terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Centro de Atenção Psicossocial já está funcionando em Santa Cruz do Capibaribe‏


A prefeitura Municipal e a Secretaria de saúde de Santa Cruz do Capibaribe inauguraram o CAPS II, Centro de Atenção Psicossocial José Bezerra de Araújo. O CAPS II é um serviço de tratamento para pessoas que sofrem de doenças mentais, neuroses graves, psicoses entre outras. O objetivo é oferecer uma qualidade de vida com um acompanhamento clínico, reinserção dos pacientes, possibilitando atividades que facilitem a convivência com a família e com outras pessoas, substituindo os tratamentos psiquiátricos convencionais, hoje proibidos por lei.

No momento da inauguração, Maurícia Lira, psicóloga pós-graduada em saúde mental e coordenadora do CAPS ll, parabenizou o prefeito Toinho do Pará e a secretária Izalta Lopes pela conclusão do projeto. "Nenhum outro governo pensou em cuidar da saúde mental de nossos pacientes como você, Toinho. Parabenizo sua atitude".

O padre Adriano Manoel e o pastor Marcos celebraram o momento litúrgico. O chefe de Gabinete da prefeitura, Carlos Lisboa, destacou a importância do CAPS II em Santa Cruz do Capibaribe, já que o município possui muitas pessoas necessitadas desse tipo de acompanhamento.

A secretária de Saúde, Izalta Lopes, agradeceu a toda sua equipe e ao prefeito Toinho do Pará por mais uma obra na saúde. "Estou muito feliz com tudo que estamos realizando na saúde" disse a secretária.

O prefeito Toinho do Pará parabenizou a família de José Bezerra de Araújo (Zé Bispo). "Ele foi vereador na cidade em uma época em que vereadores não eram remunerados." Toinho do Pará também parabenizou Maurícia Lira pelo trabalho desenvolvido em prol dos pacientes com transtornos mentais. "Agora eu sei que eles vão ter um lugar especial para se tratarem" acrescentou o Prefeito.

O CAPS II já está em plena atividade, na rua Dr. Petrônio Barbosa, 228, no bairro Nova Santa Cruz (próximo à escola Antônio Burgos). O horário de funcionamento é das 8:00h às 17:00h.

Reunião do IPA de Santa Cruz tem participação da Câmara Municipal


Na manhã desta segunda (27), o Instituto Agronômico de Pernambuco de Santa Cruz reuniu representantes das Associações Rurais do Município para fazer uma avaliação do Programa Terra Pronta e da distribuição de sementes do ano passado e organizar o processo deste ano que se inicia. Esses programas do governo estadual visam desenvolver um trabalho de acompanhamento em algumas comunidades estratégicas da municipalidade afim de promover melhorias na produtividade agrária e na sustentabilidade da população que sobrevive da agricultura.



No encontro que contou com a presença do Técnico em Agropecuária do IPA local, Silvio José, do Gerente Regional do IPA – Caruaru, Rui Sousa, do representante do Presidente da Câmara, Hermínio Neto, do representante da Secretária de Agricultura, Antônio Gomes, foi anunciado a vinda de mais dois tipos de sementes, algodão e sorgo ( espécie de planta que alimenta os animais, substituindo o milho e desenvolvimento com pouca água) que somadas as sementes de milho e dos dois tipos de feijão, aumentarão a variedade das culturas plantadas na região, ao todo 3 toneladas de sementes beneficiarão o município. Também haverá o aumento de mais 100 horas de trator, possibilitadas pelos Deputados Estaduais Edson Vieira e Diogo Moraes, para arado da terra do produtor que sobrevive da agricultura familiar.



Os representantes das Vilas do Pará e Poço Fundo, das comunidades de Cacimba de Baixo, Carrapicho, Quixabeira, Magana, Arapuá, Assentamento Luis Lino, entre outros, ficaram satisfeitos e na expectativa de que a chuva chegue logo, para que possam iniciar o cultivo dessas plantas e obter o tão esperado alimento.



Na ocasião, o representante da Câmara Municipal, em nome do Presidente Francisco Ricardo, colocou a Casa de Lei, a disposição do produtor rural que necessitar de auxílio para realizar melhorias na sua comunidade.



Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores

Manoela Ramos – manoelaramos5@hotmail.com

Imagens flagram "surfe" em ônibus na ponte Rio-Niterói

Imagens de circuito de segurança mostram jovens no teto de um ônibus na ponte Rio-Niterói, neste domingo (26). O coletivo foi parado por policiais e os jovens detidos.

Homem nu é preso após causar perturbação em cidade americana


Um homem nu foi preso após causar perturbação pública em Sacramento, no estado da Califórnia (EUA). O suspeito identificado como José Ayala, de 36 anos, chegou a entrar em confronto com os policiais antes de ser detido, segundo a emissora de TV "News 10".

Câmera flagra policial eletrocutando adolescente americana em frente à escola

A filmagem foi feita quando os alunos de uma escola em Allentown, Pensilvânia, saíram das aulas e se encaminhavam para suas residências.

O vídeo mostra diversos alunos deixando o colégio ao final do período de aula. Uma jovem morena aparece sendo revistada por um policial enquanto alguns colegas em volta a observam.

Em seguida, sem uma clara explicação, o policial se afastou da garota. Neste instante, ela levantou as mãos em sinal de rendição. Exatamente no momento em que ergue os braços a jovem é atingida pela pistola de choque. A eletricidade emitida pela arma foi tão grande que ela caiu dura no chão sem qualquer resposta.

Policial americano usa arma de choque contra garota de 14 anos em frente da escola por thevideos no Videolog.tv.


Do R7, com agências internacionais

Carta de amor é publicada no Diário Oficial do TRT da Paraíba


O Tribunal Regional do Trabalho determinou abertura de processo administrativo disciplinar para apurar o ocorrido. A edição do Diário Oficial com a publicação amorosa continua disponível no site do TRT. Para ler, clique aqui.

A mensagem está assinada por uma mulher chamada Marta. De acordo com a nota oficial divulgada pelo órgão, ela seria funcionária do Tribunal e teria pedido exoneração.

Ao tomar conhecimento da inserção na 2ª Vara do Trabalho do Fórum de João Pessoa de uma carta com conteúdo amoroso na edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJ-e), do dia 16 de Fevereiro de 2012, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Desembargador Paulo Maia Filho, decidiu pela imediata abertura de processo administrativo disciplinar para a apuração da ocorrência pela Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar do TRT.

Diante do fato, a Presidência do TRT presta, ainda, os seguintes esclarecimentos:

1 - A servidora que subscreve a publicação pediu exoneração do cargo em comissão que exercia, o que foi prontamente atendido pela Presidência deste Tribunal.

2 - O Diário Nacional da Justiça do Trabalho, onde o texto foi publicado, é gerido pelo Tribunal Superior do Trabalho e as publicações, quando remetidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho, não podem mais ser suprimidas ou alteradas pelo remetente, conforme determina o Ato Conjunto CSJT/TST nº 015/2008.

3 – O fato foi comunicado oficialmente à Gestora Nacional do Diário da Justiça Eletrônico, tendo sido requerido, inclusive, que fosse cientificado o Exmo. Sr. Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, solicitando providências para, em caráter excepcional, a supressão do texto publicado no DJ-e.

4 – No Sistema Unificado de Administração de Processos do TRT Paraíba - Suap, a Presidência determinou a supressão do texto escrito pela servidora.

5 - Além dessas providências, foi determinado ciência ao Juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de João Pessoa, unidade de lotação da servidora e em que tramita o processo em questão, de onde partiu o procedimento que culminou com a publicação do texto, inclusive para que fosse dado continuidade regular à tramitação da ação trabalhista.

6 - Por fim, é importante informar à sociedade que o teor da carta não revela a prática de nenhum ilícito, nem causou prejuízo às partes do processo, mas tão somente fatos da vida pessoal de uma servidora, que no seu histórico funcional não registra ocorrências que maculem a sua dignidade.

Vanessa Silva
Do NE10/ Paraíba

Bandidos arrombam joalheria no Centro de Caruaru

Uma joalheria foi arrombada na madrugada dessa segunda-feira (27), no Centro de Caruaru, Agreste de Pernambuco. De acordo com a polícia, os bandidos entraram na loja, através do prédio vizinho, fizeram um buraco na parede, desligaram todo o sistema de segurança e roubaram tudo que havia no estabelecimento. A polícia não divulgou o valor das joias levadas pelos bandidos, mas acredita-se que seja um prejuízo milionário. [Veja o vídeo]

Homem é preso no Recife portando RG com foto do ator Jack Nicholson


Um homem de 41 anos foi preso nesta terça-feira (28) suspeito de usar documentação falsa para abrir uma conta bancária em uma agência no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Uma das várias carteiras de identidade em nome de outras pessoas que estavam com o suspeito tinha uma foto do ator norte-americano Jack Nicholson, em nome de João Pedro dos Santos. Não existe nenhuma semelhança física entre o suspeito e o ator.

O suspeito foi detido no interior do estabelecimento por agentes da Polícia Civil e levado à delegacia do bairro para prestar depoimento. “Ele negou tudo. Disse que só vai falar em juízo”, afirmou o delegado Erivaldo Guerra, responsável pelo caso. O suspeito deverá responder pelos crimes de uso de documento falso e falsificação de documento público. Ainda hoje, o suspeito segue para o Centro de Triagem, em Abreu e Lima, no Grande Recife.


Do G1 PE

Dilma se coloca fora do processo eleitoral no Recife e em São Paulo


A presidente Dilma Rousseff afastou qualquer caráter eleitoral que tenha sido colocado sobre sua visita ao Recife nesta terça-feira (28). Quando perguntada sobre sua posição em relação às prévias das eleições que estão acontecendo em São Paulo e na Capital pernambucana, ela se mostrou isenta e disse que não tem nada a declarar.

Ela afirmou que tem suas opções, mas preferiu manter o caráter institucional da visita, alegando que esta não é a função de uma presidente da República. “Como presidente da República, a minha função constitucional é zelar pelos negócios públicos.

Não é propriamente me envolver nas discussões eleitorais. Como cidadã, eu tenho minha opções, agora como presidente da república, e eu estou aqui como presidente da República, a minha participação é institucional”, disse.

Sobre a corrida do PT em busca de aliados para eleições em São Paulo, a presidente não mudou o discurso e se colocou fora da situação novamente. “Essa é uma questão que tem que ser tratada a nível municipal, ontem eu disse que participo do Governo Federal, sou presidente da República, não sou prefeita de São Paulo e não tenho nenhum pronunciamento específico para fazer neste sentido”, declarou.

Após a solenidade de inauguração do conjunto habitacional Via Mangue, a presidente e sua comitiva embarcaram de volta para Brasília.

GERALDO LÉLIS, do FolhaPE

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Moda Center volta ao normal após feriado de Carnaval


Depois de cinco dias de folia, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe aos poucos retoma as suas atividades normais. O comércio voltou a funcionar na tarde da quarta-feira de cinzas, juntamente com os bancos que abriram a partir das 12h.

As atividades no Moda Center Santa Cruz já estão em pleno vapor. O SAC (Serviço de Atendimento ao Condômino) e todos os departamentos do Centro Administrativo já estão funcionando normalmente. Os comerciantes já começam a retirar das prateleiras e vitrines boa parte dos adereços, fantasias e enfeites de Carnaval.

No próximo domingo (26), as feiras no parque voltam ao normal, quando os atacadistas comparecem a fim de reabastecer suas lojas que, normalmente, têm suas prateleiras esvaziadas no período pé-carnavalesco.

Os dormitórios e hotéis localizados no entorno do Moda Center já estão recebendo reservas para as próximas feiras. Semanalmente, de domingo à terça, o Moda Center Santa Cruz recebe uma média de 50 mil clientes vindos de todos os lugares do Brasil para comprar roupas de qualidade com preços de fábrica.

Ganense é preso após ser flagrado em ato sexual com ovelha


O ganense Gordon Yeboah, de 20 anos, foi preso na semana passada em Abesim, em Gana, após ser flagrado fazendo sexo com uma ovelha, segundo o site de notícias "Peace FM Online".

A notícia atraiu uma multidão em frente à delegacia de Abesim, onde Yeboah confessou ter mantido relações sexuais com o animal.

Yeboah, pai de um bebê de sete meses de idade, foi flagrado durante o ato sexual em uma aldeia local na noite da última quinta-feira.

Do G1, em São Paulo

Homem domina bandido e aguarda a chegada da polícia em SP

Um economista flagrou o criminoso tentando roubar o veículo em uma região nobre de São Paulo. O homem conseguiu conter o bandido e aguardou por meia-hora a chega da polícia.

Após se entregar, Mizael é levado para presídio na Zona Norte de SP


O advogado e policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza, acusado da morte da advogada Mércia Nakashima, era levado na noite desta sexta-feira (24) ao presídio Romão Gomes, na Zona Norte de São Paulo. Ele se entregou por volta das 17h30 no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. Depois, passou pela Corregedoria da Polícia Militar e foi levado para fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML). Mizael era procurado desde 7 de dezembro de 2010.

Mizael saiu em um veículo da Polícia Militar da Corregedoria por volta das 20h30, sentado no banco de trás e com a cabeça coberta por um pano. Outros três veículos da polícia formaram a escolta.

A polícia acredita que Mércia tenha morrido ainda no dia 23 de maio de 2010, quando desapareceu da casa dos avós em Guarulhos, na Grande São Paulo. Um pescador afirmou ter visto o carro da advogada entrar na represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, no mesmo dia. Também contou à polícia ter visto um homem não identificado deixar o veículo e ter escutado gritos de mulher. O veículo foi localizado submerso em 10 de junho do mesmo ano. Um dia depois, os bombeiros encontraram o corpo de Mércia.

Peritos identificaram que ela levou um tiro no rosto, provavelmente de raspão. Segundo o perito Renato Pattoli, Mércia foi agredida, baleada, desmaiou e morreu afogada, já que ela também não sabia nadar. Mizael, ex-namorado da vítima, foi denunciado pelo Ministério Público de Guarulhos pelo assassinato da advogada. O outro acusado do crime é o vigia Evandro Bezerra da Silva, que ainda está foragido.

Márcio Pinho
Do G1 SP

Garota de 14 anos cai de brinquedo e morre no Hopi Hari, em SP

O acidente aconteceu no brinquedo conhecido como Torre Eiffel, um elevador que despenca de uma altura de aproximadamente 69 metros a mais de 90 km/h. A adolescente, que estava com os pais no parque de diversões, caiu do brinquedo durante a queda livre. Ela foi socorrida e chegou ao hospital de Jundiaí (SP) com sinais de traumatismo craniano, mas não resistiu e faleceu. O parque, que fica na rodovia dos Bandeirantes, foi fechado.

Acusado de matar índios é preso em Pesqueira


Foi preso na tarde dessa quinta-feira (23) José Messias Pereira Plácido, popularmente conhecido como "Druga", acusado de ter matado dois índios na Vila de Cimbres, no município de Pesqueira, Agreste de Pernambuco.

O primeiro homicídio teria acontecido no dia 2 de abril de 2009, tendo como vítima o indígena José Domingo da Silva. A segunda acusação é de ter matado Noé Pinheiro Leite Júnior no dia 4 de dezembro de 2010. Os dois foram assassinados a tiros.

Há suspeitas que outras pessoas estejam envolvidas com o crime. Mas as investigações continuam.

Do NE10
Núcleo SJCC/Caruaru

Bandidos invadem e assaltam Banco do Brasil de Riacho das Almas


A agência do Banco do Brasil de Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco, foi invadida e assaltada na tarde desta sexta-feira (24).

Segundo informações da polícia local, por volta das 15h, quatro homens quebraram a porta com uma marreta e invadiram a agência. Ainda de acordo com a polícia, os bandidos estavam fortemente armados, eles teriam rendido e assaltado todos os funcionários e clientes.

Todas as pessoas que estavam no local e também foram assaltadas, estão na delegacia da cidade prestando depoimento. O local foi isolado até que os peritos cheguem. A quantia roubada ainda não foi divulgada.

Do NE10
Núcleo SJCC/Caruaru

Duas mulheres são presas suspeitas de tráfico de drogas em Goiana, PE


Duas mulheres foram presas no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, nesta quinta-feira (23), suspeitas de tráfico de entorpecentes. Segundo a polícia, elas foram abordadas pelos agentes na comunidade Balde do Rio, e estavam com 13 pedras de crack, que seriam vendidas por R$ 30 cada uma.

Além do entorpecente, foram apreendidos aproximadamente R$ 1.200 em dinheiro. “Na casa delas foram encontrados diversos aparelhos celulares e outros bens provenientes do tráfico de entorpecentes. Os viciados na droga trocavam esses objetos por pedras de crack. Em muitos casos recentes, os maridos são presos e as mulheres passam a comandar o tráfico de drogas”, afirmou o delgado Jean Rockfeller.

As duas mulheres foram autuadas em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes e depois encaminhadas para a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste da capital pernambucana, nesta quinta.

Do G1 PE

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PREFEITO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE PROMOVE AÇÃO CONJUNTA DA OPERAÇÃO LEI SECA


Em Santa Cruz do Capibaribe – PE, o Prefeito do município, Antônio Figueiroa, o Toinho do Pará, promoveu campanha de conscientização para prevenção aos acidentes por condução de veículo automotor e ingestão de bebida alcoólica juntamente com equipe da Secretaria Estadual de Saúde que tem como Secretário Estadual Dr. Antônio Carlos Figueira o qual Coordena a Operação Lei Seca no Estado, Secretário Municipal de Defesa Social - Coronel Aristóteles Pedrosa, Autoridade de Trânsito do município, o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Público Valdeni Aragão, o Coordenador de Programas e Projetos de Educação de Trânsito Mário Leandro, Agentes de Trânsito e demais categorias de usuários do trânsito.

O evento que ocorreu antes, durante e depois do período de carnaval que tem como foco principal a prevenção de acidentes e bem como os condutores não cometer Infração de Trânsito prevista no CTB – Código de Trânsito Brasileiro e Lei Federal Nº. 11.705 (apelidada de lei seca) que prevê multa gravíssima com soma de 07 pontos no prontuário da habilitação e valor de 957.70 reais, medida administrativa - retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado, recolhimento do documento de habilitação e suspensão do direito de dirigir por um ano, para os motoristas flagrados dirigindo com teor alcoólico a partir de 0.14 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue), o equivalente um copo de cerveja. Nesse caso, o condutor está cometendo uma infração de trânsito.

Já quem for flagrado com um teor acima de 0.33 mg/l de álcool no ar expelido (ou 6 dg por litro de sangue o equivalente a dois copos de cerveja), configura o crime de embriaguez ao volante, e a punição inclui, ainda, detenção de seis meses a três anos.

Nesse caso, o condutor é levado a uma delegacia de polícia e atuado em flagrante. No caso de o condutor que bebeu provocar morte, ele poderá responder por homicídio doloso (com intenção), conforme entendimento da autoridade policial.

A operação contou com a participação de grande número de motoristas e de maneira especial os taxistas cadastrados pelo Poder Executivo Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, bem como grande apoio de donos de bares e meios de Comunicação em geral.

Revista Desafios

Unidos da Tijuca é a campeã do carnaval carioca 2012


A Unidos da Tijuca foi eleita a campeã do carnaval carioca nesta quarta-feira (22). A escola da Zona Norte é a vencedora pela terceira vez em sua história após uma acirrada disputa na apuração do Grupo Especial que aconteceu nesta tarde na Sapucaí. Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá foram rebaixadas para o Grupo de Acesso A. O desfile das campeãs acontecerá no dia 25 de fevereiro (sábado), com a apresentação das seis primeiras classificadas.

A Unidos da Tijuca, campeã em 1936 e 2010, apostou mais uma vez na criatividade do carnavalesco Paulo Barros, famoso por trazer inovação para a Passarela do Samba. A escola trouxe vaqueiros, sanfonas e baião para celebrar Luiz Gonzaga, que completaria cem anos em 2012 se estivesse vivo.
O enredo teve o título de "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão". A Tijuca alcançou 299,9 pontos, somente 0,2 a frente da Salgueiro.

Líder o tempo inteiro
Treze agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro disputaram o título de campeã do carnaval. Quarenta jurados avaliaram dez quesitos: mestre-sala e porta-bandeira, fantasia, conjunto, evolução, alegorias e adereços, comissão de frente, harmonia, bateria, enredo e samba-enredo.

O começo da apuração foi marcado por uma forte disputa entre Unidos da Tijuca e Vila Isabel. Até o quarto quesito analisado, o de alegoria, as duas dividiram a liderança, seguidas por Salgueiro e Beija-Flor.

A partir de alegoria, a Tijuca se isolou no 1º lugar, com a Vila Isabel caindo para a quarta posição após receber um 9,7. Após as notas de comissão de frente, as escolas ficaram separadas por apenas 0,2. Depois da divulgação do quesito bateria, Salgueiro entrou na disputa e continuou na briga até o final, ficando em 2º lugar.

Do G1 RJ

Garoto nega que dirigia jet ski que matou criança

Especialistas não concordam com a versão do advogado do garoto. Ele nega que o menino estava no jet ski. O menino teria apenas dado partida no equipamento que saiu descontrolado. Veja!

Invasor que rasgou notas da apuração está arrependido, diz advogado


Tiago Ciro Tadeu Faria, preso pela Polícia Militar sob a suspeita de ter invadido a área restrita da apuração do carnaval de São Paulo no Anhembi, roubado os papéis com os resultados e fugido na tarde de terça-feira (21), está arrependido do que fez. A informação foi dada ao G1 nesta quarta-feira (22) pelo advogado da Império da Casa Verde, Eduardo Moraes, que também está defendendo os interesses do vendedor de carros. Sua defesa pretende entrar com um pedido de liberdade provisória diretamente a um juiz do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), no Fórum da Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista.

O suspeito usava uma camiseta com o nome da Casa Verde, uma das concorrentes, no momento em que estava numa área reservada à diretoria da escola de samba, e pulou uma cerca de proteção e tomou os documentos do locutor do evento. Câmeras de TV e fotógrafos chegaram a registrar a imagem do homem sentado junto à mesa da presidência da agremiação. Também o flagraram pulando um cercado e rasgando e roubando os documentos da mesa.

Apesar disso, seu defensor alega que Tiago não pertence à diretoria da Casa Verde. “Ele é apenas um componente da escola, um fã. Me parece um torcedor apaixonado que está muito arrependido do que fez. Ao menos foi isso o que ele me falou após ser preso”, disse o advogado Eduardo Moraes na manhã desta quarta. Segundo ele, seu cliente não quer falar com a imprensa sobre o caso.

Sentado à mesa da diretoria
Mesmo com a posição da escola em negar qualquer envolvimento de Tiago com sua diretoria, a Polícia Civil investiga a suspeita de que Tiago pertença à cúpula da Casa Verde. Isso porque ele apareceu ao lado de dirigentes sentado na mesa durante a apuração.

Questionado a esse respeito, o advogado da agremiação que está defendendo Tiago respondeu que o vendedor se sentou ali sem autorização da direção da escola. “Ele me contou que conseguiu passar pelo alambrado e acompanhou a apuração pela parte interna. Não tem qualquer ligação com a diretoria”, disse Moraes.
Pelo regulamento da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, a Casa Verde poderá ser punida com a expulsão das próximas competições caso fique comprovado que Tiago seja integrante da diretoria da agremiação.

Tiago foi indiciado na Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista (Deatur) por supressão de documentos e dano ao patrimônio público. Indagado sobre o que seu cliente tem a dizer a respeito das acusações atribuídas a ele, o advogado afirmou que ele confessou a primeira acusação e negou a segunda. “Ele alega que quando começou o tumulto generalizado, ele teve o ímpeto de invadir o local reservado a divulgação das notas da apuração porque não concordava com o resultado que estava sendo anunciado. Falou que foi algo impensado, que não teve nada combinado”, afirmou Moraes.

O delegado Osvaldo Nico Gonçalves, titular da Deatur, apura, no entanto, a suspeita de que a invasão possa ter sido combinada. Segundo ele, Tiago declarou em seu depoimento que só invadiu a área restrita porque a Liga teria descumprido um acordo com as escolas. “Ele contou que estava revoltado, que havia um acordo numa reunião entre os diretores das agremiações e o presidente da Liga [Paulo Sérgio Ferreira] para que nenhuma escola caísse depois que dois jurados foram trocados. Ele contou que esse acordo não estava sendo cumprido e invadiu o local com outras escolas”, disse.
O G1 não conseguiu localizar o presidente da Liga para comentar o assunto.

Invasor é conhecido da polícia
Segundo seu advogado,Tiago já teve passagens na polícia por suspeita de furto, receptação, formação quadrilha, porte de arma e dano ao patrimônio público. “Ele tem um processo por furto em 2001, no qual ficou preso e respondeu a um inquérito por receptação em 2004, quando foi condenado a pagamento de multa para ficar solto.”
Policiais civis afirmaram ao G1 que Tiago já cumpriu três meses de prisão por furto, formação de quadrilha, porte de arma e receptação.

De acordo com o site do Tribunal de Justiça de São Paulo, Tiago já respondeu por receptação em 2002 na área do 38º Distrito Policial, na Vila Amália. Ele foi julgado pela 14ª Vara Criminal da Barra Funda em São Paulo. A pena foi convertida em multa.
Segundo a polícia, em 2004, ele foi indicado num caso de ataque a caixa eletrônico de um posto de gasolina na Avenida Nações Unidas, na região de Santo Amaro, Zona Sul da capital paulista. Teria sido detido com três outros homens pela Polícia Militar após uma denúncia. Com o grupo foram apreendidos cilindros metálicos e chaves de fenda.

Pedido de liberdade e expulsão
O advogado Moraes afirmou que pretende entrar com um pedido de liberdade provisória para Tiago na tarde desta quarta no Dipo. O pedido também terá de ser levado ao conhecimento de um promotor do departamento.
Apesar disso, o vice-presidente da Casa Verde, Paulo Ferreira, afirmou que Tiago não poderá mais participar da escola. "Agora ele é persona non grata aqui", disse Ferreira.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) informou que o fórum deverá abrir para atendimento após o meio-dia desta quarta. A equipe de reportagem não conseguiu localizar a assessoria do Ministério Público para comentar o assunto.

O delegado da Deatur afirmou ainda que analisa imagens de TV para tentar identificar outros integrantes das concorrentes que participaram da invasão à mesa de divulgação das notas. Haviam membros com o uniforme da Camisa Verde e Branco no local. O G1 não conseguiu localizar os dirigentes dessa escola para falar.

Corintiano preso é suspenso
Além de Tiago, Cauê Santos Ferreira, de 20 anos, identificado pela polícia como integrante da escola Gaviões da Fiel, também foi preso pelos mesmos crimes atribuídos ao membro da Casa Verde.

Em entrevista ao G1, o advogado da Gaviões, Davi Gebara, afirmou que Cauê não é membro da diretoria da agremiação e sim um associado que teve autorização para acompanhar a apuração na área reservada aos dirigentes. Ele também disse que está defendendo os interesses do preso.

“Cauê é membro da Gaviões. É um associado. Pelo pouco que vi das imagens, e pelo que os componentes da Gaviões disseram ele não aparece nas imagens cometendo qualquer crime. Ele estava no meio do entrevero. Ele não mexeu em documentos. Ele nega a autoria da autoria também do dano ao patrimônio. Ele é trabalhador, réu primário. Está fazendo curso de desenho técnico. Foi uma infelicidade. Na hora do tumulto, ele viu que pessoas saíam pela esquerda. Ele pulou o alambrado no intuito de sair do tumulto”, disse o advogado Davi Gebara, que também deve entrar com um pedido de liberdade provisória para seu cliente no Dipo, no Fórum da Barra Funda.

Apesar de até o momento nenhuma imagem ter surgido mostrando Cauê roubando documentos relacionados às notas, a Gaviões da Fiel decidiu suspendê-lo preventivamente até o final da apuração dos fatos pela polícia. “A priori ele é inocente. A medida de afastá-lo é praxe”, disse Gebara.

Os dois presos foram transferidos na manhã desta quarta da carceragem do 2º DP, no Bom Retiro, para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo.

Kleber Tomaz
Do G1 SP

Olhadinha indiscreta marca jantar real

O marido da presidente da Finlândia estava sentado ao lado da princesa da Dinamarca e não conseguiu disfarçar. Ele olhava fixamente para o decote da princesa quando foi flagrado por ela. Veja!

Bacalhau do Batata encerra carnaval de Olinda pelo 50º ano consecutivo


Milhares de pessoas se reuniram nesta terça-feira (22) no Alto da Sé, em Olinda, para acompanhar o Bacalhau do Batata, agremiação que completa 50 anos neste carnaval. O Bacalhau surgiu em 1962, foi uma criação do garçom Isaías Pereira da Silva, mais conhecido como Batata. Como trabalhava durante os quatro dias de folia, organizou na quarta um bloco carnavalesco para quem trabalha poder brincar o carnaval.

Batata faleceu em 1993, mas o bloco criado por ele atrai cada vez mais foliões. "O primeiro ano sem ele foi muito triste, mas temos que manter a tradição e a alegria", defende Zezé de Paula, que frequenta o bloco desde a sua criação. É ela a responsável por carregar o estandarte de quase 40 quilos, criado por Carlos Couto. "O bacalhau às vezes vem mole, dividido em dois, mas a gente tem que dar um jeito", diz Carlos. "Eu só brinco no Bacalhau, o Batata era como um irmão para mim", acrescenta o responsável pelo estandarte. Selma Valongueiro resolveu se vestir de bacalhau esse ano para acompanhar a troça. "Eu também faço 50 esse ano", brincou ela.

O bloco hoje atrai até mesmo aqueles que já brincaram os outros dias da folia. Há oito anos os cearenses Julio Cesar Ferreira e Ana Karla fazem questão de brincar o carnaval de Olinda até o Bacalhau do Batata. "É a melhor parte do carnaval", acredita Julio. "O Bacalhau do Batata fecha com chave de ouro o carnaval", acredita o recifense Victor Arruda. "Mas a alegria continua o ano todo", acrescenta Raíssa Arruda.

Por volta das 10h30, o Bacalhau do Batata partiu do Alto da Sé, com uma multidão de pessoas, fora os estandartes e bonecos gigantes que se uniram ao desfile do bloco, que marca o final oficial do carnaval em Olinda. "O carnaval vai mesmo é até o dia 12 de março, aniversário de Olinda", acredita Alexsandro Feitosa. Talvez ele esteja realmente certo. Em Olinda, a folia parece longe de terminar.

Katherine Coutinho
Do G1 PE

Bloco Os Irresponsáveis se despede de Momo em Água Fria


Os foliões do bloco Os Irresponsáveis, que sai, tradicionalmente, na Quarta-feira de Cinzas, deveriam ser chamados de "Os inconformados". O carnaval acabou, mas eles continuam querendo festa, por isso fazem das ruas de Água Fria e do Arruda, na Zona Norte do Recife, o cenário para último grande evento do período carnavalesco.

Em 2012, o bloco completa 30 anos de história e não mostra cansaço. Por volta das 16h30, a multidão já lotava as vias por onde trios elétricos, troças, maracatus e outras atrações passavam. A principal delas foi o cantor Almir Rouche, que não acompanhou o desfile na qual os brincantes vestidos com a camisa do bloco estavam. Ele foi seguido em um veículo à parte por centenas de outros foliões.

> Foliões esperam o trio elétrico com Almir Rouche enquanto pulam e cantam

Darcilene Ribeiro sai no bloco há 7 anos e não gostou de ter ficado longe do artista. "Os Irrenponsáveis tem que ter Almir. Ele precisa vir junto". Mas, isso não foi motivo para desanimação. Ela e as amigas só pararam de pular na hora da foto para a matéria e seguiram caminho cantando e brincando como se ainda houvesse mais quatro dias de Carnaval.

Lidiane Ferreira dispensou o abadá e preferiu se caracterizar para ir às ruas. Ela e o namorado fecham os dias momescos com o bloco. "Vamos para os maiores. Começamos no Galo e terminamos aqui". Diego Chaves não gosta tanto de Carnaval, mas vai mesmo assim. Os motivos? Além de tomar conta da namorada, claro, encontrar os amigos em uma festa perto de casa, no bairro onde mora, e com segurança é bom. "Nos últimos três anos o policiamento aumentou", conta.

Há, contudo, quem não goste do adeus a Momo na porta de casa. Eliane Simas desaprova o xixi na calçada, deixado por foliões menos educados, o comércio fechando caminho logo cedo, às 5h, e não poder ir e vir por causa das rua tomadas. "Já me acostumei. O jeito é ficar olhando aqui de cima", diz, do alto da escada de sua residência de onde pode ver, de camarote, os irresponsáveis passarem.

Do NE10

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Operação Carnaval começa às 18h da sexta-feira


Em virtude do feriado de carnaval, ocasião em que boa parte da população viaja para o litoral e para os focos de folia no estado, deixando suas residências fechadas, a Secretaria de Defesa Social, juntamente com a 3ª CIPM, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros irá montar uma operação especial de segurança.

A estratégia foi definida em reuniões onde estiveram presentes representantes dos comandos da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. De acordo com o secretário de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe, coronel Aristóteles, a operação tem início às 18h da próxima sexta-feira (17), e se encerra às 9h na quinta-feira (23). Ao todo, serão mobilizados 80 policiais militares, 20 policiais civis, 30 bombeiros militares e 60 guardas municipais nos sete dias da operação.

Por dia, serão 90 homens atuando no patrulhamento da cidade. O início da operação será marcado pela saída de um comboio todas as viaturas envolvidas na operação.
O secretário de Defesa Social orienta à população que informe às autoridades de segurança sobre qualquer movimentação estranha, a fim de evitar danos ao patrimônio dos santacruzenses.

Telefones úteis
Guarda Municipal – 3759- 3000
Polícia Militar – 3759-8200
Polícia Civil - 3759-8229
Corpo de Bombeiro – 3759-1003

Casal é preso após 'jogo sexual' ser confundido com sequestro nos EUA


Um casal foi preso na terça-feira (14) em Portland, no estado do Oregon (EUA), no Dia dos Namorados, depois que uma brincadeira sexual bizarra foi confundida com um sequestro, segundo a emissora de TV "Komo News".

A polícia iniciou uma caçada depois que uma pessoa viu Stephanie Pelzner nua sendo amarrada e amordaçada com fita adesiva na parte traseira de um carro.

Apesar de o namorado Nikolas Harbar contar que ele e sua namorada estavam "apenas se divertindo um pouco", a mulher telefonou para a polícia e relatou o "rapto".

A polícia de Portland enviou nove carros para encontrar o veículo Subaru do jovem e alertou as forças policiais de estados vizinhos.

Após localizar o casal, a polícia descobriu que tudo não passava de um "jogo sexual".
No entanto Stephanie Morgan Pelzner e Nikolas Alexander Harbar acabaram presos acusados de má conduta.

Do G1, em São Paulo

Mulher é espancada por companheiro no meio da rua em PE

Imagens de celular feitas por um vizinho mostram o momento da agressão. O homem, de 21 anos, bate na mulher por cerca de 10 minutos e ninguém separa o casal. Mesmo sem o registro da agressão, o homem vai responder pelo crime.

Detento foge da cadeia no Dia dos Namorados para ver amante e esposa


Um detento fugiu da cadeia de Merced, no estado da Califórnia (EUA), no Dia dos Namorados, comemorado na terça-feira (14), para se encontrar com a esposa e a amante, segundo a emissora de TV "KSEE".

Zachary Johnson, de 32 anos, no entanto, permaneceu pouco tempo em liberdade. O triângulo amoroso em que estava envolvido o fugitivo acabou ajudando a polícia a capturá-lo.

Johnson fugiu pelo teto do banheiro. Depois, escalou o muro e usou um cobertor para passar pelo arame farpado. A polícia encontrou sangue em cima do muro.
Do lado de fora, ele mudou de roupa e pegou um táxi. Depois, ele se encontrou com a amante Jeanette Segovia. Mais tarde, Johnson tinha marcado de ver sua mulher, Dawn Hathaway.

Ele estava indo se encontrar com Dawn em San Jose, quando a polícia atrapalhou seus planos. Johnson chegou a fugir de carro por mais de 70 quilômetros.
Após ter o carro parado, Johnson desceu e saiu correndo. Ele chegou a se esconder em um galinheiro, mas acabou preso.


A amante Jeanette Segovia e a esposa Aurora Hathaway também foram presas sob a acusação de cumplicidade na fuga.

Do G1, em São Paulo

Lindemberg Alves é condenado a 98 anos e dez meses de prisão nesta quinta-feira (16)

Após quatro dias de julgamento no Fórum de Santo André, no ABC paulista, a juíza Milena Dias anunciou, na noite desta quinta-feira (16), a sentença de Lindemberg Alves Fernandes. O assassino de Eloá Cristina Pimentel foi condenado a 98 anos e dez meses de prisão pelos 12 crimes cometidos em outubro de 2008.

Galo gigante ocupa seu posto na ponte Duarte Coelho, no Recife


Depois de mais de dez horas de trabalho, o galo gigante fica pronto. Montado na ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, ele é um dos principais símbolos do carnaval na cidade. Muitos foliões apaixonados pelo maior bloco do mundo fizeram questão de acompanhar a montagem e registrar tudo com fotos. A estrutura pesa três toneladas e tem 27 metros de altura. (Foto: Rodrigo Lobo/JC Imagem/AE)

Do G1 PE

Anvisa multa em R$ 1 milhão empresa importadora de lixo hospitalar


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) multou em R$ 1 milhão a empresa têxtil Na Intimidade, responsável pela importação de dois contêineres de lixo hospitalar importados dos Estados Unidos.

Em outubro do ano passado, os contêineres com cerca de 46 toneladas de lençóis usados em hospitais norte-americanos e manchados de sangue foram descobertas pela Vigilância Sanitária e Receita Federal no Porto de Suape, em Pernambuco. A empresa havia informado que a importação tratava-se de tecidos de algodão com defeito.

Na época, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou a empresa, proprietária da loja Império do Forro de Bolso, em R$ 6 milhões pelos danos causados por exposição do material ao meio ambiente.

Em janeiro, parte do lixo hospitalar foi devolvida aos Estados Unidos. Cerca de 40 toneladas, que estavam nos galpões da Império do Forro de Bolso, foram incineradas por determinação da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

Fonte: Agência Estado

Vice-governador de Pernambuco recebe alta médica de hospital de SP


O vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, recebeu alta médica do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo (SP), por volta das 11h desta quinta-feira (16), após realização de uma cirurgia cardíaca. Segundo a assessoria de João Lyra, ele retornou a Pernambuco por volta das 14h desta quinta.
No desembarque, Lyra foi recebido pelo governador do estado Eduardo Campos, a primeira-dama Renata Campos e parentes como as filhas Nara, Paula e Raquel, e os irmãos Fernando, Gilberto e Angelice.

Ainda segundo a assessoria do vice-governador, os médicos informaram que João Lyra respondeu bem ao pós-operatório e o quadro de saúde dele não sofreu nenhum tipo de variação. O político seguirá com acompanhamento médico e fazendo fisioterapia. Ele está bem, consciente e orientado.

Ao chegar ao Recife, o vice-governador seguiu para sua residência no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana. Por recomendação medica, Lyra ficará de repouso por, no mínimo, 30 dias. O seu retorno às atividades, porém, deverá acontecer de forma gradual.

João Lyra Neto se internou no último dia 5 de fevereiro, no HCor, para se submeter à colocação de três pontes de safena e uma mamária. O procedimento cirúrgico foi considerado necessário após um cateterismo cardíaco, exame de rotina, realizado no dia 31 de janeiro.

Do G1 PE

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Inauguração do CAPS II


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura no dia 16/02, às 16h, o CAPS II, o Centro de Atenção Psicossocial, José Bezerra de Araujo- Zé Bispo.

O CAPS é um serviço de referência e tratamento para pessoas que sofrem de neuroses graves, transtornos mentais, psicoses entre outras. O objetivo é oferecer uma qualidade de vida com um acompanhamento clínico e reinserção dos pacientes ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e vida familiar.

Os atendimentos realizados pelo CAPS são feitos por profissionais qualificados, entre eles estão o Psicólogo, Pedagogo, Psiquiatra, Terapeuta, Assistente Social, técnicos de enfermagem entre outros. Eles oferecem aos pacientes atividades que facilitam a convivência com outras pessoas em sessões individuais e grupais. Oficinas terapêuticas, oficinas expressivas, atividade esportiva, oficinas de alfabetização, grupos de leitura e debate.

Para ser atendido no CAPS é necessário procurar o serviço diretamente ou ser encaminhado por um profissional. O CAPS II funcionará na rua Dr. Petrônio Barbosa, 228, no bairro Nova Santa Cruz.

IOB folia dá show de animação



Muita espuma, confete, serpentina e alegria foram os convidados especiais na comemoração do carnaval do Instituto Olavo Bilac, na tarde desta terça-feira (14). Professores, pais e alunos de todas as idades marcaram presença com sua alegria contagiante, pulando, brincando e dançando ao som de muita música carnavalesca.

A concentração aconteceu em frente da escola e seguiu pelas ruas do bairro nova Santa Cruz. Os foliões seguiram o potente reboque George Som com muita animação. Por onde passava o bloco, dezenas de pessoas saíam para ver e eram contagiadas pela animação de momo.

“Sempre participo do carnaval da escola. O som é legal, vestimos fantasias, aqui todo mundo se diverte, uma festa que não dá pra esquecer. O carnaval é bom demais”, diz o folião e aluno do 7º ano do IOB, Marcos Vinícius.

Na volta ao ponto de partida, os participantes foram recebidos com um carro pipa que espantou o calor da garotada.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMEÇA NO CAIC



"O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

A Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva fez a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optou por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; esporte e lazer; cultura e artesre; as atividades começaram na última segunda feira com aulas de dança e capoeira.

Inicialmente o programa contempla 200 alunos do 3°, 5° e 9° ano que ficarão a maior parte da semana o dia todo na escola, onde fazem refeições e lanches todos com orientação da nutricionista do município.

Os alunos e os pais estão gostando muito do programa e participando ativamente , os pais participaram das reuniões sobre o programa onde foram mostrados vídeos do programa sendo executado em outras escolas, de acordo com o diretor Marcos Augusto a escola está preparada para receber os alunos no tempo integral e completou : " na minha opinião a educação integral é o caminho mais próximo que temos na atualidade para enfretarmos a realidade social por qual passam nossos alunos, e será uma luta da direção desta escola cada vez mais ir em busca de novos projetos e novas ferramentas que nos ajude a melhorar a qualidade do ensino, e estou muito feliz pelos nossos alunos pois somos a primeira escola da Taquaritinga a participar do programa'', completou.


CAIC - Taquaritinga do Norte

UNOPAR apresenta as vantagens do Ensino à Distância


Os representantes da UNOPAR em Santa Cruz do Capibaribe debateram o ensino à distância como mecanismo de democratização do acesso ao curso superior. Para Mirely Tavares, coordenadora local da UNOPAR, os cursos tem um diferencial que é a adequação ao perfil do Pólo das Confecções. “Com a flexibilidade, os aluno podem adequar suas agendas para realizarem suas atividades acadêmicas”, ressalta.

No tocante a estrutura, Emanuela Aleixo, Diretora da UNOPAR Cecape, relata que todo suporte que o aluno necessita está sendo realizado. “Estamos adequando nossas instalações para proporcionar o melhor para os alunos”, diz.

Os cursos da UNOPAR são reconhecidos pelo MEC, com mais de 40 anos de experiência no segmento educacional. As aulas presenciais acontecem uma vez por semana e são transmitidas via satélite.

Serviço: A UNOPAR de Santa Cruz do Capibaribe fica localizada na Av. Padre Zuzinha, 231 A. (81) 3731-3644

Mulher induziu parto para que marido visse filha antes de morrer



Uma americana decidiu antecipar em duas semanas o nascimento de sua filha para que o pai da criança, diagnosticado com apenas alguns dias de vida, pudesse pegá-la no colo antes de morrer.


Mark Aulger, morador da cidade de The Colony (Estado do Texas), foi diagnosticado com câncer de cólon em abril do ano passado. Após seis meses de quimioterapia, ele foi curado do tumor, mas seus pulmões sofreram os efeitos do tratamento.

Com dificuldade de respirar, Mark descobriu no início deste ano que tinha fibrose pulmonar.

"Era como se os seus pulmões estivessem impregnados por concreto. Eles não conseguiam inspirar, não conseguiam passar oxigênio para o resto de seu corpo. Então ele essencialmente morreu sufocado", afirmou sua mulher, Diane, à rede de TV WFAA.

Internado em um hospital no início de janeiro, Mark foi informado pelos médicos de que tinha poucos dias de vida. Foi quando sua mulher, grávida de oito meses, decidiu antecipar o nascimento de sua filha, induzindo o parto.

A menina Savannah nasceu em 18 de janeiro. "Ele (Mark) foi a primeira pessoa a segurá-la, e ele a segurou por 45 minutos", disse Diane.

Mark entrou em coma pouco após ver sua filha, vindo a morrer cinco dias depois, aos 52 anos.

Diane disse à WFAA-TV que colocou Savannah no colo de seu marido pouco antes de sua morte. Segundo ela, Mark estava muito entusiasmado para ver o nascimento sua filha, a quem ele chamava de "um raio de sol em nossa tristeza".

Além da recém-nascida, o casal teve outros quatro filhos.

Motorista culpa seios grandes após falhar em teste de sobriedade nos EUA


Após falhar em um teste de sobriedade ao ser parada pela polícia em Port St.Lucie, no estado da Flórida (EUA), a americana Maureen Raymond, de 49 anos, alegou que seus seios grandes prejudicam sua capacidade de realizar tais testes, segundo a emissora "WPTV".

Apesar da desculpa, Maureen acabou detida acusada de dirigir alcoolizada. O incidente ocorreu no dia 29 de janeiro. A mulher foi parada pela polícia depois de ser flagrada dirigindo em alta velocidade e de forma imprudente.

Em seu relatório, o policial disse que sentiu o odor de álcool quando se aproximou da motorista.

O agente decidiu aplicar o teste de sobriedade para ver se Maureen poderia continuar dirigindo. Foi quando ela argumentou que teria dificuldades para realizá-lo, pois seus seios eram enormes.

Para comprovar o que estava dizendo, a mulher começou a tirar a roupa para mostrar seus seios, mas foi impedida pelo policial.

O relatório da polícia não especifica o tamanho dos seios da motorista nem fornece uma estimativa aproximada.

Do G1, em São Paulo

Helicóptero da Record flagra traficantes armados em morro no Rio

As câmeras mostram vários homens armados em plena luz do dia em um dos acessos ao morro Faz Quem Quer, na zona norte da cidade. Eles estão reunidos próximo a um bar, possivelmente um ponto de venda de drogas.

Supremo retoma nesta quarta julgamento sobre Lei da Ficha Limpa


O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (15) o julgamento que vai definir a aplicação da Lei da Ficha Limpa para as eleições municipais de 2012. Quase dois anos depois de entrar em vigor, a Ficha Limpa gerou incertezas sobre o resultado da disputa de 2010 e chegou a ter sua validade derrubada para as eleições daquele ano.

A lei impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação. A análise de três processos, que buscam definir os efeitos da ficha limpa para 2012, começou em novembro do ano passado e foi interrompida duas vezes por pedidos de vista.

As ações foram apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). Até agora dois (Joaquim Barbosa e Luiz Fux) dos 11 ministros do Supremo votaram pela aplicação da lei.

O julgamento desta quarta será retomado com o voto do ministro Dias Toffoli, que pediu vista em dezembro do ano passado, para analisar melhor o assunto. Um dos principais questionamentos à respeito da lei é o fato de a norma tornar inelegível uma pessoa condenada que ainda pode recorrer da decisão.

Outro ponto contestado é o que torna inelegível quem renunciou a cargo eletivo para escapar de cassação. De acordo com os críticos da ficha limpa, a lei não poderia ser aplicada a renúncia anteriores porque, à época, não se tinha conhecimento dessa consequência e, portanto, o político não poderia ser punido agora.

A expectativa do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, é de que os ministros do Supremo mantenham a aplicação do texto original da Lei da Ficha Limpa. Gurgel afirmou ao G1 que a norma não viola princípios da Constituição.

"É possível concluir pela aplicação da Lei da Ficha Limpa sem afrontar nenhum daqueles princípios ou postulados. Isso depende da visão que cada ministro tem disso, alguns têm uma visão mais garantista em relação ao postulado da presunção de inocência e não culpabilidade. Alguns levam isso às ultimas consequências, mas eu estou otimista", disse Gurgel.

Condenações e recursos
O relator dos processos, ministro Luiz Fux, afirmou que a Lei da Ficha Limpa não fere princípios básicos da Constituição Federal. Ele afastou o principal questionamento sobre a ficha limpa ao afirmar que a lei pode ser aplicada a casos de condenações anteriores à sua vigência. Para ele, é necessário "prestigiar" a solução dada pelo Congresso para verificar a "vida pregressa" dos candidatos.

Fux também propôs mudar um ponto da norma para reduzir o tempo que o político pode ficar inelegível depois de condenado. Pela Lei da Ficha Limpa, esse período é de oito anos, contados após o cumprimento da pena imposta pela Justiça. A sugestão do relator é seja subtraído desses oito anos o prazo que o processo leva entre a condenação e o julgamento do último recurso na Justiça.

A Lei da Ficha Limpa foi questionada ainda por declarar inelegíveis políticos que ainda poderiam recorrer de condenações que sofreram. De acordo com o ministro Joaquim Barbosa, não há motivos para admitir que "essas pessoas possam cuidar da coisa pública".

"É chegada a hora de a sociedade ter o direito de escolher e o orgulhar-se poder votar em candidatos probos sobre os quais não recaia qualquer condenação criminal e não pairem dúvidas sobre mal versação de recursos públicos", afirmou Barbosa.

Nas sessões anteriores, o Supremo não contava com a composição completa, Rosa Weber ainda não havia tomado posse no lugar de Ellen Gracie, que se aposentou no ano passado. Há grande expectativa em relação ao voto da ministra Rosa Weber, única integrante da Corte que ainda não se posicionou publicamente sobre o assunto.

Em tentativas anteriores de votar ações sobre a ficha limpa, quando havia apenas dez integrantes no tribunal, houve empate.

Débora Santos
Do G1, em Brasília

Quadrilha que arrombava bancos é presa em Surubim

Quatro homens foram presos na última quinta-feira (9) ao tentarem roubar uma agência do banco Santander, na cidade de Surubim, no agreste do Estado. Dione Paulo Rodrigues Anicésio, 27 anos, Nivaldo Nogueira Silva, 36, Paulo Antônio da Silva Soares, 27, e Valdeir da Silva Costa, 28, formavam uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos utilizando maçarico.

Na quarta-feira (8), o Grupo de Operações Especiais da Paraíba já tinha alertado a Polícia Civil pernambucana acerca da investida dos bandidos na região. Por volta das 2h da madrugada da quinta, a quadrilha foi identificada nas proximidades do banco e presa em flagrante.

Juntamente com a quadrilha, foram apreendidos dois véiculos - um celta vermelho e uma S10 prata -, telefones celulares, um maçarico e algumas ferramentas, como mão de força e alavanca, além de uma quantia de dinheiro não divulgada.

Segundo a polícia, o grupo foi o mesmo que realizou um assalto à agência do Santander na Avenida Cruz Cabugá, em abril de 2011.

Do JC Online

Morte de apresentador de TV em PE foi planejada em presídio, diz polícia


Depois de dez meses, a polícia concluiu a investigação do assassinato do apresentador de tv e radialista Luciano Pedrosa, 46 anos, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Três suspeitos de cometer o crime estão presos: dois deles são os irmãos que, segundo o delegado Alfredo Jorge, controlavam o tráfico de drogas na cidade. Para a polícia, o crime foi planejado dentro do presídio de Limoeiro. O suspeito de ter efetuado os disparos foi apresentado na manhã desta terça-feira (14), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Luciano Leite Pedrosa foi morto, segundo a polícia, por denunciar as atividades criminosas dos dois irmãos – ele apresentava um programa local de TV e também trabalhava em uma rádio. O radialista estava em um restaurante quando um homem chegou de moto e atirou na cabeça dele, no dia 9 de abril do ano passado, causando comoção em Vitória – uma multidão acompanhou o enterro.

O primeiro a ser preso, depois de ser reconhecido por testemunhas, foi o autor dos disparos – ele tem 30 anos. Em seguida, a polícia encontrou outro suspeito, um homem de 26 anos que teria contratado o primeiro para executar o crime, a pedido do próprio irmão, um presidiário de 32 anos. Os dois irmãos é que estariam envolvidos com o tráfico de drogas.

Um quarto envolvido no crime foi descoberto durante as investigações, mas ele foi assassinado em julho do ano passado. “A gente não dá o caso como encerrado porque sempre podem surgir novos fatos. Entre eles, pode surgir uma outra motivação”, explica o delegado Alfredo Jorge.

Do G1 PE

João Paulo, Humberto e Armando juntos no Carnaval


Com a perspectiva de um entendimento no PT pernambucano cada vez mais distante em torno do nome do prefeito João da Costa para a sucessão no Recife, o deputado federal e ex-prefeito João Paulo tem buscado cada vez mais se alinhar ao seu novo aliado político, o senador petista Humberto Costa. Para reforçar essa “unidade lateral” no partido, os petistas terão juntos uma agenda carnavalesca em Pernambuco, inclusive ao lado do senador e presidente estadual do PTB, Armando Monteiro Neto, atualmente um dos maiores críticos à gestão petista na cidade, apesar de ser integrante da Frente Popular.

O “trio de foliões” marcará presença no camarote oficial do Governo do Estado e também em outros da iniciativa privada no desfile do Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira. Mais uma vez, João Paulo ficará numa distância regulamentar do camarote da Prefeitura do Recife, instalado na Praça da Independência, no centro do Recife. No domingo de Carnaval, Humberto e o ex-prefeito estarão em Bezerros, onde assistirão ao desfile do tradicional bloco de Papangus.

O evento no Agreste, costuma ser um dos mais concorridos pelos políticos, principalmente em ano eleitoral. “Teremos uma agenda bem grande nesse Carnaval”, adiantou João Paulo ao Blog da Folha, ressaltando que o roteiro ainda está sendo fechado.
Nos últimos meses, ele e Humberto firmaram um pacto de silêncio em torno da disputa pela PCR. A relação dos dois petistas nunca esteve tão afinada, principalmente a oito meses das eleições. “Temos uma visão semelhante ao processo no Recife e isso nos aproximou”, afirmou o ex-prefeito recentemente. João Paulo tem negado qualquer espécie de acordo com o correligionário, mas dentro do partido há quem desconfie dessa aproximação repentina em meio às turbulências causadas pela demora de o partido escolher um nome para a sucessão municipal.

Indagado sobre o porquê do silêncio em torno da sucessão da sucessão na capital pernambucana, João Paulo, bem ao seu estilo, respondeu com um clima de mistério: “O silêncio muitas vezes quer dizer tudo”. O prefeito João da Costa tem corrido por fora para recuperar o desgaste político e administrativo acumulado nos últimos três anos de gestão, mas isso não conseguiu ainda comover o diretório estadual e muito menos o senador Humberto Costa, visto hoje como uma das maiores forças internas na sigla. O gestor recifense tem procurado agilizar obras de infra-estrutura na cidade e articulado apoios ao seu nome junto à siglas nanicas.

Publicado por Valdecarlos Alves: blog da folha

sábado, 11 de fevereiro de 2012

JOSÉ AUGUSTO MAIA USA A TRIBUNA DA CÂMARA E FALA DA DEVOLUÇÃO DO LIXO HOSPITALAR


O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) fez uso da tribuna da Câmara Federal na tarde desta quinta-feira (09). Na ocasião ele falou sobre a devolução da carga de lixo hospitalar aos Estados Unidos.
Confira abaixo o discurso:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho mais uma vez a esta tribuna para falar da minha satisfação como coordenador da Comissão Externa desta Casa, formada pelo nosso Presidente Marco Maia, com a missão de propor, acompanhar e fiscalizar o episódio do lixo hospitalar que veio dos Estados Unidos da América. A sua chegada aqui, manchou e maculou de forma brutal a imagem do Brasil, de Pernambuco, em especial, e principalmente das mais de 20 mil micros e pequenas empresas do polo de confecções do Agreste de Pernambucano, que tem como sede principal a minha terra natal, Santa Cruz do Capibaribe.

Lembro a todos que no momento em que aquele maldito lixo hospitalar chegou e foi focalizado por toda imprensa, nacional e internacional, o prejuízo estava estampado nos rostos tristes, demonstrado através do desespero dos milhares de pequenos e indefesos empresários do nosso polo de confecções. Na época, eu disse nesta tribuna, “temos que punir os responsáveis pelos crimes fiscal, ambiental e de saúde, mas também fazer valer a nossa soberania naciona", e, como resposta, “temos que devolver ao país que permitiu tal crime as 65 toneladas que se encontram no porto de SUAPE, em Pernambuco, para seu lugar de origem, ou seja, os Estados Unidos da América”.

Não foi fácil, mas com a ajuda de Deus e dos meus cinco colegas Deputados, por mais de dois meses, travamos uma luta.

Foi com insistência, obstinação e empenho total da nossa Comissão que conseguimos fazer com que o lixo hospitalar, ao invés de incinerado, como queriam os norte-americanos a todo custo, fosse definitivamente devolvido aos Estados Unidos da América, pois foi dali que veio essa prática delituosa.

Quero, como Coordenador da Comissão Externa deste Parlamento, que tanto me honra e me possibilitou conseguir o nosso objetivo, agradecer aos meus colegas Deputados que compõem a Comissão: Deputado Delegado Protógenes, do PCdoB de São Paulo, Relator; Deputado Dr. Aluizio, do PV do Rio de Janeiro; Deputado João Campos, do PSDB de Goiás; Deputado Marllos Sampaio, do PMDB do Piauí; Deputado Fernando Ferro, meu colega de Pernambuco.

Aproveito também para agradecer às Policias Federal, Civil e Militar de Pernambuco, à Receita Federal, à ANVISA e às instituições envolvidas, que tanto contribuíram para que o nosso objetivo fosse alcançado, ou seja: devolver aquele lixo aos Estados Unidos.

Agradeço ao Governador Eduardo Campos, aos Senadores Pernambucanos Armando Monteiro, Humberto e Jarbas, às associações e entidades de classe do nosso Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco e aos milhares de médios, pequenos e micro empresários que se tornaram o segundo maior polo de confecções do Brasil, a maior geração de emprego e renda do Norte e Nordeste do nosso País e que, após a devolução do maldito lixo hospitalar, voltaram a sorrir e a produzir com mais força, garra e vontade de crescer de forma limpa, honesta e com dignidade.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, finalizo meu pronunciamento, agradecendo mais uma vez a Deus. O meu primeiro ano neste Parlamento foi muito produtivo. Mesmo sendo um principiante nesta Casa, esforcei-me e dediquei-me muito para contribuir com meu País, meu Estado e minha Região.
Agradeço ao meu Partido, o PMDB, aos 25 Deputados e aos três Senadores pernambucanos pelo apoio recebido.

Aproveito, também, para me solidarizar com o Ministro Fernando Bezerra, que soube se defender das injustas acusações e, ao prestar esclarecimentos ao Parlamento e à Nação Brasileira, deu um show de competência e seriedade. Com muita clareza, convenceu toda a sociedade que está prestando um grande serviço ao seu País e honrando todos nós Pernambucanos no desempenho de suas funções.

Aproveito também para parabenizar o Governador Eduardo Campos, bem como toda sua equipe pela brilhante gestão que vem desenvolvendo e colocando nosso Estado como o que mais cresce e se desenvolve no Brasil, devolvendo-lhe o título de Leão do Norte e se destacando como um dos políticos mais carismáticos e notáveis da atualidade.

Quando uma árvore dá bons frutos, sempre aparece alguns ou alguém para lhe atirar pedras. Mas sua vida pública já foi passada a limpo e sua história é muito maior do que o desespero dos que lhe invejam. Sua aprovação de mais de 80% dos Pernambucanos já dá prova de tudo isso. Parabéns, Governador! Conte sempre comigo e com todos os que me acompanham na região do Polo de Confecções do Agreste pernambucano.

DEPUTADO FEDERAL JOSÉ AUGUSTO MAIA

Deputados denunciam “farra do silicone” em hospital municipal de Santa Cruz do Capibaribe‏


Os deputados Edson Vieira (PSDB) e Diogo Moraes (PSB), fizeram uma grave denúncia na manhã desta sexta-feira (10), numa entrevista concedida à Radio Vale do Capibaribe AM, sobre a suposta utilização do centro cirúrgico do Hospital Municipal Raymundo Aragão para realização de procedimentos de implante de próteses de silicone, redução de estômago e até lipoaspiração de forma irregular para funcionários, amigos, parentes e até diretores de escolas do município.

“Recebemos essa denúncia, que é muito grave. Um patrimônio da cidade que deveria atender problemas da população sendo utilizado para diretores de escolas municipais realizarem cirurgia de estética, enquanto centenas de pessoas aguardam na fila para serem operadas”, disse o deputado Edson Vieira.

Para o deputado Diogo Moraes, caso seja confirmada, o uso das dependências do hospital, que é público, para benefícios de pessoas ligadas ao governo é uma situação em que põe em risco a vida de muitas pessoas que precisam de cirurgias mais urgentes. “Estamos atentos a esta questão, é um absurdo o centro cirúrgico que deve atender ao povo servir para colocar implante de silicone em diretores de escolas do município, amigos e parentes de pessoas ligadas ao governo”, destacou Moraes.

Os parlamentares pretendem acionar o Ministério Público para que investigue a situação e que as medidas sejam tomadas, bem como eventuais responsáveis punidos.

IDESP oferece cursos de qualificação para o turismo em Santa Cruz


O Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Produtivo (IDESP) e a Secretaria de Turismo estão desenvolvendo uma parceria com o Moda Center Santa Cruz para oferecer cursos de qualificação para o turismo da Capital da Moda. As aulas acontecerão de segunda à sexta, das 18h às 22h, com início no próximo dia 29 de fevereiro, estendendo-se até 21 de março.

As inscrições estão sendo realizadas até o dia 15 de fevereiro, na Secretaria de Turismo, na Rua Dr. Silvio Monteiro, 171, no Centro da cidade.

Os interessados poderão realizar sua matrícula também no auditório do Moda Center Santa Cruz, mas somente no dia 14 de fevereiro, á partir das 15h.

José Augusto Maia tem semana produtiva em Brasília


O deputado federal Jospe Augusto Maia (PTB-PE) cumpriu agenda muito movimentada, nesta semana, em Brasília. Na terça-feira (07) e quarta (08), José Augusto Maia participou de importantes votações, tais como a votação da Medida Provisória que tem o objetivo, estabelecer normas específicas de compras e contratações de interesse da defesa nacional.

Na terça-feira, pela manhã, ele esteve no setor de Banda Larga do Ministério das Comunicações. A visita foi resultado de inúmeros ofícios e visitas feitas ao Ministério, ao longo do ano passado, onde ele reivindicou e propôs a adoção de medidas que proporcionem melhorias no sistema de telefonia móvel das cidades e comunidades que compõe o Polo de confecções do Agreste de Pernambuco.

Na quarta, os resultados começaram a surgir. O deputado pernambucano foi recebido por Artur Coimbra, na diretoria do setor de Banda Larga. O diretor informou a Maia que necessitava da relação das cidades do Polo e as necessidades antes reclamadas pelo deputado, de pronto o deputado apresentou a lista, informando as cidades e as comunidades que estão inseridas num raio de 30 km de suas sedes. “Se tudo der certo, todas se enquadrarão no projeto de Telecomunicações Rurais e serviços de Internet, que já em processo de licitação pelo Governo Federal”, disse o deputado pernambucano.

Conforme solicitado pelo Ministério, as comunidades indicadas pelo Deputado são as seguintes:

Em Santa Cruz do Capibaribe: Poço Fundo, Pará, Cacimba de Baixo, Magana, Poço da Lama, Carrapicho, Poço Cumprido, Mulungú, Moreira, Quixabeira, Travessão, Barra da Cruz, Cachoeira dos Borges, Pindurão e Porteira;

Taquaritinga do Norte: Pão de Açúcar, Vila do Socorro, Gravatá, Jerimum, Mateus Vieira, Algodão, Tatu, Pedra Preta;

Jataúba: Jacú, Jundiá, Riacho do Meio, Passagem do Tó, Empoeiras;

Brejo da Madre de Deus: Tambor, Caldeirão, Manda Saia, São Paulo, Tabocas, Cavalo Russo, Arara, além das localidades dos municípios de Toritama e Vertentes que terão sua abrangência nas áreas urbanas e rurais de todo o Município.

Na pauta de reivindicação do deputado, também estão contidas melhorias da telefonia e internet no Moda Center, além de cobertura para as comunidades rurais, e também, a conquista do sistema de cidade digital para as cidades que compõe o Polo de Confecções do Agreste Pernambucano.


Conforme o deputado José Augusto Maia, “Cidade Digital” é um projeto do Ministério das Comunicações, que disponibiliza acesso à internet em banda larga interligando telecentros comunitários, escolas e outros órgãos públicos, como já bem implantados nos municípios pernambucanos de Garanhus e Caetés, e através da minha intercessão junto ao Governo Federal e Estadual, quero implantar muito brevemente nos municípios do nosso Polo de Confecções.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mudança das datas das feiras no período carnavalesco


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através do Departamento de Feiras e Mercado, comunica aos comerciantes da Feira Livre de Frutas e toda a população, que por motivo das festividades carnavalescas, as feiras de frutas do Mercado Público e da Avenida Padre Zuzinha, dos dias 19 e 20 de fevereiro de 2012, serão antecipadas para o dia 18 de fevereiro, sábado, no Mercado Público.

Mercado Público após a feira do sábado fechará e só reabrirá na quarta-feira de Cinzas as 12:00 horas.

Antônio Bezerra Lima Filho
Departamento de Feiras e Mercado
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo

Toinho do Pará comemora aniversário com entrega da Creche Terezinha Figueirôa



O prefeito Toinho do Pará comemorou seu aniversário na última quarta-feira (8), com a entrega de mais uma obra de grande porte do seu governo: a Creche Terezinha Figueirôa. Uma creche moderna, que irá atender cerca de 240 crianças de 0 a 5 anos. A obra tem um significado especial, já que traz uma homenagem à sua mãe, Terezinha Figueirôa, já falecida.

O prefeito foi recebido com grande festa ao lado do seu pai, irmãos e amigos. Em seu discurso, falou emocionado sobre a sua trajetória à frente da prefeitura e especialmente da sua luta pela construção da creche. “Esta obra passou por diversos problemas, por conta da empresa vencedora da licitação, que não honrou seus compromissos. Mas a sensação de ver o resultado dessa luta é muito especial, hoje temos a maior e melhor creche da região”, frisou.

A Creche Terezinha Figueirôa é uma obra emblemática, que vem reafirmar o grande momento que o prefeito atravessa, especialmente no que diz respeito à educação. Centenas de professores, estudantes e membros da comunidade estiveram presentes na inauguração e ficaram impressionados com a grandeza do empreendimento.

Todos fizeram questão de parabenizar o prefeito pelo seu aniversário e agradecer pela grande obra.

“A creche Terezinha Figueirôa é um grande investimento, mas a minha luta para melhorar a educação no município não pára aqui. Além das duas escolas que concluímos, ainda tem a creche de Poço Fundo, que será inaugurada em breve. No final do meu mandato, Santa Cruz terá um sistema educacional de qualidade, o maior e melhor já feito na cidade”, finalizou Toinho do Pará.

Aproveitando o momento da inauguração, foram entregues mais quatro motocicletas, que irão se juntar á frota da Guarda Municipal no trabalho de ordenação do tráfego e orientação dos motoristas da cidade.

A cerimônia de inauguração foi prestigiada por diversas autoridades, políticos, além de moradores da comunidade. A Banda Novo Século executou o hino nacional durante o hasteamento das bandeiras, em seguida aconteceram apresentações culturais com o Maracatu Capibaribe, o grupo de danças do CCI e o forrozeiro Toinho Catanha.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe