terça-feira, 19 de abril de 2011

Mulher refém em Aracaju (SE) já havia prestado duas queixas de ameaça de morte na polícia

Cristielane Caetano Mota Santos, de 21 anos, já havia prestado duas queixas de ameaça de morte à polícia, antes de ser feita refém pelo seu ex-marido José Elígio, de 24 anos, desde a manhã de segunda-feira (18). Cristielane é refém em sua própria casa há quase 27 horas.

A primeira queixa foi feita no dia 8 de dezembro do ano passado. O marido da vítima teria chegado bêbado em casa e a ameaçado com uma faca. No último dia 14, a jovem prestou a segunda queixa, dizendo que o ex-marido estava de posse de uma arma e tinha a intenção de matar ela, o filho de cinco anos, além da sogra e o cunhado.

A polícia e agentes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão no local negociando a libertação da mulher. Uma psicóloga da Defensoria Pública também está no local para atender Elígio. De acordo com a polícia, as negociações estão paradas. O ex-marido da vítima teria pedido um tempo para poder descansar.

Segundo a polícia, a estratégia para a libertação da jovem continua sendo a negociação. Elígio disse também que se dispõe a receber um laudo elaborado pela psicóloga encaminhando-o a um centro psiquiátrico, para render-se. O homem estaria inconformado com o fim de seu casamento com Cristielane.

Por volta das 9h da segunda-feira (18) o homem, armado com um revólver, entrou na casa e, após uma discussão com a ex-mulher, disparou contra uma das pernas dela, atingindo a vítima de raspão. Ao escutarem o tiro, vizinhos acionaram a Polícia Militar, que cercou a casa e, posteriormente, o quarteirão, para facilitar a negociação com Elígio.

Segundo a polícia, a possibilidade de invasão a casa foi descartada. A estratégia agora é vencer o homem pelo cansaço. Diversos policiais do Comando Especial estão posicionados em frente à casa e em outros pontos. Ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também estão no local, caso haja a necessidade de socorro.

O homem também já ofereceu trocar a refém pelo pai da jovem, mas a polícia também descarta essa ação. Elígio estaria também apresentando diversos picos de agressividade, ameaçando matar a mulher a qualquer momento.

O casal tem um menino de cinco anos e viveu junto durante sete anos. Cansada de apanhar do marido, Cristielane, há 20 dias, resolveu se separar de Elígio ao saber que ele havia pedido demissão do serviço e comprado um revólver. Inconformado com a separação, o acusado ainda tentou várias vezes retomar a união, mas não conseguiu convencer a jovem. Uma tia de Cristielane, tentou ajudar policiais militares e civis nas negociações.

Elígio permitiu a entrada de uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para que fosse realizado um curativo na perna da vítima, dominada após voltar da escola, onde havia deixado o filho. A energia da residência foi cortada. Segundo a polícia, a maior preocupação de Eligio nas primeiras horas de negociação era saber quanto tempo de pena pegaria pelo crime.

O que mais dificulta a negociação é que o acusado não faz exigência alguma para se entregar, apenas ameaça matar a ex-esposa caso a polícia invada o imóvel.
Assista ao vídeo:

Nenhum comentário: