quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Avião não abasteceu em Teresina

O bimotor King Air B200, que caiu no bairro de San Martin no último domingo, matando duas pessoas e deixando oito feridas, partiu de Teresina, no Piauí, sem realizar abastecimento de combustível. A informação foi repassada ontem pelo chefe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), tenente-coronel João Carlos Bieniek, presidente da comissão que investiga o acidente. Segundo o oficial, a aeronave, que pertence ao guitarrista Chimbinha, da Banda Calypso, teria sido abastecida com querosene apenas quando partiu do Recife no último sábado. Detalhe que reforça a hipótese de pane seca (falta de combustível) apurada pelo Diario logo após a queda do avião. Para ir e voltar de Teresina, o trajeto é de 1.875 quilômetros, uma viagem que dura cerca de quatro horas e meia para esse tipo de bimotor. Em média, o King Air B200 consome 350 litros de querosene por hora. Opreço do combustível é diferente entre as capitais. No Recife, um litro de querosene custa em média entre R$ 3,59 e R$ 3,85, enquanto em Teresina o valor é mais caro, variando entre R$ 4,90 e R$ 4,95. Pilotos de aeronaves particulares entrevistados ontem pelo Diario contaram que a prática de economizar com a compra do combustível é comum para minimizar os custos operacionais. "Alguns donos de aviões particulares e de táxi aéreo pedem que a gente trabalhe no limite. O ideal é termos sempre uma reserva para voar em caso de emergência", comentou o piloto Marcos Roberto Nascimento. Outra hipótese levantada por ele, que tem 34 anos de vôo, é a de que a tampa do reservatório de combustível possa ter se soltado no ar. "A tampa pode sair do lugar pelo próprio movimento do avião e o combustível evaporar", disse. A hipótese da pane seca também é reforçada em função do avião não ter explodido após a queda, nem ter havido vestígios de combustível no local do acidente.De acordo com o fabricante da aeronave, a Beechcraft, o modelo tem alcance máximo de 2,7 mil quilômetros e autonomia máxima de 6h30 de vôo. No entanto, fatores como vento, nível de altura de vôo e coeficiente de carga influenciam diretamente no consumo de combustível. O tenente-coronel João Carlos Bieniek informou que já solicitou ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III) a transcrição da gravação dos diálogos da torre de controle com o piloto do bimotor. "Vamos aguardar o material. Somente depois disso, confirmaremos a versão da pane seca", ponderou. Segundo a chefia da sessão do comando de tráfego do Cindacta III, na manhã de domingo, minutos antes de cair, a aeronave chegou a pedir autorização para aterrissar no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. Como a pista estava livre, foi dado o ok, sem qualquer restrição. Alguns amigos do piloto morto, Eurico Pedrosa Neto, chegaram a cogitar que o avião poderia não ter recebido autorização para descer por causa de um boing que estaria se preparando para pousar. O Cindactta negou essa informação.O advogado da Calypso, Marco Antônio Benevides, disse ontem que não tinha conhecimento sobre a falta de abastecimento da aeronave em Teresina. "Não posso falar nada sobre isso porque não estou sabendo dos detalhes". Hoje, a delegada da Mustardinha, Genezil Coelho, deverá começar a intimar as vítimas que já receberam alta médica.Hipótese mais provável: pane secal A hipótese mais provável para a queda do avião King Air B200 é a falta de gasolina. Isso pode ter sido ocasionado por abastecimento inadequado ou vazamentol O valor do litro de combustível (querosene) para aeronaves no Recife é R$ 3,85, enquanto em Teresina, no Piauí, custa R$ 4,90l A distância para ir e voltar de Recife a Teresina é de 1.875 quilômetros, o que equivale a cerca de 2h15 cada trajetol A cada uma hora de viagem um bimotor consome cerca de 350 litros. A velocidade máxima do King Air B200 é de 550 km/h.

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