sexta-feira, 25 de julho de 2014

Bebê nasce com 6,7 kg em maternidade de Parintins, no AM

Bebê nasceu com quase 7 kg em Parintins (Foto: Arquivo Pessoal)
Bebê nasceu com quase 7 kg em Parintins (Foto: Arquivo Pessoal)
A cabeleireira Ivanete Reis Freire, de 37 anos, deu à luz seu quarto filho na última terça-feira (22). O nascimento do bebê Pedro Aluízio deixou os familiares surpresos. Mesmo prematuro, ele nasceu com peso de 6,740 kg e 57 cm de comprimento. O nascimento do bebê ganhou repercussão emParintins, município natal da criança, localizado a 369 km de Manaus. Mãe e filho foram transferidos para a maternidade na capital nesta quinta-feira (24), onde passam por exames. Outro bebê com mais de 6 kg nasceu no município em 2011.
O tio de Pedro, Raimundo Rodrigues, contou ao G1 que o nascimento do bebê levou alegria aos familiares. "Com a chegada desse bebê, todas as pessoas aqui comentaram. Ele trouxe uma grande emoção. Algo diferente. Deixou essa novidade, essa grandeza. Não deixa de ser uma criança recorde, um bebê gigante. A médica disse que esse é o segundo caso aqui e é o maior já nascido em Parintins. O nascimento dele trouxe muita emoção para todos", disse.

Segundo a prima, o tamanho da criança chegou a fazer com que a mãe se sentisse mal durante a gestação. "A gravidez foi complicada. De vez em quando ela ia para o hospital, a pressão subia, tinha muita falta de ar devido o tamanho da criança", explicou.
Jociana Andrade, prima de Ivanete, a acompanhou durante internação no Hospital Padre Colombo, no bairro São José. A mãe teve complicações durante a gestação. "Ela passou muito mal, a pressão subiu e o bebê nasceu ainda com oito meses e alguns dias. Quando o médico viu que era muito grande, decidiu que precisava operar e fez a cesariana", contou ao G1
A criança e a mãe foram transferidas para a Maternidade Balbina Mestrinho, na Zona Centro-Sul da capital, nesta quinta-feira. "Ontem deu febre no bebê e ele vomitou muito. Resolveram encaminhar para Manaus para fazer exames que não tem em Parintins. A situação dela também é um pouco delicada. A pressão não baixava. Hoje [quarta] chegou a 24. Não sei se é porque ela fica preocupada com ele na incubadora, mas se Deus quiser vai ficar tudo bem", afirmou.
De acordo com familiares, o pai do bebê, o mecânico Valder Rodrigues Nunes, de 44 anos, deverá chegar a Manaus na sexta-feira (25) para acompanhar a família. Uma enfermeira e dois médicos vieram com Pedro e Ivanete para a maternidade em Manaus.
Segundo dados do Guinness Book, o livro dos recordes, o nascimento do bebê mais pesado do mundo foi registrado nos Estados Unidos, em 1879. A criança pesava 10,8 kg e morreu 11 horas após o parto. 
O peso e o tamanho da criança surpreenderam a mãe (Foto: Reprodução/ TV Amazonas)Katrine Tainá é outro bebê que nasceu com peso
superior a 6 kg em Parintins, em novembro de 2011
(Foto: Reprodução/ TV Amazonas)






Outro caso
Além de Pedro Aluízio, outra criança nasceu com peso superior a 6 kg em Parintins. A dona de casa Cristiane Evangelista, de 31 anos, deu à luz Katrine Tainá em 3 de novembro de 2011. A criança nasceu pesando 6,120 kg e medindo 56 centímetros. À época, a mãe pensou se tratar de uma gestação de gêmeos.
Cristiane, de 31 anos, já tinha outros sete filhos. Ela é natural do interior de Parintins, mas morava na cidade de Barreirinha (a 328 km de Manaus) durante a gravidez. "Fiquei muito surpresa, isso nunca tinha acontecido comigo", disse.

Leandro Tapajós Do G1 AM


Nenhum comentário: