sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Deputado quer que frase "Deus seja louvado" seja obrigatória em cédulas do Real



Um projeto de lei (4710/12) que tramita na Câmara dos Deputados e apresentada em novembro do ano passado, quer tornar obrigatória a impressão da frase "Deus seja louvado" em cédulas do Real.

O projeto, criado pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), tem como objetivo contra-atacar a solicitação da Procuradoria de São Paulo que recentemente pediu que a frase seja suprimida.

 Fonte afirma que frase respeita a "tradição cultural" do brasileiro. Na ação civil pública, apresentada em novembro último pela Procuradoria, o Ministério Público Federal aponta que não há previsão legal para a inclusão da frase nas notas do Real e que o Estado brasileiro é laico e deve se desvincular de manifestações religiosas.

Além disso, para o MP, a expressão privilegiaria uma religião em detrimento das outras. Eduardo da Fonte, no entanto, entende que há um erro de interpretação da palavra “laico”.

Ele afirma que Estado laico é aquele que não adota uma religião oficial e no qual há separação entre a Igreja e o Estado, de modo que não haja envolvimento entre os assuntos de um e de outro, muito menos sujeição de um em relação ao outro.

 “O respeito e o culto a um ser supremo, que representa a divindade, está presente em todas as religiões”, completa Da Fonte. O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 Estado de Minas

 Com Agência Câmara

Nenhum comentário: