terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Deputados do PSB perto de acordo para a reeleição de Uchoa na Assembleia

Thiago Neuenschwander - Diario de Pernambuco
Publicação: 19/01/2015 18:02 Atualização: 19/01/2015 18:21

Roberto Pereira/PSB/ Divulgação
Roberto Pereira/PSB/ Divulgação

O PSB está perto de fechar o apoio à reeleição do deputado Guilherme Uchoa (PDT) para a presidência da Assembleia Legislativa. Nesta segunda-feira (19), 11 dos 15 parlamentares socialistas eleitos se reuniram na sede do partido para deliberar sobre a questão. Apesar de o martelo ainda não estar batido, segundo os representantes da sigla, é cada vez mais evidente que a maioria prefere evitar o bate-chapa, sob o risco de dividir internamente o partido. Antes da eleição da mesa-diretora, que acontece no começo de fevereiro, deputados devem voltar a se reunir para anunciar oficialmente a posição do PSB.

Após o encontro desta tarde, o presidente da legenda no estado, Sileno Guedes, e o líder da bancada do PSB na Assembleia, deputado Angelo Ferreira falaram sobre o debate e externaram que a maioria dos deputados quer o entendimento. "Existe uma candidatura própria de um membro da base aliada (Uchoa) e existe o PSB que tem a maior bancada, que pode disputar a eleição, requerer pra si ou naõ. Então, o que é que os deputados estão conversando? É melhor construir uma unidade e apoiar a candidatura que está posta? É melhor trazer a que está posta e buscar uma alternativa? O que queremos é evitar o confronto, pois o confronto é ruim para a casa", explicou Sileno.

O presidente do PSB, que nos últimos dias têm encontrado representantes de partidos que integram a Frente Popular para debater a questão da presidência da Assembleia, têm mantido contato com o deputado Gulilherme Uchoa para deixá-lo informado sobre as discussões do partido. "Conversei com Uchoa, relatei para ele a reunião dos deputados, disse a ele o que eu estava fazendo, coloquei para ele algumas situações e o que eu tinha começado a colher. Ele está buscando representar essa unidade, está trabalhando legitimamente, buscando construir a candidatura dele, buscando agregar nomes em torno do nome dele, inclusive do partido com maior bancada que é o PSB", ponderou. 

Questionado sobre se o partido ficaria satisfeito com a primeira-secretaria, da mesa diretora voltou a despistar. "A gente não discutiu isso. A gente sabe que o PSB vai ter um papel importante e estará na mesa, seja na presidência, na primeira-secretaria. Teremos um papel de protagonismo nesse primeiro biênio. Estamos ouvindo relatos e trocando informações. Todos se comprometeram a marchar unidos", completou Sileno.

Nenhum comentário: