos hídricos.

“As obras de infraestrura hídrica e de irrigação contempladas no PAC 1 e 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) alcançam R$ 14 bilhões. Vamos priorizar nesta área a nossa parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e buscaremos apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial”, disse Bezerra.

Segundo o ministro, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) serão fortalecidas para cumprir um novo papel. “Serão órgãos articuladores de políticas públicas, portas de saída para programas de transferência de renda”. Bezerra prometeu ainda a criação de uma nova superintendência de desenvolvimento, desta vez no Centro-Oeste.

O novo ministro quer estimular a área de defesa civil para que tenha mais agilidade na resposta a informação de possíveis desastres e no atendimento às pessoas atingidas por intempéries. Outro projeto que será implementado, segundo Fernando Bezerra Coelho, é a Agenda Nacional de Inovação, que terá apoio de órgãos como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A pose do ministro foi prestigiada por políticos pernambucanos, entre os quais o governador Eduardo Campos (PSB), a quem serviu como secretário de Desenvolvimento Econômico.

Nenhum comentário: