sexta-feira, 29 de abril de 2011

Vamos malhar?


Aquele friozinho gostoso vem chegando e, junto com ele, a vontade de ficar em casa sem fazer nada, certo?

Errado! É exatamente nas épocas mais frias do ano que devemos redobrar a atenção com nosso corpo, e malhar é uma ótima alternativa para mexer o corpo e manter-se aquecido.

Para início de conversa, sabe aquele desespero que dá quando o verão vem chegando e você não se sente bem para encarar essa estação? Se você aproveitar o inverno e o outono para ficar em forma com certeza você terá um verão inesquecível!

O inverno é a melhor época do ano para perder peso porque o organismo precisa de mais energia para produção do calor que o mantém na temperatura correta.

Com isso fica mais fácil emagrecer porque ocorre aumento do gasto calórico naturalmente. Se, além disso, você der uma força para esta situação e malhar um pouco, entrar em forma (ou melhorá-la ainda mais) não vai ser difícil.

Como não poderia deixar de ser, também há cuidados que devem ser tomados:

•Beba mais água para evitar que o corpo sinta os efeitos do tempo mais seco característico dessa época. O ideal é tomar água aos poucos, antes, durante e depois das atividades;


Procure um local mais protegido para prática de exercícios;


Redobre a atenção com alongamentos e aquecimento, o tempo mais frio favorece as lesões.

Quem não costuma praticar exercícios tem no inverno a estação perfeita. Você pode começar devagar e seu corpo vai responder mais rápido que no calor. Malhar nesta época é a melhor forma de você chegar mais preparado e confiante nas estações “quentes” do ano.

Então, quando aquela “preguicinha” típica dos tempos frios aparecer lembre-se: Todo dia traz consigo uma oportunidade de melhorar nossos corpos e mentes. Malhe, sempre.

Nada de aposentar o tênis durante o inverno. De acordo com o fisiologista Diego Leite de Barros, do Sport Check-up do HCor, para manter as atividades físicas em dia nesse período, basta seguir algumas recomendações.

“Para que o organismo não sofra no momento do treino ou atividade física o aquecimento prévio, com movimentos leves que facilitam a adaptação do metabolismo no momento do exercício, é fundamental”, afirma.

É fato que o aquecimento deve ser realizado antes de qualquer atividade, porém, no inverno, ele deve ser feito com maior atenção. “Para aqueles que realizam corridas e caminhadas o aquecimento deve iniciar-se de forma leve e sua intensidade elevada gradativamente”, orienta o profissional.

“Já os praticantes de exercícios de força, na academia, podem começar com um breve aquecimento na esteira ou bicicleta e a seguir movimentos articulares amplos com pouca ou nenhuma carga. Após o aquecimento e alongamento do corpo o atleta está pronto para exercer suas atividades habituais” finaliza o especialista.

Marcelo Bezerra (professor educação física Academia Go Up)

Nenhum comentário: