segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

PRF-PE escolta cerca de 20 veículos no 1º dia de comboio para o Agreste



Primeiro dia de escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a segunda-feira (17) foi tranquila para os comerciantes que estavam no comboio na BR-232 em direção ao polo de confecções do Agreste. De acordo com o Sindicato das Empresas de Fretamento e Turismo de Pernambuco (Sindetranstur), cerca de 20 grupos de sulanqueiros foram assaltados na BR-232 somente em 2013.

 A escolta dos policiais para acompanhar as vans de comerciantes, interrompida em 2011 pela falta de organização de horários dos sulanqueiros, foi retomada para garantir mais segurança aos passageiros. A ação irá acontecer durante a madrugada de todas as segundas-feira.

Os grupos saíram de um posto de combustível na BR-232 em Jaboatão dos Guararapes. Mais de 20 vans e carros particulares seguiram para Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Entre eles estava um dos organizadores do grupo, Lailson Rodrigues, que já foi assaltado há dois anos durante uma viagem para Toritama. Ele e outros 18 comerciantes foram abordados por três homens na Serra das Russas, em Gravatá.

“Nós estávamos indo pra Toritama e, na Serra das Russas, um carro parou a gente, deu dois tiros no nosso carro. Nós paramos, entraram três elementos, nos levaram para o matagal. Levaram todos os pertences, dinheiro, celular, relógio”, relembra.

 O caso é parecido com o que foi vivido pelo comerciante Jonatas Pacheco, que achou melhor esperar pelo comboio para seguir com outros sete amigos que vendem roupa no centro do Recife. “A estrada é insegura demais, mas acho que a viagem vai ser mais tranquila.

 Com a polícia acompanhando e mais gente junto é mais difícil para os assaltantes chegarem”, disse o comerciante. Segundo ele, o grupo sofreu uma tentativa de assalto na estrada ainda este mês. Para o diretor do Sindetranstur, Hilário Araújo, é de grande importância a ajuda da PRF na segurança dos comerciantes. “O que nós vivemos hoje é uma situação de medo e receio de ser assaltado na rodovia.

 A retomada das escoltas atende os anseios da categoria com a possibilidade de ser assaltada. Estamos satisfeitos com a ajuda da polícia”, afirma o diretor. Em nota, a Secretaria de Defesa Social informou que, de acordo com os registros oficiais, houve uma queda de 50% no número de assaltos a ônibus no Agreste, entre 2012 e 2013 - foram 4 ocorrências em 2012 e apenas duas, no ano passado.

 Além disso, não há registro de assaltos a ônibus, este ano, em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

 Do G1 PE

Nenhum comentário: