Superintendente da Polícia Federal do Estado comentou que materiais podem ser devolvidos (Foto: Flavio japa/Folha de Pernambuco)











O superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Marcelo Diniz Cordeiro, afirmou, nesta terça-feira (14), que o material apreendido durante o mandado de busca e apreensão em Pernambuco, batizado da operação Politéia, deverá chegar a Brasília no próximo fim de semana. A ação faz parte da Operação Lava Jato que mira em políticos investigados no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.
Na operação foram apreendidos notebooks, discos rígidos, uma quantia não divulgada em reais, euros e dólares, além de documentos que podem contribuir para o andamento das investigações. Ao todo foram oito mandados de busca e apreensão na Região Metropolitana do Recife e contou com 48 policiais federais mais oito procuradores envolvidos.
“Toda documentação e moeda estrangeira e nacional que foram arrecadados, serão encaminhados para Brasília, onde se encontra a coordenação da operação”, disse Cordeiro.
De acordo com o superintendente, todos os objetivos foram atingidos. Segundo ele, o material apreendido ainda pode ser devolvido. “Se ele mostrar a sua origem. Se ela for licita, caso haja essa comprovação de legalidade pode ser devolvido. Caso não, o dinheiro vai para a União”, explicou.
Segundo Cordeiro, os investigados, em tese, vão responder, dependendo de cada situação “por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraudes a licitações, organização criminosa, dentre outros”.
Os policiais estiveram nas casas do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e do líder do PP na Câmara, Eduardo da Fonte (PP), e também nas residências do irmão do parlamentar do PP, Francisco Maurício Rabelo Silva Filho, e do presidente da Copergás, Aldo Guedes.