O Seminário Todos por Pernambuco terá o terceiro ciclo iniciado na próxima quinta-feira (9). O evento ocorrerá no Agreste do Estado e começara no município de Surubim, na sexta (10) seguirá para Garanhuns e no sábado (11) para Caruaru. No encontro serão disponibilizados oito temas para discussão nas salas temáticas.
Sete temas serão comuns nos três municípios: educação, saúde, segurança, água, infraestrutura, cidadania e desenvolvimento econômico. Em Surubim, também haverá discussão sobre habitabilidade e o espaço público. Em Garanhuns, ocorrerá uma sala temática sobre desenvolvimento rural. Já em Caruaru, será discutida a mobilidade urbana. As sugestões da população serão analisadas e incorporadas ao Plano de Governo.
“Nossa expectativa é que a população participe desse processo de construir coletivamente as prioridades do Governo para a região”, afirma o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral.
As sugestões serão elencadas, consolidadas e, em seguida, colocadas entre as ações do Plano Plurianual do Estado para os próximos quatro anos. A partir das 8h em cada município, são realizadas as inscrições e o credenciamento da população para participação no seminário. Os interessados também podem dar suas contribuições pelo endereço eletrônico www.todosporpe.pe.gov.br.
A abertura do evento está marcada para as 8h30, com a participação do governador Paulo Câmara (PSB). Logo depois, são realizadas as salas temáticas. À tarde, durante plenária, são apresentadas as principais propostas discutidas nas salas e o encerramento do Seminário.
As duas primeiras rodada do Todos por Pernambuco, realizadas em março no Sertão do Estado, registraram 6,5 mil participantes e coletaram 6,6 mil propostas. A ação percorreu os municípios de Araripina, Petrolina, Salgueiro, Floresta, Afogados da Ingazeira e Arcoverde. Segundo os organizadores, Educação e Cultura foi o tema mais procurado nos dois primeiros ciclos do Seminário.
A rodada de encerramento do Todos por Pernambuco será realizada na Zona da Mata – em Timbaúba (no dia 23) e em Palmares (no dia 24) – e na Região Metropolitana do Recife. Na capital, o seminário será realizado no dia 29.