terça-feira, 3 de novembro de 2015

DO BLOG DIRETO AO PONTO

Bate-Papo Francisco Amaral
















Uma das maiores referências culturais de Santa Cruz do Capibaribe, considerado ‘o Pai da Comunicação’ da cidade, Francisco Samuel do Amaral participou na ultima quarta-feira (28) do tradicional quadro semanal do Programa Direto ao Ponto, contando sua vida, seus causos pessoais e profissionais, e revelando múltiplas facetas na cultura local.
Viaje no tempo e conheça um pouco mais de sua história.

Infância
Um dos filhos do casal Samuel José do Amaral e Dona Maria José da Silva, ele é natural do sítio Japicanga, de São Caetano-PE. Nascido 4 de fevereiro de 1944. “Minha infância foi praticamente em Caruaru. Onde arrumei muitos amigos, e estudei no grupo professor Zé Leão. Tenho inclusive amigos que hoje estão na comunicação no Estado que começaram comigo lá”, conta.

No batente!
Os primeiros trabalhos radiofônicos foram na Capital do forró ainda na década de 60. Mais precisamente na Rádio Cultura. “Era vendedor comercial da Rádio Cultura e aos sábados tinha o programa de Nivaldo Oliveira. Certo dia ele faltou e Zé Almeida, um dos donos da rádio pediu para fazer ‘A feira de Caruaru’, que era o programa. Ele gostou e quando Nilvaldo chegou, ele disse que já estava dispensado e que teria outro em seu lugar”, conta.















“Tudo que sei, procuro ensinar. Como ensinei aos meus filhos e outros comunicadores da cidade”, diz.

Chegada a Santa Cruz do Capibaribe...
Em 1966, então com 22 anos chega à cidade onde se firmou como referencia na comunicação e espelho para jovens aprendizes.  

Inicialmente com o primeiro carro de som em parceria com Antônio Sarturnino Lopes do Nascimento, empresário do ramo de panificação, pai da atriz e professora Avani Lopes, fazendo propaganda pelas ruas da cidade. A conhecida ‘AL Propaganda’.

Uma escola e tanto...
                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Mais à frente e sem a parceria, ainda quando a cidade                                                        não
tinha rádio local, montou o seu sistema de divulgação e propaganda que consistia em difusoras em postes espalhados em poucas ruas da cidade. A iniciativa serviu de escola para diversos radialistas de nossa cidade, a ‘Amaral Publicidades’ era responsável não apenas pela divulgação do comercio, mas por entreter a população, com programas musicais.

Nomes como Jota Oliveira, Geraldo Silva, Geraldo Costa e Ronaldo Pacas passaram, de forma direta, pelas mãos de Amaral.

À noite, um programa muito movimentado era o "De alguém para você", através do qual os jovens ofereciam músicas para seus pares e paqueras. Foi nesse período que começou também com a cobertura dos eventos, como os carnavais diretamente dos clubes. 

Rádio
Trabalhou ainda nas Rádios Vale do Capibaribe AM e Comunidade FM. “Tive o privilégio de trabalhar 8 anos na Comunidade, fazendo os programas ‘Viola e Companhia’, ‘Seresta em FM’ e o ‘Canta Luiz’ e também 5 anos na Rádio Vale, ainda na gerencia de Antônio Carlos”, fala.
Além disso, ele passou também na Rádio Tribuna de Santos, em São Paulo.

Quando o mês de Junho chegar...
Referência nas tradicionais quadrilhas juninas, Francisco Amaral foi o principal responsável por organizar e expandir as quadrilhas de ruas do município. Rafael Lopes foi o primeiro a lhe acompanhar, com seus oito baixos. Além de ‘Guila’ na Zabumba, sendo responsável ainda por levar a primeira quadrilha de Santa Cruz para disputar competições juninas fora da cidade. No ‘Geraldão’ em Recife. Além disso, começou com a ‘casamento matuto’ nas festividades.
“Começou comigo e Raimundo Catanha. Depois me apresentou Biu Marcelino, o Dedo de Ouro”., relembra.

Função herdada pelo filho Fernando Amaral. Além dele, outro ‘puxadores’ a exemplo de Jota Oliveira foi seu discípulo.















Nas Vaquejadas
Durante um período foi considerado o maior locutor dessa região. Participando de eventos em Vertentes, Pesqueira, Surubim e Caruaru, entre outras cidades. “Em Santa Cruz, batizei o boi ‘Carrapeta’ que ficou famoso na cidade”, conta.
À época, o boi era considerado o mais bravo dos eventos.

Eleições
Em campanhas eleitorais iniciou os trabalhos ainda em 1968. Campanha do candidato Gaudêncio Feitosa.
Com destaque dentro do denominado grupo ‘Cabeção’ à época, mantinha influência também nas discussões internas do partido.

Candidato a Vereador  - Em 1996 disputa sua única eleição. Não conseguindo êxito.

Virtudes em outros ‘meios’ – Bem entrosado e articulado foi também o responsável pelo primeiro campeonato de ‘peladeiros’ da cidade e instalou juntamente com alguns amigos a vigilância sanitária no município.

Francisco Samuel do Amaral foi o homenageado do São João da cidade em 2009, mesmo ano que também recebeu o Título de Cidadão Santa-cruzense pela Casa José Vieira de Araújo.

Jogo Rápido
Rádio Cultura – Início de vida 
Rádio Vale do Capibaribe – Início de vida aqui em Santa Cruz 
Raymundo Aragão – Grande prefeito, destaque que jamais será imitado 
Padre Zuzinha – Um grande homem. Vou morrer e não verei outro padre igual 
Jota Oliveira – Grande menino. Grande homem. Considero como um filho 
Ronaldo Pacas – Preguiçoso, mas vale
Geraldo Costa – Foi um grande homem e um grande controlista
AL Propaganda – Primeiro carro de som de Santa Cruz
São João – O melhor São João de Santa Cruz foi o comandado por Francisco Amaral 
Santa Cruz do Capibaribe – eu adoro essa terra, onde criei meus filhos, meus netos e meus bisnetos. 

Nenhum comentário: