terça-feira, 26 de maio de 2015

Crianças comem veneno por pensar que era comida de peixe, diz diretora

Quinze crianças de uma escola municipal em Avaré (SP) foram encaminhadas nesta segunda-feira (25) para o pronto-socorro da cidade depois de ingerir chumbinho. Segundo a diretora Nali Khairallah, uma aluna de 10 anos levou o veneno para a unidade escolar e ofereceu a colegas porque achava que era comida de peixe. Todos estão fora de risco e passam bem. O Conselho Tutelar esteve no PS e orientou a diretora e as mães que fizessem um boletim de ocorrências sobre o caso.
Ainda segundo Nali, logos após o intervalo da manhã, uma professora viu que um aluno voltou para a sala de aula com um objeto estranho na mão e questionou o menino. "A professora comunicou que viu o grupo passando o pote um para o outro e comendo”, afirmou Kátia Carneiro dos Santos, inspetora da Escola Municipal Norma Lília Pereira, que fica no bairro Santa Mônica e tem em torno de 200 alunos. Os pais foram avisados e seguiram para o PS.
Aluna trouxe chumbinho para escolar e dividiu entre amigos (Foto: Reprodução/ TV TEM)Aluna trouxe chumbinho para escolar e dividiu
entre os amigos (Foto: Reprodução/ TV TEM)






No hospital, as crianças tomaram soro e carvão ativado para anular os efeitos do veneno. Eles foram submetidos a uma limpeza estomacal para desintoxicação, segundo apurou a reportagem da TV TEM. A diretora acompanhou toda a situação desde o início.
"A mãe da menina será encaminhada para o Conselho Tutelar e vamos fazer um boletim de ocorrência do caso. Vamos reforçar e mandar um comunicado para os pais para que vejam o que os filhos estão levando para a escola. É preciso verificar a mochila sempre", diz Nali.
A mãe da menina que teria causado todo o problema não quis gravar entrevista, mas admitiu à reportagem da TV TEM que a filha levou chumbinho escondido para a escola, sem saber que era veneno. Ela disse ainda que mantém o produto em casa para matar ratos e não tinha conhecimento que a venda é proibida.
Do G1 Itapetininga e Região

Nenhum comentário: