sexta-feira, 19 de abril de 2013

Após 22 horas de caçada, polícia prende segundo suspeito de atentado em Boston



A polícia de Boston prendeu na noite desta sexta-feira (19) o segundo suspeito de ter cometido o atentado durante a Maratona de Boston, que deixou três mortos e mais de 180 feridos na segunda-feira (15).

 A operação ocorre em Watertown, a oeste de Boston, onde mais de 9.000 policiais vasculham as ruas para capturar o jovem de 19 anos de origem tchetchena. Após uma série de disparos, um grande número de policiais se dirigiu ao local onde o suspeito estaria cercado.

 A emissora local CBS, citando o prefeito de Boston, Tom Menino, afirmou que o suspeito foi cercado pela polícia. O jornal Boston Globe disse que também havia sido informado por uma fonte que a polícia acreditava ter localizado o suspeito.

 O jovem estaria escondido em uma lancha no jardim de uma casa de Watertown, segundo a imprensa local. Helicópteros sobrevoaram a área em torno da casa na Fanklin Street, número 63. A polícia de Boston procurou durante todo o dia por Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, identificado como um dos dois supostos autores do atentado a bomba durante a Maratona de Boston, que deixou três mortos e mais de 180 feridos há quatro dias.

 Seu irmão mais velho, Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, também suspeito de cometer a tragédia, morreu durante uma perseguição no distrito de Watertown, a 10 km de Boston, na madrugada de hoje. Tchetchênia Os jovens, identificados pelo FBI entre milhares de imagens e vídeos registrados no local das duas explosões no final da Maratona de Boston, são de origem tchetchena e seguem a religião islâmica.

 A família teria escapado da Tchetchênia nos anos 1990 em função do sangrento conflito nesta república russa do Cáucaso, que travou duas guerras com Moscou. Segundo declarações de seu tio Ruslan Tsarni, os irmãos cresceram no Quirguistão.

 Antes de chegar aos Estados Unidos, eles também teriam vivido no Cazaquistão. Os dois irmãos suspeitos das explosões em Boston passaram parte da vida em regiões marcadas por movimentos separatistas e conflitos bélicos.

 A Tchetchênia e o Daguestão são repúblicas administrativas que fazem parte da federação russa, o mesmo caso da Ossétia do Norte, todas localizadas na região do Cáucaso. A Tchetchênia é uma região conhecida por seu movimento separatista, que luta pela independência total da Rússia desde 1991, após o desmantelamento da União Soviética.

 A república rebelde já travou duas guerras com a Rússia. A primeira, entre 1994 e 1996, e a segunda entre 1999 e 2000. Além disso, terroristas de origem tchetchena perpetraram graves atentados em território russo, como os ataques suicidas contra o metrô de Moscou (março de 2010) e o aeroporto de Domodedovo (janeiro de 2011), nos quais morreram 40 e 37 pessoas, respectivamente.

 Diferente da Tchetchênia e do Daguestão, o Quirguistão, onde os jovens também viveram, é uma república independente da Rússia desde 1991.

 Do R7, com agências internacionais

Nenhum comentário: