quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Operação apreende máquinas de reproduzir música em João Pessoa



Uma operação da Polícia Civil realizada na tarde desta quinta-feira (19) apreendeu trinta e oito máquinas de reproduzir música, um computador e vários componentes eletrônicos em uma residência no bairro dos Bancários, Zona Sul de João Pessoa.

 No local funcionava uma empresa que produzia e comercializava máquinas de 'jukebox', uma versão da radiola de fichas que toca a música quando se coloca uma moeda.

Segundo a polícia, a fábrica que funcionava em João Pessoa era responsável pela distribuição do aparelho para todo o Nordeste, a utilização destas máquinas sem o pagamento dos direitos autorais para os artistas é considerada ilegal e como o dono do estabelecimento não apresentou as licenças para o uso das músicas a empresa foi lacrada.

 A polícia começou a investigar a empresa há dois meses, quando recebeu uma denúncia da Associação Brasileira das Empresas de Reprodução Automática de Áudio e Vídeo e Similares (Aprova), que é responsável pela regulamentação dos fabricantes e operadores das máquinas e também pelo combate a pirataria.

De acordo com o delegado de Defraudações e Falsificações, Gustavo Carletto, que coordenou a operação, as máquinas geram prejuízo para os artistas.

 “Estas máquinas trazem um grande prejuízo para os artistas, que deixam de receber os seus direitos autorais, já que as músicas são tocadas e nenhum valor é repassado para o autor das composições”, disse.

 Durante a operação também foram apreendidas outras oito máquinas que estavam em bares e restaurantes localizados no Centro da capital, todo o material foi levado para a Central de Polícia.

 Do G1 PB

Nenhum comentário: