sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Lula tem agenda cheia no Recife


Encontros com governadores e políticos do PT; lançamento de programa de segurança pública; entrega de prêmios e de casas populares. A agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Recife é extensa. O presidente chega na segunda-feira, dia 1º, por volta das 19h na Base Aérea do Recife, de onde já segue para o Palácio do Campo das Princesas para um evento com o governador Eduardo Campos (PSB), às 20h. Lula fica no Recife até a terça-feira à noite. Esta é a terceira visita oficial que o presidente faz ao Estado neste ano.

Na segunda à noite, Lula participa do evento que vai marcar a universalização da eletrificação rural em Pernambuco: a conclusão das Metas do Luz para Todos no Estado. Na ocasião, Eduardo Campos deve fazer uma referência ao seu avô, o ex-governador Miguel Arraes, que iniciou o processo de eletrificação no Estado. A previsão do cerimonial do Palácio do Campo das Princesas é que, após o evento, Lula siga para o Hotel Atlante Plaza, onde ficará hospedado.

Na terça-feira, o dia do presidente começa cedo. Ainda no hotel, ele deve receber políticos do PT local para uma conversa, durante o café-da-manhã. Em seguida, segue para um evento em Olinda, às 10h, ao lado da prefeita da cidade, Luciana Santos (PC do B). Ambos vão entregar 128 casas construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Canal da Malária.

Ao meio-dia, o presidente vai visitar um dos bairros mais violentos do Recife: Santo Amaro. O local foi escolhido para o lançamento do Território da Paz, uma ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O anúncio será feito no Campo do Onze.

De Santo Amaro, Lula seguirá para o Palácio do Campo das Princesas, onde deve almoçar com os nove governadores do Nordeste. Eles estarão no Recife para participar do Fórum dos Governadores Nordestinos junto com o presidente e mais 11 ministros. O governador cassado da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), foi o único que ainda não confirmou presença. Também vão participar os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e do Espírito Santo, Paulo Hartung (PSB).

A reunião dos governadores está prevista para começar às 15h e terminar às 17h. Na ocasião, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deve falar sobre os efeitos da crise econômica para os estados brasileiros. Um representante do Ministério do Turismo, que pode ser o chefe da pasta, Luiz Barreto, deve falar, também, sobre a integração do Turismo brasileiro com os países que compõem o Mercosul.

Após a reunião com os governadores, Lula participa da entrega do selo UNICEF aos municípios premiados, ainda no Palácio. A previsão é que, após esse evento, Lula retorne para Brasília. No domingo, a assessoria da Presidência vai organizar uma entrevista coletiva à imprensa para detalhar a agenda do presidente na cidade.

Nenhum comentário: