sexta-feira, 3 de abril de 2015

PF fecha seguradora de motocicletas por atuar sem autorização, em Gravatá

Mais de 100 contratos irregulares são apreendidos durante fechamento de seguradora sem autorização de funcionamento, em Gravatá, Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)No local, mais de 100 contratos irregulares foram
apreendidos (Foto: Divulgação/ PF)







Uma empresa foi fechada na quinta-feira (2) por "atividades de exploração de seguros para motocicletas", em Gravatá, Agreste de Pernambuco. A informação é da assessoria de imprensa da Polícia Federal. A ação foi realizada por intermédio da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros. Na sede, localizada na Rua Lourenço Correia de Melo, no Centro da cidade, foram apreendidos documentos que “comprovam a atividade ilegal em mais de 100 contratos irregulares”, segundo a assessoria.
A ação ocorreu após um mês de investigações. A empresa funcionava sem autorização da  Superintendência de Seguros Privados (Susepe) e, por isso, “está impedida de realizar atividades de exploração de seguro para motocicletas por período indeterminado”, também segundo a assessoria. As contas bancárias da empresa foram bloqueadas, a fim de que a movimentação financeira seja impedida e consumidores prejudicados possam ser ressarcidos.
O dono da seguradora não foi localizado, mas será intimado a prestar esclarecimentos à Polícia Federal. “Caso não apresente uma justificativa para tal atividade ilícita, poderá ser indiciado em Inquérito Policial pelo crime previsto no artigo 16 da Lei número 7.492/86: operar sem a devida autorização, cujas penas variam de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa”, explica ainda a assessoria. Empresas do mesmo ramo de atuação também são investigadas.
A PF orienta que antes de contratar serviços do tipo o cliente consulte se a empresa tem autorização para funcionar. Isto pode ser feito por meio do site da Susep, “responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro”. Caso o nome não apareça na consulta, esta não está credenciada para atuar no ramo. Confirmar o tempo de atuação da seguradora também é indicado. Vale ainda verificar se há reclamações de pessoas lesadas em consequência do não cumprimento de acordos firmados em contrato.
Do G1 Caruaru

Nenhum comentário: