quinta-feira, 21 de março de 2013

Dilma vem a Pernambuco no auge da crise com Eduardo



A presidente Dilma Rousseff (PT) estará em solo pernambucano na próxima segunda-feira (25), treze meses após sua última visita, quando esteve em municípios do Sertão e depois no Recife. Pernambuco é o sexto estado do Nordeste a ser prestigiado pela presidente, coincidindo com o crescimento de sua popularidade na região no momento que o governador Eduardo Campos (PSB) mais endurece o discurso contra o governo petista.

 A visita foi confirmada pela Presidência e se antecipa a viagens que ela tinha programado para o Ceará e para a Bahia. O gesto político acontece pouco depois de notícias divulgadas na imprensa de São Paulo nas quais ela estaria retaliando o governador Eduardo Campos com a redução de verbas para o estado, o que foi negado por petistas e pelo governador.

 A passagem pelo estado, portanto, será marcada de simbolismos, visa quebrar estigmas e distencionar a relação com Eduardo. Dilma vai a Serra Talhada, onde o anfitrião será o prefeito Luciano Duque (PT), mas também estará acompanhada do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e do governador Eduardo Campos, ambos socialistas.

Lá, ela vai inaugurar um trecho da Adutora do Pajéu que beneficia 80 mil famílias com água do Rio São Francisco desde fevereiro passado. Dilma também irá vistoriar trechos da duplicação da BR-408, mas a ida a Serra Talhada deve ser o evento principal da passagem de Dilma, tanto no sentido político quanto administrativo.

 Primeiro, porque os prefeitos petistas do estado vêm se sentindo órfãos por conta da desagregação ocorrida no partido desde o ano passado. Depois, porque ela escolheu um dos municípios do Sertão mais beneficiados com a transferência de água do São Francisco, algo que está sendo tocado pelo Ministério da Integração e até pouco tempo parecia impossível em virtude de tantos entraves nas obras da transposição. Dilma ainda deve trazer outros projetos para Pernambuco, segundo a expectativa de Luciano Duque, porque já há uma reunião marcada entre assessores da presidência e o consórcio do Pajeú no próximo sábado.

Segundo Duque, ela deve assinar ordem de serviço da barragem de Ingazeira, que ajudará na perenização do Rio Pajeú, e do canal Entremontes, que levará água do São Francisco ao açúde de Entremontes, beneficiando a região do Araripe. “Imagino que ela vá anunciar novas políticas públicas de convivência com a seca, porque há expectativa de agravamento da estiagem esse ano”, lamentou o prefeito de Serra Talhada.

 O prefeito de Serra Talhada espera que Dilma anuncie a descentralização de recursos para os municípios, especialmente nesse período de estiagem. Ele inclusive usa um dos argumentos do PSB, dizendo que há muita centralização de recursos no governo federal, quando, na prática, são os prefeitos que estão mais perto da população. “Essa é a expectativa do Nordeste”, declarou.

 Aline Moura - Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: