No último ano, quase dois milhões de brasileiros passaram pela mesa de cirurgia e se submeteram a procedimentos estéticos. Mas será que os profissionais estão preparados para manusear o bisturi. O Repórter Record Investigação desta segunda (19), mostra como médicos despreparados podem causar danos irreparáveis na vida dos pacientes. Acompanhe na íntegra.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
Motorista bêbado filma acidente no celular ao dirigir a 200 km/h
Do R7
Namorada do condutor ficou ferida e foi levada para o hospitalReprodução
Um motorista de 33 anos acabou preso no último domingo (18), em Lagoa Formosa, no Alto Paranaíba, depois de se envolver em um acidente na BR-354. Fábio Júnior Martins Rosa apresentava sinais de embriaguez e ainda filmou no celular a própria irresponsabilidade: no vídeo descoberto pela Polícia Militar, ele aparece dirigindo a cerca de 200 km/h minutos antes de sair da pista e bater em duas árvores.
Conforme a PM, o fato ocorreu por volta de 18h, no km 246 da rodovia. O condutor alegou que seguia para Patos de Minas quando foi surpreendido pela freada brusca de um veículo que seguia à sua frente. Para evitar a batida, Rosa jogou o carro para o lado esquerdo, perdeu o controle da direção e atingiu as árvores. No entanto, o automóvel citado pelo condutor não foi localizado.
O motorista não ficou ferido no acidente, mas a namorada dele, que estava no banco do passageiro, precisou ser socorrida para o Hospital de Lagoa Formosa. Enquanto registravam a ocorrência, os militares acharam o celular e viram a gravação. As imagens mostram Rosa em alta velocidade, enquanto a mulher desesperada grita para que ele "prestar atenção". Em seguida, há o barulho de pneus e o som do acidente.
Diante dos fatos, os militares pediram para que o condutor passasse pelo teste do bafômetro, mas ele se recusou e acabou detido em flagrante. O celular foi recolhido e a ocorrência foi registrada no Detran (Departamento de Trânsito).
PM suspeito de balear surfista em SC pode ser excluído da corporação
O policial militar Luis Paulo Mota Brentano, de 25 anos, suspeito de balear com três tiros o surfista catarinense Ricardo Santos, 24, que morreu na tarde desta terça-feira (20), pode ser excluído da corporação, segundo o comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm. Ele é o principal suspeito de ter cometido o crime e, em depoimento à Polícia Civil, o agente confessou ter efetuado os disparos. Ele vai ser transferido ainda nesta terça para seu batalhão de origem, o 8º BPM em Joinville, no Norte do estado.
em frente ao hospital
(Foto: Renan Koerich/GloboEsporte.com)
"Não estamos medindo esforços na apuração, haja vista que logo em seguida do fato quando a polícia foi acionada, chegaram ao local, houve a prisão, foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde, já de imediato, foi feito o flagrante e está sendo conduzido o inquérito policial. Isso vai nos apoiar para a realização do processo administrativo disciplinar, que poderá findar com a exclusão desse policial das fileiras da corporação", disse Hemm sobre o soldado que está há seis anos na corporação.
Ricardinho, como é conhecido pelos amigos, levou três tiros entre o tórax e o abdômen, na manhã de segunda-feira (19), após um desentendimento com o policial, que estava acompanhado do irmão, menor de idade. O surfista morreu às 13h10 desta terça, no Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis. Ele passou por quatro cirurgias - três delas na segunda -, mas não resistiu aos ferimentos. Durante os procedimentos feitos na segunda, que duraram cerca de sete horas, ele recebeu 24 litros de sangue. No dia seguinte, pela manhã, uma nova operação foi realizada para estancar uma nova hemorragia, mas o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.
(Foto: Instagram Ricardo dos Santos/Reprodução)
O inquérito da PM deve ser concluído em 20 dias. Já a investigação da Polícia Civil tem até 30 dias para ser finalizada. Conforme a PM, Bretano respondeu por outros processos criminais e foi absolvido em todos.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Marcelo Arruda, será solicitada a mudança da tipificação do crime de tentativa de homicídio para homicídio doloso (quando há intenção de matar) qualificado, alteração que ainda deve ser analisada pela promotoria de Justiça.
O comandante-geral da PM afirmou que o policial deveria ter agido dentro dos preceitos legais da corporação mesmo estando sem farda ou de férias. "Ele teria que se identificar, procurar ver o que estava acontecendo, se tinha algo que fugia aos padrões e tentar resolver da melhor forma possível", declarou Hemm.
Ricardinho era reconhecido mundialmente como especialista em ondas pesadas e tubulares. A família pretendia cremar o corpo e jogar as cinzas no mar da Guarda do Embaú, em Palhoça, na Grande Florianópolis, mas, devido à dificuldade nos trâmites para emissão da escritura de cremação, os familiares decidiram realizar o enterro, nesta quarta-feira (21). O velório deve começar, por volta das 22h30 no salão paroquial da igreja da Guarda do Embaú.
PM de Joinville (Foto: Reprodução/Facebook)
Versões
Em depoimento na segunda, Brentano afirmou que atirou em legítima defesa, já que a vítima estaria com um facão. "Disse que a vítima teria tentado agredir e que ele teve que se defender", afirmou o delegado Marcelo Arruda. O menor de idade que acompanhava o PM na hora do crime e seria seu irmão contou a mesma versão. Ele foi ouvido como testemunha e liberado pela polícia.
Em depoimento na segunda, Brentano afirmou que atirou em legítima defesa, já que a vítima estaria com um facão. "Disse que a vítima teria tentado agredir e que ele teve que se defender", afirmou o delegado Marcelo Arruda. O menor de idade que acompanhava o PM na hora do crime e seria seu irmão contou a mesma versão. Ele foi ouvido como testemunha e liberado pela polícia.
No entanto, segundo Arruda, os policiais militares que atenderam a ocorrência não apreenderam nenhum facão no local dos disparos. Já a arma e o carro do policial foram encaminhados para o Instituto Geral de Perícias (IGP).
Além de ouvir os PMs que foram ao local do crime, a Polícia Civil também colheu depoimento do avô e de um tio de Ricardinho, que afirmaram não ter havido nenhum tipo de agressão que motivasse os disparos, segundo Arruda.
O PM estava em férias no dia do crime. Segundo a tenente-coronel Claudete, um policial tem direito a permanecer com porte de armas mesmo em recesso.
Testemunhas
Testemunhas do crime contaram à polícia que, por volta das 8h30 de segunda, Ricardinho e o avô dele, Nicolau dos Santos, estavam se organizando para começar o conserto de um cano que traz água do morro e abastece as casas da família.
Testemunhas do crime contaram à polícia que, por volta das 8h30 de segunda, Ricardinho e o avô dele, Nicolau dos Santos, estavam se organizando para começar o conserto de um cano que traz água do morro e abastece as casas da família.
Um carro estava parado sobre o ponto onde o cano passa. O surfista teria pedido aos dois ocupantes para que o automóvel fosse tirado dali, mas um deles teria reagido de forma agressiva.
O morador da Guarda do Embaú Mauro da Silva relatou que o policial disse "quem manda aqui é nós". "No exato momento, eu cheguei junto e o Ricardo falou 'como quem manda aqui é nós se eu nasci aqui, nunca vi vocês aqui'. Eu cheguei e falei 'não, cara, é melhor vocês saírem'".
O atleta ainda tentou fugir, mas foi atingido por mais um tiro nas costas, conforme testemunhas.Segundo os moradores não houve uma discussão forte e, quando todos achavam que o motorista estava saindo com o veículo, o policial sacou uma pistola e atirou duas vezes contra Ricardo.
Outra versão de testemunhas afirma que o policial e o irmão estariam consumindo drogas na frente da casa do surfista, que pediu para eles saírem do local. Teria havido uma discussão e os tiros. O inquérito policial deve indicar o que realmente aconteceu.
Para a PM, as versões sobre o crime ainda estão contraditórias quanto ao suposto uso de drogas. "Foi o próprio soldado que solicitou o exame toxicológico. Ele confessou que teria ingerido álcool na noite anterior, mas não outras drogas", disse a tenente-coronel Claudete.
O resultado do exame será encaminhado à delegacia de Polícia Civil e depois compartilhado com a Corregedoria Militar, responsável pelo inquérito militar.
Do G1 SC
Dirceu critica política econômica de Dilma
PUBLICADO POR MÁRCIO DIDIER, BLOG DA FOLHA EM 20.01.2015 ÀS 19:49
Condenado no julgamento do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que está cumprindo pena no regime semiaberto, usou nesta terça-feira (20), seu blog na internet para criticar a política econômica da presidente Dilma Rousseff (PT).
“O aumento de impostos e dos juros são apenas consequências, desdobramentos da busca de um superávit de 1,2% do PIB este ano. A elevação dos juros visa derrubar a demanda e vem casada com o aumento do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras para os empréstimos às pessoas físicas. Aí, também refreando o consumo”, disse o post. “Caminhamos assim – conscientemente, espero, por parte do governo – para uma recessão com todas as suas implicações sociais e políticas”, concluiu.
Ainda segundo o ex-ministro, “fica evidente, empiricamente, pela prática, que o aumento dos juros não refreou a inflação cujas causas estão fora do alcance da política monetária do Banco Central (BC), mas nos preços administrados, serviços e alimentos”. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou na segunda o aumento de tributos sobre combustíveis, sobre produtos importados e operações de crédito. As medidas devem tornar o crédito ao consumidor mais caro. Preso em novembro de 2013, o ex-ministro ainda cumprirá, em casa, 7 anos e 11 meses de sua sentença.
(Fonte: Estadão Conteúdo)
Em 2 dias de rebeliões em presídios de PE, número de feridos chega a 72
Em nota divulgada durante a noite desta terça-feira (20), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, baseada em dados da Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres), elevou para 72 o total de detentos feridos nos dois dias de rebelião ocorrida no Complexo Prisional do Curado, noRecife, e no tumulto registrado na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana. Três pessoas -- dois detentos e um sargento da PM -- morreram.
Às 21h30, o preso Jonatas Manoel Gomes, 21 anos, deixou o Complexo do Curado graças a um alvará de soltura. Ele passou um ano e nove meses detido no Centro de Triagem e estava na unidade havia uma semana. Um agente penitenciário que está de plantão no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALLB), um dos três que compõem o Complexo do Curado, informou à imprensa que a Justiça enviou quatro alvarás de soltura à unidade, nesta terça, em procedimento de rotina, e que não haverá mais liberações de detentos nesta terça.
O agente disse ainda que situação na unidade está controlada e a previsão para a quarta-feira é de uma grande limpeza, já se preparando para as visitas íntimas do sábado. Na frente dos presídios Asp Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa) e Frei Damião de Bozzano (PFDB), a situação segue tranquila.
A equipe do G1 que esteve no local durante a noite registrou a movimentação de detentos no telhado de um dos pavilhões, mas o clima era calmo. O Batalhão de Choque, cujo efetivo vai passar a noite do complexo, também faz ronda pelos pavilhões.
Detalhamento dos feridos
Desse total de 72 feridos, 27 são ocorrências registradas nesta terça, na Penitenciária Barreto Campelo. Segundo a Seres, 24 receberam atendimento médico na própria unidade e três foram encaminhados aos Hospitais Miguel Arraes e Restauração, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Todos têm quadro de saúde estável e estão fora de risco.
Desse total de 72 feridos, 27 são ocorrências registradas nesta terça, na Penitenciária Barreto Campelo. Segundo a Seres, 24 receberam atendimento médico na própria unidade e três foram encaminhados aos Hospitais Miguel Arraes e Restauração, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Todos têm quadro de saúde estável e estão fora de risco.
Os outros 16 feridos registrados nesta terça são detentos do Complexo Prisional do Curado. Quinze deles são internos do Presídio Frei Damião de Bozzano: onze foram atendidos na enfermaria com ferimentos leves e os quatro restantes encaminhados para unidades de saúde. Entre os que precisaram de atendimento externo, três já voltaram ao presídio e um está em observação no Hospital Otávio de Freitas. O décimo sexto ferido do Complexo está detido no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros. Ele foi esfaqueado superficialmente e recebeu atendimento na enfermaria da unidade.
Dos 29 feridos na segunda-feira (19) no Presídio Asp Marcelo Francisco de Araújo, 23 já receberam alta e voltaram para a unidade. Seis estão em observação, sendo um no Hospital da Restauração e cinco no Otávio de Freitas.
Terceiro morto
No fim da tarde desta terça, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos confirmou a morte do detento Mário Antônio da Silva, 52 anos, preso desde 2006 por tráfico de drogas, que foi decapitado em um dos pátios, nesta terça. Os outros dois mortos são o sargento da PM Carlos Silveira do Carmo, 44 anos, e o detento Edvaldo Barros da Silva Filho.
No fim da tarde desta terça, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos confirmou a morte do detento Mário Antônio da Silva, 52 anos, preso desde 2006 por tráfico de drogas, que foi decapitado em um dos pátios, nesta terça. Os outros dois mortos são o sargento da PM Carlos Silveira do Carmo, 44 anos, e o detento Edvaldo Barros da Silva Filho.
O secretário informou que, após a situação se agravar nesta manhã, se encaminhou ao complexo disposto a negociar a pacificação do ambiente. "Eu recebi uma comissão formada por 10 detentos, das três alas. Conversei por uma hora e meia e eles fizeram uma série de reivindicações, que transformamos em um documento. Eles têm três grandes preocupações: tratamento às famílias no dia das visitas, a análise dos processos e a melhoria da unidade habitacional", disse.Veja, ao final da reportagem, a lista completa das medidas acordadas entre detentos e Secretaria de Justiça.
Apesar de o secretário afirmar que a situação estava controlada no Complexo do Curado, imagens registradas pela reportagem do NETV [veja o vídeo abaixo] no fim da tarde mostraram que, mesmo tendo passado por revista, detentos circulavam livremente e com armas brancas em punho, no pátio de um dos pavilhões. À noite, a equipe do G1 viu fumaça saindo de um dos presídios do complexo. O Corpo de Bombeiros não confirmou nenhuma ocorrência no local; a Secretaria de Ressocialização informou que a fumaça foi consequência de uma explosão ocorrida na área interna do presídio, após detentos atearem fogo a objetos.
Medidas emergenciais
Em resposta, o secretário Pedro Eurico afirmou que, já nesta quarta-feira (20), uma equipe da Secretaria vai realizar ações emergenciais, com apoio da Prefeitura do Recife, para a construção de um galpão para abrigar os familiares dos presos, além da formação de uma equipe específica de revista e instalação de câmeras de segurança. Essas mesmas medidas serão tomadas para a Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, que também foi palco de tumultos nesta terça.
Em resposta, o secretário Pedro Eurico afirmou que, já nesta quarta-feira (20), uma equipe da Secretaria vai realizar ações emergenciais, com apoio da Prefeitura do Recife, para a construção de um galpão para abrigar os familiares dos presos, além da formação de uma equipe específica de revista e instalação de câmeras de segurança. Essas mesmas medidas serão tomadas para a Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, que também foi palco de tumultos nesta terça.
Sobre a demora na análise dos processos, haverá a contratação de 20 advogados para o complexo e servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco serão alocados para trabalhar na 1° Vara de Execuções Penais, responsável pelos processos desses detentos. Já sobre a superlotação, o secretário relatou medidas para agilizar a conclusão do Presídio de Tacaimbó e da Cadeia Pública de Santa Cruz do Capibaribe, ambos no Agreste do estado, além da reforma de pavilhões do próprio Complexo Prisional do Curado, do Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) e da construção imediata do Presídio de Araçoiaba, um complexo com sete penitenciárias. A obra do presídio de Itaquitinga ainda esbarra em problemas judiciais.
Entenda o caso
Os detentos do Complexo Prisional do Curado, que abriga três penitenciárias na Zona Oeste do Recife, estão em rebelião desde segunda-feira (19). A confusão começou com um protesto pacífico. Os presos pediam celeridade nos processos judiciais e a saída do juiz da Vara de Execuções Penais do Recife do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Luiz Rocha. No entanto, tiros começaram a ser disparados no início da tarde. Bombas também foram ouvidas e houve focos de chamas.
Os detentos do Complexo Prisional do Curado, que abriga três penitenciárias na Zona Oeste do Recife, estão em rebelião desde segunda-feira (19). A confusão começou com um protesto pacífico. Os presos pediam celeridade nos processos judiciais e a saída do juiz da Vara de Execuções Penais do Recife do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Luiz Rocha. No entanto, tiros começaram a ser disparados no início da tarde. Bombas também foram ouvidas e houve focos de chamas.
PMs que sobrevoavam a unidade no helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) efetuaram alguns disparos e o Batalhão de Choque da Polícia Militar foi chamado para conter a confusão. Mas, durante a ação, um sargento da PM foi baleado. Carlos Silveira do Carmo, 44 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O enterro ocorreu nesta terça. O detento Edvaldo Barros da Silva Filho também morreu e outros 29 ficaram feridos. Familiares que estavam de plantão na entrada do presídio reclamaram sobre a falta de informações. Muitos estavam lá desde manhã e só receberam notícias por volta da 21h30.
A rebelião foi aparentemente controlada e a terça-feira (20) começou tranquila no complexo. Mas, por volta das 8h30, novos tiros foram ouvidos. Também houve fumaça. Os detentos quebraram os cadeados das celas e voltaram aos pátios dos pavilhões. O Batalhão de Choque, que passou a noite de prontidão do lado de fora da unidade, entrou novamente no presídio por volta do meio-dia. Durante a tarde, houve novos confrontos.
Nesta terça-feira, outra rebelião eclodiu na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana. Os detentos também quebraram os cadeados das celas e foram para o pátio. No fim da tarde, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos informou que a situação na unidade também já tinha sido controlada
Superlotação
Formado por três presídios, o Complexo do Curado (antigo Aníbal Bruno) é o maior do estado. Cada uma das unidades tem capacidade para 1.800 presos, mas atualmente abrigam 7.000. A confusão ocorre no mesmo pavilhão onde, no início do mês, um cinegrafista da TV Globo captou imagens de presos utilizando facões e celulares. Um vídeo mostrando a realização de festas e fabricação de cachaça artesanal na unidade também foi divulgado. Após as denúncias, o governo do estado prometeu reforçar a segurança e adotar medidas para evitar problemas no presídio.
Formado por três presídios, o Complexo do Curado (antigo Aníbal Bruno) é o maior do estado. Cada uma das unidades tem capacidade para 1.800 presos, mas atualmente abrigam 7.000. A confusão ocorre no mesmo pavilhão onde, no início do mês, um cinegrafista da TV Globo captou imagens de presos utilizando facões e celulares. Um vídeo mostrando a realização de festas e fabricação de cachaça artesanal na unidade também foi divulgado. Após as denúncias, o governo do estado prometeu reforçar a segurança e adotar medidas para evitar problemas no presídio.
Críticas de entidades
A superlotação das unidades penitenciárias, o déficit de policiais e as más condições de trabalho foram apontados pelos representantes dos oficiais como as causas da onda de tumultos e rebeliões que toma conta dos presídios do Grande Recife nesta semana. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários, esses problemas poderiam ser contidos com mais eficácia se o efetivo estivesse completo. Já a Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco pede melhores condições de trabalho.
A superlotação das unidades penitenciárias, o déficit de policiais e as más condições de trabalho foram apontados pelos representantes dos oficiais como as causas da onda de tumultos e rebeliões que toma conta dos presídios do Grande Recife nesta semana. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários, esses problemas poderiam ser contidos com mais eficácia se o efetivo estivesse completo. Já a Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco pede melhores condições de trabalho.
Superlotação, armas e festas
Formado por três presídios, o Complexo do Curado (antigo Aníbal Bruno) é o maior do estado. As unidades têm capacidade para 1.800 presos, mas atualmente abrigam 7.000. A confusão ocorre no mesmo pavilhão onde, no início do mês, um cinegrafista da TV Globo captou imagens de presos utilizando facões e celulares. Um vídeo mostrando a realização de festas e fabricação de cachaça artesanal na unidade também foi divulgado. Após as denúncias, o governo do estado prometeu reforçar a segurança e adotar medidas para evitar problemas no presídio.
Formado por três presídios, o Complexo do Curado (antigo Aníbal Bruno) é o maior do estado. As unidades têm capacidade para 1.800 presos, mas atualmente abrigam 7.000. A confusão ocorre no mesmo pavilhão onde, no início do mês, um cinegrafista da TV Globo captou imagens de presos utilizando facões e celulares. Um vídeo mostrando a realização de festas e fabricação de cachaça artesanal na unidade também foi divulgado. Após as denúncias, o governo do estado prometeu reforçar a segurança e adotar medidas para evitar problemas no presídio.
Veja na íntegra da pauta formalizada em reunião entre o secretário Pedro Eurico e comissão de reeducandos, nesta terça (20), no Complexo Prisional do Curado:
1. Melhoria do acesso das famílias à unidade prisional - Governo do estado já realizou melhorias emergenciais desde o início de janeiro, com instalação de banheiros químicos, retirada de lixo e entulhos que estavam na área externa. Outras intervenções terão continuidade para melhorar as condições de atendimento aos familiares;
2. Contratação imediata de 20 advogados para atuação nos processos de execução penal dos detentos que já cumprem sentença no Complexo Prisional do Curado;
3. Instalação de câmeras na área externa para acompanhar a entrada dos visitantes, evitando qualquer situação de constrangimento no acesso à unidade;
4. Abertura de processo administrativo para apurar possíveis irregularidades cometidas por funcionários públicos envolvidos em atos de violência ou corrupção;
5. Contratatação de empresas para concluir obras de construção dos presídios de Tacaimbó e Santa Cruz do Capibaribe no prazo de 90 dias, sem prejuízo da reforma do Complexo do Curado, Centro de Triagem (Cotel) e construção de novas unidades, como Araçoiaba e Itaquitinga;
6. Melhoria da qualidade da comida, com revisão de cardápio e melhoria da qualidade dos produtos fornecidos pelas empresas, que devem ser entregues nas unidades até as 10h;
7. Continuidade do cronograma de revistas nas unidades prisionais. O Estado não admitirá a utilização de qualquer objeto que possa ser utilizado como arma ou em desconformidade com a legislação;
8. As revistas serão executadas por equipe especializada;
9. Não será permitido qualquer ato ou tentativa de violência por parte dos servidores do Estado contra os reeducandos;
10. Apuração do homicídio do sargento da Polícia Militar e do reeducando assassinado no tulmulto do dia 19/01;
11. Reabertura de uma rádio para dar informações aos reeducandos sobre as medidas implementadas e em execução;
12. No dia de visitas, não haverá interrupção da entrada de familiares no horário do almoço;
13. As visitas de final de semana estarão mantidas e serão fiscalizadas pela equipe da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos;
14. Realizar reunião com o Tribunal de Justiça até sexta-feira, a fim de tratar e implementar medidas conjuntas para agilização dos processos penais
Do G1 PE
Motorista pula de carro em movimento e PRF apreende maconha no veículo
Núcleo SJCC/CaruaruDo NE10 Interior
Motorista pulou do carro em movimento e fugiu pela vegetação, diz políciaFoto: Divulgação/PRF
Ainda segundo a PRF, dentro do veículo foram encontrados 3,8 kg de maconha, documentos e pertences do suspeito, que ainda não foi identificado. O veículo e o material apreendidos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Caruaru. Até o momento, o motorista não foi localizado.
Deputados governistas rebatem críticas sobre colapso do sistema prisional
Publicação: 20/01/2015 20:19 Atualização: 20/01/2015 21:30
Waldemar Borges endureceu discurso contra a oposição |
A bancada governista da Assembleia Legislativa de Pernambuco defendeu, na noite desta terça-feira (20), os esforços do estado para conter a onda de violência no Complexo Prisional do Curado, que deixou dois mortos e 29 feridos na última segunda-feira.
Pela manhã, o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB), em nome da bancada de oposição da Assembleia, apontou a situação de "completa falência" do sistema penitenciário do estado, e questionou a capacidade de liderança do governador Paulo Câmara (PSB) em conduzir a situação.
Também em nota, assinada pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Waldemar Borges (PSB), os governistas criticaram a postura de Sílvio Costa Filho, que estaria "surfando" em problemas complexos, como os que ocorrem no sistema penitenciário do Estado.
Confira abaixo a nota na íntegra.
É inquestionável a gravidade do problema carcerário no Brasil. Não conheço um estado brasileiro onde o quadro não seja dramático. Na verdade, esta é uma das grandes dívidas sociais do país.
O deputado Silvio Costa Filho, depois de oito anos defendendo os esforços do Governo, entende que fazer oposição é surfar em problemas complexos, como os que ocorrem no sistema penitenciário do Estado. Comportamento que ele repudiou até um dia desses. Este é um assunto sério que precisa ser tratado com coragem e determinação política.
É isso que vem fazendo o governador Paulo Câmara, que não tem economizado esforços para encontrar soluções definitivas para um problema que é nacional e, infelizmente, tem raízes históricas.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, já disse publicamente que não tem problema algum em ir prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa. Em primeiro lugar, porque essa é uma obrigação de todo o agente público. Além disso, Pedro foi deputado estadual por seis mandatos e tem imenso respeito pelo Legislativo.
Já neste primeiro mês de gestão, o governo anunciou uma série de medidas, como a contratação imediata de 132 Agentes de Segurança Penitenciária e a convocação de 40 agentes integrantes do quadro permanente do sistema de ressocialização.
Também reafirmou a conclusão e entrega do Complexo Prisional de Tacaimbó possibilitando 676 novas vagas no sistema; a entrega do Cadeia de Santa Cruz do Capibaribe, com capacidade para 186 reeducandos; e a conclusão e entrega do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, com previsão de 3.126 mil vagas.
Também foi anunciado o fortalecimento do núcleo de inteligência do sistema prisional e implantação do vídeo monitoramento, além da revisão de todos os equipamentos de segurança das unidades e detectores de metais.
Dentro do Pacto Pela Vida, foi criada uma câmara específica para fortalecer as parcerias entre o Executivo, o Ministério Público e o Poder Judiciário. Ela visa atacar o problema da violência em todas as suas dimensões, inclusive na que se refere ao rebatimento no sistema penitenciário.
A opinião pública pernambucana vai repudiar quaisquer caroneiros da desgraça alheia, que buscam usar cadáveres como plataforma eleitoral. Esse tipo de comportamento não é compatível com as tradições do nosso Estado.
O governador Paulo Câmara fará tudo que estiver ao seu alcance para manter a ordem no sistema prisional e, ao mesmo tempo, trabalhará para mudar os parâmetros da ressocialização, numa articulação com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública.
Deputado Waldemar Borges
Líder do governo na Assembleia Legislativa
Pela manhã, o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB), em nome da bancada de oposição da Assembleia, apontou a situação de "completa falência" do sistema penitenciário do estado, e questionou a capacidade de liderança do governador Paulo Câmara (PSB) em conduzir a situação.
Também em nota, assinada pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Waldemar Borges (PSB), os governistas criticaram a postura de Sílvio Costa Filho, que estaria "surfando" em problemas complexos, como os que ocorrem no sistema penitenciário do Estado.
Confira abaixo a nota na íntegra.
É inquestionável a gravidade do problema carcerário no Brasil. Não conheço um estado brasileiro onde o quadro não seja dramático. Na verdade, esta é uma das grandes dívidas sociais do país.
O deputado Silvio Costa Filho, depois de oito anos defendendo os esforços do Governo, entende que fazer oposição é surfar em problemas complexos, como os que ocorrem no sistema penitenciário do Estado. Comportamento que ele repudiou até um dia desses. Este é um assunto sério que precisa ser tratado com coragem e determinação política.
É isso que vem fazendo o governador Paulo Câmara, que não tem economizado esforços para encontrar soluções definitivas para um problema que é nacional e, infelizmente, tem raízes históricas.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, já disse publicamente que não tem problema algum em ir prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa. Em primeiro lugar, porque essa é uma obrigação de todo o agente público. Além disso, Pedro foi deputado estadual por seis mandatos e tem imenso respeito pelo Legislativo.
Já neste primeiro mês de gestão, o governo anunciou uma série de medidas, como a contratação imediata de 132 Agentes de Segurança Penitenciária e a convocação de 40 agentes integrantes do quadro permanente do sistema de ressocialização.
Também reafirmou a conclusão e entrega do Complexo Prisional de Tacaimbó possibilitando 676 novas vagas no sistema; a entrega do Cadeia de Santa Cruz do Capibaribe, com capacidade para 186 reeducandos; e a conclusão e entrega do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, com previsão de 3.126 mil vagas.
Também foi anunciado o fortalecimento do núcleo de inteligência do sistema prisional e implantação do vídeo monitoramento, além da revisão de todos os equipamentos de segurança das unidades e detectores de metais.
Dentro do Pacto Pela Vida, foi criada uma câmara específica para fortalecer as parcerias entre o Executivo, o Ministério Público e o Poder Judiciário. Ela visa atacar o problema da violência em todas as suas dimensões, inclusive na que se refere ao rebatimento no sistema penitenciário.
A opinião pública pernambucana vai repudiar quaisquer caroneiros da desgraça alheia, que buscam usar cadáveres como plataforma eleitoral. Esse tipo de comportamento não é compatível com as tradições do nosso Estado.
O governador Paulo Câmara fará tudo que estiver ao seu alcance para manter a ordem no sistema prisional e, ao mesmo tempo, trabalhará para mudar os parâmetros da ressocialização, numa articulação com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública.
Deputado Waldemar Borges
Líder do governo na Assembleia Legislativa
Falta de chuva deixa barragens de cidades de PE em situação de alerta
A falta de chuva na Zona da Mata, no Agreste e Sertão de Pernambuco tem deixado o nível das barragens numa situação preocupante. O nível de alguns reservatórios está muito baixo, e outros estão secos ou quase secos. Moradores da região que não recebem água em casa estão tendo que recorrer a ajuda de carros-pipa. O problema foi mostrado no Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (21).
A barragem de Brejinho, que abastecia o município de Triunfo, no Sertão, está seca desde novembro de 2014. Famílias da região precisam comprar água para fazer as tarefas domésticas. "Não é barato", diz a motorista Marluce Pereira. Já no Agreste, a barragem de Jucazinho, que abastece a cidade de Surubim e outras 14 da região, conta apenas com 13% da capacidade.
Na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a água do Rio Una está sendo usada em Palmares, mas os moradores convivem com o racionamento. A água só chega na torneira a cada dois dias. "Eu junto água na caixa e no tonel, porque pode chegar [água] e pode não chegar", conta a dona de casa Viviane Ferreira.
O presidente do Serviço Autônomo Água e Esgoto (SAAE) em Palmares, Alexandre Leão, explica que a região é rica em água, mas não tem armazenamento compatível. "Nós não temos barragem de grande porte que acumule água no inverno, para que, no verão, venha a abastecer normalmente a nossa cidade", aponta.
Previsão de chuva
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a chuva mais intensa só deve chegar no Agreste e na Zona da Mata em abril, que é quando normalmente começa o período chuvoso. A situação no Sertão é ainda mais preocupante, já que a época chuvosa deveria ser no início do ano.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a chuva mais intensa só deve chegar no Agreste e na Zona da Mata em abril, que é quando normalmente começa o período chuvoso. A situação no Sertão é ainda mais preocupante, já que a época chuvosa deveria ser no início do ano.
Conforme o meteorologista Roberto Pereira, a previsão é que o volume de chuvas seja 30% abaixo do habitual. "Com base nos últimos 30 anos, chove em torno de 400 milímetros, mas a previsão é que chova em torno de 270 mm", detalha.
Pereira lembra ainda do El Niño, fenômeno climático que altera o tempo em vários pontos do continente. "É um aquecimento nas águas do Oceano Pacífico, que faz com que ocorram ventos secos, que descem sobre a região Nordeste, inibindo a formação de nuvens e, portanto, afastando a possibilidade de chuva", explica.
Pereira lembra ainda do El Niño, fenômeno climático que altera o tempo em vários pontos do continente. "É um aquecimento nas águas do Oceano Pacífico, que faz com que ocorram ventos secos, que descem sobre a região Nordeste, inibindo a formação de nuvens e, portanto, afastando a possibilidade de chuva", explica.
Do G1 PE
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
Surfista é baleado por policial em praia de Florianópolis (SC)
O surfista profissional Ricardo dos Santos foi baleado com três tiros na Guarda do Embaú, no litoral de Santa Catarina, e, após passar por cirurgia, segue em estado grave. Veja!
Alta de impostos de combustível será repassada a refinarias, diz Petrobras
(Foto: Reprodução/ TV TEM)
A Petrobras informou na noite desta segunda-feira (19) que o preço líquido para a empresa na venda de combustíveis ficará inalterado, após o anúncio do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sobre o aumento do PIS, a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina e o diesel.
Isso significa que a Petrobras irá acrescer o valor desses dois impostos nas vendas das refinarias para as distribuidoras. O aumento do preço nas bombas para o consumidor depende de determinação dos postos.
O aumento
O ministro da Fazenda anunciou nesta segunda a elevação do PIS, da Cofins e da Cide sobre os combustíveis. Segundo Levy, o impacto será de R$ 0,22 para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel. O PIS e a Cofins terão alta imediata, mas o aumento da Cide só terá validade daqui a 90 dias. A expectativa do governo é arrecadar R$ 12,18 bilhões com esta medida em 2015.
O aumento
O ministro da Fazenda anunciou nesta segunda a elevação do PIS, da Cofins e da Cide sobre os combustíveis. Segundo Levy, o impacto será de R$ 0,22 para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel. O PIS e a Cofins terão alta imediata, mas o aumento da Cide só terá validade daqui a 90 dias. A expectativa do governo é arrecadar R$ 12,18 bilhões com esta medida em 2015.
"Daqui a três meses [quando começar a valer o aumento da Cide], temos intenção de reduzir o PIS e a Cofins", declarou ele. Questionado sobre qual será o impacto no preço dos produtos para o consumidor, o ministro informou que "isso vai depender da evolução do mercado e da politica de preços da Petrobras".
O presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda, afirmou nesta segunda que o repasse do retorno da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis no preço pago pelos consumidores nos postos é uma "tendência natural".
Ele defende a redução dos preços cobrados pela Petrobras nas refinarias para evitar que o novo custo seja repassado às bombas.
Cide teve sua alíquota zerara em 2012 justamente para atenuar nos últimos anos o impacto do aumento do preços preços cobrados pela Petrobras.
Agora, com a queda do preço do petróleo e dos combustíveis no mercado internacional, a Fecombustíveis avalia que a Petrobras tem margem para reduzir os seus preços. "Seria o mais inteligente para não impactar o consumidor e compensar a cobrança da Cide", afirmou Miranda.
A compensação, segundo ele, será defendida em reunião do Ministério de Minas e Energia com representantes do setor de combustíveis marcada para a quinta-feira (22).
Ao ser questionado nesta segunda-feira sobre o impacto no preço dos produtos para o consumidor, Levy afirmou que isso dependeria "da evolução do mercado e da política de preços da Petrobras".
Preço da gasolina está quase 70% acima do internacional
Com a queda do preço do petróleo, a Petrobras passou a vender os combustíveis com um prêmio expressivo em relação a valores internacionais. O preço da gasolina nas refinarias do Brasil já está quase 70% acima do preço da referência internacional do combustível, segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).
Trata-se da maior diferença desde o final de outubro do ano passado quando os preços dos combustíveis no Brasil deixaram de estar defasados em relação ao mercado internacional.
Do G1, em São Paulo
.
.
Assinar:
Postagens (Atom)