quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Lula vai abrir alas no desfile do Galo


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o destaque do Galo da Madrugada deste ano, a ser realizado no sábado de Zé Pereira, dia 5 de março. Trata-se da sua primeira visita a Pernambuco desde que deixou o cargo, em 1º de janeiro. O planejamento é que o petista e o governador Eduardo Campos (PSB) desfilem no carro abre-alas do maior bloco carnavalesco do planeta. O trio elétrico com os dois sairia do Bairro de São José, seguindo pelas avenidas Dantas Barreto e Guararapes, e pela rua do Sol, finalizando o percurso no Teatro de Santa Isabel, ao lado do Palácio do Campo das Princesas. Posteriormente, o ex-presidente retornaria ao camarote do Governo do Estado, na Dantas Barreto.
Também está prevista a participação de Lula e Eduardo no tradicional café da manhã do Galo. À tarde, a convite do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), o ex-presidente irá conferir o Carnaval de Olinda. Sua passagem pela cidade histórica deve ser restrita à Prefeitura, um dos polos mais movimentados da festa, quando deve aparecer na tradicional sacada e acenar para os foliões. Ainda não foi confirmado o nome das pessoas que acompanharão Lula, nem se a ex-primeira-dama Marisa Letícia virá. No domingo, o petista deve ir ao Rio de Janeiro para o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Já a presidente Dilma Rousseff, de acordo com Campos, deve tirar o Carnaval para descansar.

O presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, não confirmou nem negou a agenda do ex-presidente. “Isso só quem pode confirmar é o Palácio do Governo. São hipóteses”, ponderou. Menezes adiantou, contudo, que partiu do bloco e do governo a proposta de Lula desfilar em carro aberto. A ideia é que o petista também dê uma passada no camarote oficial do Galo, na Praça Sérgio Loreto, bairro de Santo Antônio. Só após ter deixado o poder é que Lula conseguirá realizar o desejo de passar o Carnaval em Pernambuco. Vontade que ele sempre fez questão de externar quando perguntado.

Em 2009, a ainda ministra-chefe da Casa Civil e presidenciável, Dilma Rousseff, veio ao Recife para a abertura do Carnaval pernambucano, na sexta-feira. No sábado, ela foi ao Galo da Madrugada e a Olinda. No ano passado foi a vez de José Serra (PSDB), governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República, à época, marcar presença na folia. O tucano, inclusive, chegou a circular no meio dos foliões. A hoje presidente passará as festas no Rio Grande do Norte. Ela usará a estrutura do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, área da Força Aérea, para descansar e aproveitar a praia de Cotovelo, no litoral sul do Estado. Dilma ficará com a família no Hotel de Trânsito, que está passando por uma reforma para recebê-la.

ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: