terça-feira, 24 de setembro de 2013

Onze internas fogem ao arrombar portão de centro da Funase no Recife



Onze internas fugiram, na noite desta segunda (23), de uma unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Areias, na Zona Oeste do Recife.

De acordo com a Secretaria da Criança e da Juventude, a fuga ocorreu após uma briga entre as adolescentes, por volta das 18h. Elas teriam arrombado o portão principal do centro para conseguir escapar.

Dez já foram recapturadas pela Polícia Militar. Um agente socioeducativo da Funase afirmou que haviam apenas quatro guardas de plantão no momento da fuga. Ele preferiu não se identificar.

 A secretaria negou, informando que tinham pelo menos nove. O órgão ainda disse que uma agente ficou levemente ferida na mão ao tentar impedir a saída das internas.

 Segundo o secretário-executivo de Articulação e Projetos Especiais da Criança e da Juventude, Eduardo Figueiredo, as internas foram encaminhadas ao Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA).

 "A polícia vai investigar os reais motivos do desentendimento e da fuga, e a Corregedoria da Funase vai ouvir os agentes de plantão para identificar se houve falha na segurança ou outro aspecto que tenha provocada a tentativa de fuga", disse.

 A Funase de Areias tem capacidade para 20 adolescentes, mas abrigava 48. "Hoje, nós temos cinco unidades [da Funase] em construção, também temos a perspectiva de requalificação de unidades.

Ainda não sabemos quantas vagas serão para o sexo feminino, mas sabemos que a maior parte será para homens, já que a população feminina de internamento não chega a 7%", explicou.

 Do G1 PE

Nenhum comentário: