sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Políticos se articulam para não perder vagas




A possibilidade de Pernambuco perder vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa - assunto que está em discussão no Tribunal Superior Eleitoral - tem mantido os deputados estaduais e federais do estado em polvorosa.

Embora o assunto venha sendo debatido apenas nos bastidores das duas casas legislativas, os parlamentares temem a perda de representatividade no âmbito federal e o aumento do quociente eleitoral (que determina a quantidade de votos que a legenda ou a coligação precisa ter nas eleições para eleger seus representantes).

 A redução das vagas impacta no quociente uma vez que este é definido ao se dividir o número de eleitores pela quantidade de vagas existentes. O número que resulta dessa divisão é a quantidade mínima de votos que o partido ou a coligação precisa ter para eleger um nome.

Com menos vagas, a tendência é que o o quociente suba, aumentando também as dificuldades de eleição. “Ao perdermos vagas na Assembleia e na Câmara Federal, perdemos representatividade.

 E na Câmara o prejuízo é maior, porque cada deputado a menos significa menos recursos de emendas ao Orçamento Geral da União”, declarou o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB).

O tucano diz que essa deve ser uma discussão política e envolver também os governadores dos estados e os senadores. “Acho que temos que lutar e garantir essa mobilização”, disse.


 Glauce Gouveia - Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: