sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Deputados de PE fazem balanço de 2012 na última sessão do ano



A Assembleia Legislativa de Pernambuco entrou em recesso nesta sexta-feira (21). Os deputados estaduais só voltam ao trabalho no dia 1º de fevereiro de 2013. A última reunião do ano no plenário teve poucos deputados presentes. O presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, do (PDT), que foi reeleito para o quarto mandato consecutivo, não compareceu à reunião por estar em São Paulo em missão parlamentar.

A sessão foi presidida pelo vice-presidente da casa, Marcantônio Dourado (PTB), que falou sobre o trabalho legislativo em 2012. “Foram vários projetos relevantes aqui na casa que eu não gostaria de citar nominalmente nenhum deles, pois todos ajudaram a alavancar a economia de Pernambuco. Foi o Poder Legislativo em consonância com o Poder Executivo fez com que o estado tenha crescido a níveis maiores que outros estados do Brasil", disse.

No balanço total deste ano, 451 projetos foram apresentados, 153 estão sendo analisados e 282 foram aprovados e viraram lei. Segundo o líder do governo, o deputado Waldemar Borges (PSB), o ano de 2012 foi considerado produtivo. “Aqui, na Casa Legislativa, a gente aprovou 170 projetos vindos do Executivo, muitos deles, inclusive, para enfrentar questões como a seca, para preparar o estado para a copa, ou seja, assuntos relevantes. Alguns dizem respeito aos empréstimos que Pernambuco tem conseguido captar lá fora para alavancar ainda mais a economia", afirmou o deputado.

O deputado Daniel Coelho (PSDB) falou sobre a atuação da bancada de oposição na Alepe. "Nós trouxemos temas de relevância para a socieade a essa casa, fizemos várias audiências públicas tentando esclarecer assuntos do governo. Alguns foram esclarecidos, outros ficaram pendentes para o ano de 2013", explicou.

Dos 49 deputados, 13 concorreram, nas eleições municipais deste ano, aos cargos de prefeito e vice-prefeito. Quatro foram eleitos e vão deixar a casa. O deputado Luciano Siqueira (PCdoB) será o vice-prefeito do Recife. O deputado Izaias Régis (PTB) será prefeito de Garanhuns. Já o deputado Carlos Santana (PSDB) assumirá a Prefeitura de Ipojuca, e o deputado Edson Vieira (PSDB) se tornará prefeito do município de Santa Cruz do Capibaribe. Com a saída deles, Ossésio Silva (PRB), Sebastião Rufino (PSB), Eduardo Porto e Terezinha Nunes (PSDB) assumem como suplentes.

 Do G1 PE

Nenhum comentário: