quarta-feira, 20 de março de 2013

Seca continuará castigando o Semiárido de Pernambuco



As notícias não são boas para os sertanejos castigados pela seca que atinge Pernambuco. De acordo com previsões do Laboratório de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Lamep/Itep), as chuvas devem permanecer abaixo do esperado para todo o Semiárido do Estado no próximo trimestre do ano - abril, maio e junho.

Já as previsões de temperaturas indicam maior probabilidade de serem acima da média climatológica. A análise foi realizada por meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que estiverem reunidos nesta quarta-feira (20), no Recife, para debarer o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos últimos três meses e as condições futuras.

 Apesar de uma ligeira diminuição, ainda persiste o aquecimento anômalo da região do Ocenao Atlântico Norte, que tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao norte de sua posição climatológica, reduzindo as chuvas na Região Nordeste do Brasil durante o próximo trimestre.

 O coordenador do Lampe/Itep, Wanderson Santos, explica que a maioria dos modelos de previsão climáticia continua indicando uma maior probabilidade de que as chuvas sejam abaixo do esperado no próximo trimestre.

As probabilidades são as seguintes: na categoria abaixo da média climatológica (40%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (25%).

 A previsão é de que as chuvas fiquem em torno do esperado no leste de Pernambuco para o período, com estas probabilidades: na categoria abaixo da média climatológica (35%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (30%).

 Do NE10

Nenhum comentário: