sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Celas superlotadas mudam a rotina da polícia em delegacia de GO

A situação está complicada em Planaltina de Goiás, a única delegacia de polícia da cidade foi fechada. O motivo, segundo o delegado, é que as celas estão superlotadas e uma das alternativas para amenizar o problema pode ser soltar os presos.
Na porta da delegacia o aviso foi colocado de que serviços como boletim de ocorrência estão suspensos. O motivo é os todos os agentes estão vigiando os presos.

Todos os dias, os presos são tirados das celas para serem revistados. O serviço, que deveria ser feito por agentes penitenciários, é executado por polícias.
As duas celas que deveriam abrigar no máximo duas pessoas cada estão com 24 detentos, que cometeram crimes como tráfico de drogas, violência doméstica, estupro e até roubo seguido de morte, o latrocínio. Eles deveriam estar na cadeia, mas não há vagas.
Treze presos passam o dia em uma cela de 3 metros por 2, onde comem e dormem. Em outra cela um pouco menor, só há duas camas para 11 presos.
O espaço do banho de sol virou cela para uma mulher que foi presa e por causa da superlotação, acabou sem acomodação adequada. Ela dorme no corredor.
Três menores apreendidos pela polícia ficam na sala administrativa, que também era usada como auditório. O delegado conta que já comunicou a Justiça sobre a situação. “A gente cumpre ordem judicial e nossa função é prender quem comete crimes, mas se houver determinação judicial, eles serão soltos”, diz Cristiomário Medeiros.
O Ministério Público informa que vai continuar cobrando o estado. Os presos que podem  ter progressão de pena vão receber o benefício até segunda feira (19), conforme disse o juiz da Comarca, e provavelmente a maioria vai ser solta, já que a cadeia não tem vaga e os detentos não podem ficar na delegacia.
A direção da cadeia de Planaltina informa que a obra de ampliação, com mais 88 vagas, deve ser entregue só em março.
Nas ruas, a população teme que a violência aumente com a liberação dos presos.
Raphael OliveiraPlanaltina de Goiás, GO

Nenhum comentário: