quarta-feira, 22 de abril de 2015

Políticos lamentam a morte de Pedro Eugênio

DIÁRIO DE PERNAMBUCO Publicação: 21/04/2015 09:41 Atualização: 21/04/2015 13:09

Corpo de Pedro Eugênio será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)Foto: Nando Chiappetta/DP/D. A Press
Corpo de Pedro Eugênio será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)Foto: Nando Chiappetta/DP/D. A Press

A notícia da morte do ex-deputado federal Pedro Eugênio (PT) representou uma lacuna para a política pernambucana. O estado perdeu uma importante referência política em conciliação, articulação no meio parlamentar e trânsito junto ao empresariado. O petista morreu, ontem, aos 66 anos, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde estava hospitalizado há três meses, por complicações decorrentes de uma cirurgia coronariana.


Pedro Eugênio deixa a mulher, Carminha, e as filhas Marina e Renata. O corpo deve chegar ao Recife na noite desta terça-feira e seguir direto para o Cemitério Morada da Paz, em Paulista, onde será velado durante toda a madrugada. Na manhã de quarta-feira serão realizadas duas cerimônias, uma pública e outra privada, antes da cremação.

Ainda impactados pela morte do deputado estadual Manoel Santos (PT), no domingo passado, diversos políticos manifestaram seus sentimentos diante de nova perda. Confira as declarações:"O Partido dos Trabalhadores externa sua consternação pela morte do ex-deputado federal Pedro Eugênio, na noite desta segunda-feira (20).

Pedro Eugênio estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, há três meses, onde se recuperava de consequências geradas por uma cirurgia cardíaca.O petista nasceu no Recife em 29 de março de 1949. Foi secretário de Fazenda e Planejamento de Arraes (1987), deputado estadual (1994) e deputado federal (1998), pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele voltou à Câmara em 2006, desta vez pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e foi reeleito em 2010.O Partido dos Trabalhadores se solidariza com a família de Pedro Eugênio nesse momento de inconsolável dor" PT Nacional

"Pedro Eugênio foi um quadro qualificado da política de Pernambuco e sempre se destacou nas funções públicas que exerceu, em nível estadual e nacional. Quero apresentar minhas sinceras condolências aos seus familiares e aos seus companheiros da sua longa militância social e política".
 Governador Paulo Câmara


"Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-deputado Pedro Eugênio. Com história na esquerda brasileira, inclusive tendo iniciado carreira política no Partido Socialista Brasileiro, na vida pública ele sempre se mostrou preocupado com o bem comum. Quero prestar minhas condolências aos familiares e amigos pela perda irreparável."
Geraldo Julio, prefeito do Recife


"É uma grande perda para a política brasileira, mas em particular nesse momento tão difícil, para o PT no Brasil e em Pernambuco. Ele era uma grande liderança política e um grande companheiro. É um momento de pesar sobre o partido. Nós estamos em um momento de muita dor e tristeza". João Paulo (PT), ex-deputado federal e ex-prefeito do Recife

"A política pernambucana perde um de seus melhores quadros, um homem público de grande dimensão e comprometimento. O desaparecimento do ex-deputado federal Pedro Eugênio (PT) deixa consternados não apenas aos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e com ele conviver, mas também o conjunto da sociedade de Pernambuco e os que fazem a política brasileira.

Pedro Eugênio foi um dos homens públicos mais preparados que Pernambuco teve o privilégio de contar nas últimas décadas. Sua formação de economista, aliada à sensibilidade social, deram imensa contribuição às conquistas de nossa população.Sua passagem pela Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados também trouxeram um legado de avanços para Pernambuco.

Líder partidário que valorizava o diálogo, parlamentar brilhante e dotado de imensa energia para o trabalho, Pedro Eugênio deixa uma lacuna e o exemplo para os que querem abraçar a vida pública como missão.Aos seus amigos, familiares e correligionários, expressamos nosso mais profundo pesar".
Deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB Líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco 

"Com a morte de Pedro Eugênio, Pernambuco perde um dos seus quadros mais respeitados e admirados, sobretudo pela maneira íntegra, séria e correta com que fazia política, mas também por seu excepcional desempenho técnico. Em todas as funções que ocupou, no Executivo e no Legislativo, Pedro Eugênio conseguia aliar as habilidades de liderança política com as qualidades de um economista com sólida formação. Além de tudo isso, era um amigo de todos, alguém que sabia viver de maneira leve e feliz.Que Deus abençoe e conforte toda a sua família".
Douglas Cintra - Senador - PTB/PE

"Pedro Eugênio era um companheiro admirado por todos. Em todos os cargos que ocupou, sempre se destacou na defesa dos trabalhadores, dos microempresários, dos trabalhadores rurais. Sempre será lembrado por sua seriedade, ética e honestidade. Como deputado federal foi um dos mais atuantes em defesa da classe trabalhadora. Teve uma história, uma trajetoria de luta muito importante em Pernambuco". Sérgio Leite, ex-deputado estadual (PT)

Nenhum comentário: