segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Mendonça Filho pode continuar na liderança do DEM

Divulgação

Tércio Amaral DIARIO DE PERNAMBUCO
Publicação: 16/01/2015 09:59 Atualização:

O ex-governador de Pernambuco e líder do DEM na Câmara Federal, o deputado Mendonça Filho, pode permanecer na liderança do partido neste ano. O parlamentar estaria sendo “bem avaliado” pelos colegas pelo enfrentamento contra o governo da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). “Eu não descarto essa hipótese de continuar na liderança, mas eu não posso dizer que eu estou trabalhando para isso. Eu estou aguardando a posição do partido”, disse o deputado, ao Diario, por telefone.
Na Câmara, não existe uma regra regimental para a duração dos mandatos dos líderes das bancadas. No cado do DEM, o partido tem dado, no últimos anos, um ano de mandato para líder. Além de Mendonça, existem três nomes que estão cotados para a posto, como os deputados Onyx Lorenzoni (RS), Pauderney Avelino (AM) e Alberto Fraga (DF). A definição do nome será tomada entre os dias 1 a 3 de fevereiro após um consenso da bancada de 22 parlamentares eleitos pelo partido. A liderança do DEM garante “projeção” nacional por ser um dos poucos partido na oposição.
Episódio com Renan Calheiros
No final do ano passado, o deputado federal Mendonça Filho ganhou destaque nos principais jornais do país e nas redes sociais por enfrentar o presidente do Senado, o senador Renan Calheiros (PMDB). O democrata chegou a colocar o dedo em riste e chamar Renan de “vergonha do Congresso Nacional”. A confusão começou quando Renan, aliado da presidente Dilma, cortou o microfone do deputado pernambucano durante um pronunciamento durante a discussão do projeto de projeto de lei que autorizou o governo federal a descumprir a meta de economia para o pagamento da dívida pública em 2014 (superavit primário).

Nenhum comentário: