quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Ciclista 'socorrido' por Dilma agradece ajuda e pede 'favor' para a presidente


Raquel MoraisDo G1 DF

"Socorrido" pela presidente Dilma Rousseff após atropelar um cão e cair da bicicleta, o advogado Marcelo de Sá Mendes conta que agradeceu a postura dela e aproveitou a ocasião para pedir a reabertura do autódromo de Brasília para o treinamento de ciclistas. O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (16) na Vila Planalto. O homem, que tem 38 anos, teve machucados no rosto e vai precisar passar pelo menos 30 dias com o braço engessado.

Mendes, que treina desde 2011, estava acompanhado do técnico e outros dez ciclistas durante a manhã. O grupo passou a fazer as atividades na Vila Planalto justamente por achar que, com o fechamento do autódromo para o público, era a região mais segura da cidade. O advogado participaria de uma competição em 35 dias no México.
"Ela chegou, fez a volta, parou, perguntou se já tinham chamado o Samu e disse que pediu à equipe dela para acionar também. Então ela se dirigiu a mim e me perguntou como eu estava, o que eu estava sentindo. Falei que estava sentindo [dor em] a cabeça, o rosto, mas estava consciente e queria agradecer o gesto da senhora de parar aqui", lembra o advogado. "É um ato digno, e eu agradeço a ela pela preocupação, ela poderia ter passado direto."
"Ela se interessou pelo tema [do autódromo]. Sempre achei sensacional [ela] pedalar no local que a gente pedala, já tínhamos dado 'bom dia' em outra ocasião. E [hoje] ela parar e, com todo protocolo de segurança que ela tem, ela ficar, ela mostrou esse lado [sensível] dela, agradeço, pelo cuidado, pela gentileza e até por quebrar protocolo de segurança. Ela se arriscou por uma questão de humanidade, e isso é elogiável", disse.

"É o que todo mundo quer, um espaço que dê para treinar. Falam em Brasília como capital do esporte, e é mesmo, tem uma infraestrutura boa para esporte, mas é preciso melhorar", diz. "Tive uma queda muito feia, caí de rosto no chão, o cachorro saiu do nada, surgiu do nada. Ele se jogou na frente da bike. Meu treinador diz que, de alguma forma, ele avançou no meio da bicicleta. Eu não tinha como parar, até pela velocidade em que eu vinha. Acho que o grande ponto é a falta de espaço público para treinar; a gente não tem."
O advogado voltou ao hospital na tarde desta quarta para uma reavaliação e afirma correr risco de passar por cirurgia. O capacete que ele usava ficou arranhado e a luva se rasgou. Chateado com a possibilidade de não participar da sétima competição como ciclista – depois de ter investido em massagens, assessoria, fisioterapia, alimentação, passagens e hospedagem, o homem diz esperar que a situação chame a atenção para a falta de espaços adequados para pedaladas na capital do país.
Espera
Dilma interrompeu a pedalava que tem feito todas as manhãs pelas ruas próximas ao Palácio da Alvorada, residência oficial, para acompanhar o socorro de Mendes. A presidente ficou ao lado dele até a chegada do Samu e dos bombeiros
.

Nenhum comentário: