Pedetista entrará com um pedido de incidente de falsidade documental (Foto: Leo Motta/Folha de Pernambuco)












Depois do pedido de seu afastamento da presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ser suspenso pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves, o deputado Guilherme Uchoa (PDT) entrou com um pedido de incidente de falsidade documental contra o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Pernambuco (OAB-PE), nesta segunda-feira (20). O órgão jurídico tinha entrado com uma liminar para anular a eleição da Mesa Diretora da Casa.
“Um incidente de falsidade documental, nesse caso, é quando você contesta um documento cujo conteúdo não é verdade. Nesse caso, o conselho pleno da OAB-PE autorizou o ingresso da ação no mês de dezembro do ano passado, quando na verdade a autorização só ocorreu no mês de fevereiro, sem que houvesse qualquer registro de impugnação da candidatura, do resultado, e do termo de posse”, explicou um dos advogados de Uchoa, Julio Oliveira.
De acordo com o advogado, a juíza da 3ª Vara da Fazenda Pública do Recife, Mariza Silva Borges, que acatou a ação movida pela OAB, levou a crer que o pedido foi em dezembro. “Por isso o pedido de incidente, não se pode pedir depois de todo o processo eleitoral”, disse.