quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE FIM DE ANO DO DEPUTADO JOSÉ AUGUSTO MAIA


Final de Ano tempo de parar, analisar e fazer uma completa reflexão sobre a vida, pensar em cada momento vivido para descobrir qual foi o saldo positivo de metas planejadas.

Neste ano que está surgindo tão cheio de promessas e esperanças que venha marcado pela alegria e pela bem aventurança e realizações.

Que o futuro abra as portas de todos os corações prontos para ele e que ajude aos que não estão prontos a se aperfeiçoar.

Que se tornem corações fortes grandes e completos de otimismo, compreensão e força. Para você essa pessoa tão especial queremos desejar toda a felicidade desse novo tempo que se aproxima.

Na passagem do ano que a luz divina se acenda dentro de seu coração.
Desejamos do fundo do coração que a promessa do ano novo seja cheia de esplendor e magia. Boas festas!

São os votos do deputado federal José augusto Maia e familiares

Decisão judicial proíbe garçonetes de topless em restaurante no Canadá


O restaurante Les Princesses d'Hochelaga, na cidade canadense de Montreal, foi proibido de manter suas garçonetes que trabalhavam de topless.

Uma decisão judicial provocada por uma demanda da prefeitura obrigou que as moças se vestissem.

O topless era costume desde que o restaurante foi inaugurado, em 1998.
Em 2004, a prefeitura começou a tentar impedir a prática.

A prefeitura conseguiu em 2010 uma decisão favorável no Tribunal Superior de Québec, baseada no fato de que não eram permitidos "estabelecimentos eróticos" na região.

Do G1, em São Paulo

Imagens mostram assassinato de jovem em MG

Imagens de circuito interno confirmam a autoria do crime. A jovem foi morta pelo ex-namorado dentro da loja onde trabalhava.

Para especialistas, chimpanzé morto no dia 24 pode não ser Chita original


Morto no último dia 24, o chimpanzé que, segundo o Santuário Suncoast, nos Estados Unidos, foi o intérprete de Chita nos primeiros filmes de Tarzan teve sua identidade colocada em dúvida por especialistas. Para eles, a suposta idade do animal, que teria morrido aos 80 anos de idade, seria um dos indícios de que não se trata do Chita original.

Debbie Cobb, diretora do santuário na Flórida onde o primata vivia, disse nesta quarta-feira (28) que seus avós adquiriram Chita por volta de 1960, das mãos do primeiro astro de “Tarzan”, Johnny Weissmuller, e que o chimpanzé apareceu em filmes de personagem entre 1932 e 1934. Durante esse período, Weissmuller fez “Tarzan, o homem macaco” e “Tarzan e sua companheira”. Cobb, porém, não apresentou documentos, dizendo que eles foram destruídos em um incêndio em 1995.

Além disso, relatos em Hollywood indicam que o chimpanzé macho chamado Jiggs, ou Mr. Jiggs – intérprete de Chita na época de Weissmuller –, morreu em 1938.
Também contribui para as suspeitas a idade da suposta Chita do Suncoast: um chimpanzé de 80 anos seria extraordinariamente velho, talvez o mais velho já conhecido. De acordo com diversos especialistas e com o Save the Chimps, outro Santuário da Flórida, chimpanzés criados em cativeiro geralmente vivem entre 40 e 60 anos. Já o Lion Country Safari, também na Flórida, diz que abriga um animal que tem cerca de 73 anos.

Uma controvérsia similar, envolvendo outro chimpanzé que supostamente atuou ao lado de Weissmuller, foi revelada em 2008 pelo jornal “Washington Post”. O jornalista e escritor americano Richard Dean Rosen descobriu que um outro primata - também apontado a Chita original -, que vivia em Palm Springs, na Califórnia, tinha nascido por volta de 1960 e que, portanto, não tinha idade suficiente para ter aparecido nos filmes de Tarzan da era de ouro de Hollywood. Os filmes estrelavam o campeão olímpico de natação Weissmuller e tinha a atriz Maureen O’Sullivan na pele de Jane.
Como vários chimpanzés estiveram em filmes do Tarzan feitos nos anos 1930 e 1940, Rosen disse em um e-mail, nesta quarta-feira, que a Chita morta na véspera de Natal parece ser também uma “impostora”. “Receio que qualquer chimpanzé que tenha, de fato, dividido a cena com Weissmuller e O’Sullivan esteja morto há muito tempo”, disse Rosen.

De acordo com Debbie Cobb, a Chita do Suncoast morreu vítima de insuficiência renal e foi cremada. “Infelizmente, houve um incêndio em 1995 que destruiu muitos documentos”, lamentou ela. “Eu tenho 51 anos e conheço Chita desde sempre. Minha primeira lembrança é da época em que eu estava, na verdade, com cinco anos de idade, e ele era um chimpanzé adulto [na época]”.

O historiador do cinema Robert Osbourne afirmou que o personagem Chita “era uma das coisas que as pessoas amavam nos filmes de Tarzan porque fazia as pessoas rirem. Era sempre a parte engraçada dos filmes”. De acordo com Osbourne, Chita foi tão popular quanto o pastor alemão Rin Tin Tin e o terrier Asta, que fez sucesso na década de 1930 ao aparecer em filmes como “A ceia dos acusados”, “A comédia dos acusados” e “O hotel dos acusados”. “Ele [o macaco que fez Chita] era a principal estrela”, continuou o pesquisador.

No santuário da Flórida, Chita era extrovertido, adorava fazer pinturas com seus dedos e gostava de ver pessoas rirem, informou Cobb. Mas o chimpanzé também podia ser mal-humorado. Cobb conta que, quando não gostava de algo, Chita arremessava fezes e outros objetos.

Do G1, em São Paulo, com informações da AP

Órfã de 9 anos sofre tentativa de estupro em Lajedo


Uma criança de nove anos, moradora de rua da cidade de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, foi vítima de uma tentativa de estupro, na noite dessa quarta-feira (28).

Segundo a Polícia Militar, após uma semana da morte de sua mãe, a criança começou a perambular pelas ruas da cidade pedindo esmolas nas casas. A polícia informou que José Ivan Souto da Silva, 36 anos, teria chamado a menina para que entrasse no seu veículo – um Fiat Pálio, cor branca e placa MXU-7299 – para dar um passeio. Horas depois o policiamento teria encontrado o carro parado em um local deserto. Ao se aproximar, os agentes se depararam com o acusado tentando estuprar a criança.

José Ivan foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Lajedo.

Do NE10
Núcleo SJCC/Caruaru

ASFORA O DONO DO DIA


O dia de hoje é dedicado ao ex-prefeito Roberto Asfora um homem do povo que faz idade nova a este amigo desejamos tudo de bom parabéns mararelinho de ouro

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Felicidade e emoção marcam a confraternização do Moda Center Santa Cruz

Mulher baleada no carro de Adriano confessa que foi a autora do disparo

Morre aos 80 anos o chimpanzé Cheetah, dos filmes de Tarzan


O Santuário de Primatas Suncoast, de Palm Harbor, Flórida, nos Estados Unidos, informou nesta terça-feira (27) que morreu aos 80 anos o chimpanzé Cheetah, que participou dos filmes de Tarzan da década de 1930.

Cheetah morreu no último sábado, véspera do Natal (24), de insuficiência renal, informou o portal de internet do Suncoast.

De acordo com entrevista da diretora do santuário, Debbie Cobb, ao “Tampa Tribune”, “Cheetah era extrovertido, gostava pintura a dedo e de ver as pessoas sorrirem”. Ela disse que o animal “parecia estar em sintonia com os sentimentos humanos”.

Cheetah foi parceiro de Tarzan a partir de 1930. Na ocasião, Tarzan era interpretado pelo americano e nadador campeão olímpico Johnny Weissmuller.
Segundo Debbie Cobb, Cheetah foi parar no santuário por volta de 1960, e estava doente desde 19 de dezembro.

Leia o comunicado do Suncoast:
“É com grande tristeza que a comunidade perde um querido amigo e membro da família em 24 de dezembro de 2011. Cheetah, estrela dos filmes de Tarzan, faleceu após falência renal”.

Do G1, com agência internacionais*

(*) Com informações da agência de notícias Associated Press

Vídeo: Cresce o número de mulheres assassinadas no interior do Estado

Do NE10
Cresceu em quase cinco vezes, quando comparado com 2010, o número de mulheres assassinadas em Caruaru, no Agreste Pernambucano. Foram 14 mortes em 2011, contra 3 no ano anterior. Os números, no entanto, devem aumentar, visto que o balanço de ocorrências ainda não foi fechado.

Casal é preso com mais de R$ 46 mil em uma moto, em Condado (PE)


Um casal foi preso nesta quarta-feira (28) com 330 gramas de maconha e R$ 46.800 em dinheiro no município de Condado, na Mata Norte de Pernambuco, em uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar. Segundo informações do delegado Antônio Rezende, responsável pelo caso, os suspeitos estavam em uma moto na Rua da Saudade, no centro da cidade, quando foram abordados pelos agentes.

Os serviços de inteligência das polícias Militar e Civil já vinham investigando o homem acusado, que tem 27 anos, há cerca de três meses. “A gente já estava monitorando. Ele é ex-presidiário e já trabalhava com essa questão do tráfico”, disse o delegado. A quantia de dinheiro se encontrava no bagageiro da moto. Segundo informações da polícia, o suspeito ainda tentou oferecer propina no momento da abordagem.

Depois de apreenderem o dinheiro, os policiais seguiram para a casa do acusado para verificar a presença de drogas. Na residência do suspeito, também no centro de Condado, havia 330 gramas de maconha. O casal foi autuado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e também por corrupção ativa.

O homem será encaminhado para o presídio de Igarassu, no Grande Recife, ainda nesta quarta. A mulher segue para a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, na capital pernambucana.

Do G1 PE

Vídeo: Teste de Honestidade revela reações inusitadas em Caruaru

Do NE10
Núcleo SJCC/ Caruaru

Uma sacola é solta no chão por um ator para ver qual é a reação das pessoas ao redor. Dessa forma aconteceu o Teste de Honestidade no Marco Zero de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, produzido pela TV Jornal. O resultado foi surpreendente!

Confira mais detalhes no vídeo:

No Sertão de PE, foragido da justiça é preso por receptação de veículo


Um homem foi preso na terça-feira (27), em Salgueiro, Sertão de Pernambuco, suspeito de receptação de veículo roubado. O acusado, que estava foragido da justiça desde setembro, foi abordado em um bar, às margens da BR-232, por policiais militares e civis que integram a equipe Malhas da Lei, em Salgueiro.

De acordo com a polícia, foi encontrada com o suspeito uma chave de uma motocicleta, que estava estacionada próximo ao Hospital Regional de Salgueiro.

Os policiais verificaram que a placa que não conferia com o chassi do veículo e descobriram que a moto havia sido roubada no dia 20 de novembro, em Serra Talhada, também no Sertão.

Segundo informações da Delegacia Seccional de Salgueiro, o homem já teria sido condenado anteriormente pelos crimes de roubo, receptação, lesão corporal e adulteração de chassi, totalizando 24 anos de pena. Ele teria fugido da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, no Sertão pernambucano, no dia 28 de setembro, quando progrediu para o regime semiaberto no último mutirão carcerário.

Após ser ouvido pela delegada Fabiana Menezes, que lavrou o flagrante de receptação, o homem foi recolhido ao Presídio de Salgueiro, onde permanecerá à disposição da justiça.

As informações sobre a moto serão repassadas para a delegacia de Serra Talhada, que investiga o caso do roubo, que teria sido praticado por dois homens armados.

Do G1 PE

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Programação da comemoração do aniversário de Santa Cruz do Capibaribe‏


Roteiro de inaugurações do mês da emancipação municipal
Dezembro

Dia 28 – Quarta
10:00 h – Entrega de 534 placas vermelhas aos mototaxistas
Local: Avenida 29 de Dezembro

Dia 29 – Quinta
Manhã
07:00 h – Hasteamento da Bandeira em frente à Prefeitura Municipal
07:30 h - Café da Manhã na sede da Prefeitura Municipal
08:30 h - Pedalada da Emancipação – Largada no Marco Zero
09:00 h - Inauguração do primeiro canteiro da praça da Av. Padre Zuzinha
09:30 h - Posto de Saúde Padre Zuzinha
Tarde
15:00 h - Entrega da Escola Professor Lindolfo Pereira de Lisboa - Pedra Branca
16:00 h – Entrega do posto de saúde do Pedra Branca
17:00 h – Entrega do calçamento da Rua Mariano Amaro de Oliveira – São Jorge
18:00 h - Entrega da iluminação da entrada da cidade

O restante das inaugurações anunciadas acontecerá durante o mês de Janeiro.

Mulher é presa após esconder maconha nas fraldas dos filhos no RS


Uma mulher de 33 anos foi presa neste domingo (25) ao tentar entrar no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, cidade localizada a 155 km de Porto Alegre, com pacotes de maconha escondidos nas fraldas dos filhos. De acordo com a Polícia Civil, as crianças são gêmeas e têm seis meses.

Outras embalagens com droga foram encontradas nas partes íntimas da suspeita, que não tinha antecedentes criminais. Ela foi presa em flagrante, levada à delegacia e, depois, encaminhada ao mesmo presídio.

Do G1 RS, com informações da RBS TV

Adolescente come bombom envenenado em SP

Um adolescente de 16 anos quase morreu após comer bombom envenenado, na zona leste de São Paulo. A suspeita de cometer o crime é a madrasta do jovem, que mandou entregar o chocolate.

O estudante recebeu em sua casa um buquê de flores, um cartão e uma caixa de bombons, que estavam endereçados para sua mãe. Ele chegou a comer dois bombons, passou mal e foi levado para o hospital, onde está internado em coma induzido.

Imagens de câmeras de segurança identificaram o jovem que fez a entrega dos bombons. Ele negou ter envenenado os bombons e disse que apenas recebeu dinheiro para fazer a entrega.

Casal é flagrado fazendo sexo em piscina pública na Colômbia


Sem se importar com a presença de outras pessoas, um casal foi flagrado fazendo sexo em uma piscina pública na Colômbia. A dupla chegou a mudar de posição durante o ato sexual. A cena ganhou destaque na internet e foi publicada em diversos sites e blogs.

Do G1, em São Paulo

Jovem de 17 anos é morta por ex-namorado

A vendedora tinha acabado de completar 17 anos. A jovem namorou por seis meses com o assassino. Familiares dizem que o rapaz era violento e ciumento.

Polícia Civil faz a maior apreensão de maconha na Bahia


A Polícia Civil da Bahia divulgou nesta segunda-feira (26) que foram apreendidas 16 toneladas e 15 quilos de maconha, além de 500 gramas de haxixe, em três fazendas dos municípios de Cafarnaum e Canarana, na Chapada Diamantina. De acordo com a polícia, a droga foi localizada entre os dias 21 e 24 de dezembro em uma operação realizada em parceria com a Polícia Militar.

O material foi trazido para Salvador e encontra-se na sede da Coordenação de Operações Especiais (COE), no bairro de São Cristovão. O diretor do Departamento de Narcóticos (DENARC), delegado Jorge Figueiredo, que coordenou a operação, informou que essa é a maior apreensão da droga já feita em todo o estado. Segundo a polícia, a droga abasteceria os pontos de tráfico em Salvador e localidades do Litoral Norte baiano durante o verão, e renderiam cerca de R$ 8 milhões aos traficantes.


A polícia informou que o material estava embalado em três mil sacos. Grande parte da droga, ainda de acordo com a polícia, estava enterrada nas fazendas e cobertas com lonas. Para transportar o material para Salvador, a polícia precisou de um caminhão baú.

O material foi periciado pelo Departamento de Polícia Técnica de Salvador (DPT) e foi constatado que trata-se mesmo de maconha e haxixe. Segundo a polícia, a droga será destruída com autorização da Justiça.

Erradicação

A polícia informou ainda que durante a ação na Chapada Diamantina mais de dez mil pés de maconha foram erradicados e destruídos nas três fazendas em Cafarnaum e Canarana. Um caseiro de 33 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas em uma das propriedades rurais. De acordo com a polícia, ele foi levado para a 14ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin), no município de Irecê.

Segundo a polícia, as investigações indicam que alguns dos donos das três fazendas, que não tiveram a identidade revelada, são de dois estados nordestinos. Para o delegado geral da Polícia Civil, Hélio Jorge, o resultado da operação significa também “a quebra da estrutura financeira da quadrilha, que além de perder toda a produção de maconha, teve os equipamentos para plantio e colheita e as propriedades rurais apreendidos”.

Do G1 BA

Pai suspeito de embriaguez bate em recém-nascido na Grande SP

Um pedreiro de 19 anos foi preso em flagrante, após agredir o filho de apenas um mês dentro da própria casa, no domingo (25) de Natal, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a Polícia Civil, o homem era suspeito de embriaguez.

Ainda de acordo com informações da polícia, a mãe, de 15 anos, disse ter deixado o bebê com o pai por alguns instantes, que não foram revelados. Quando retornou, ela teria percebido que a criança estava machucada e a levou para o Hospital da Criança, no centro da cidade.

O bebê tinha lesões na face, no braço e uma suspeita de traumatismo craniano, que por volta das 19h10 não havia sido confirmada pelo hospital.

Ainda na unidade hospitalar, o homem teria confessado as agressões à PM, segundo a Polícia Civil, que solicitou um exame de corpo de delito ao pedreiro. O caso foi registrado no 1º DP de Guarulhos.

Assista ao vídeo:

Governo garante Arena Pernambuco para a Copa das Confederações


Lá se foram 100 dias desde o início da contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. E faltando 899 dias para o início do Mundial, as obras da Arena Pernambuco seguem em ritmo forte. A meta foi antecipada para possibilitar os jogos da Copa das Confederações, marcada para junho de 2013.

O novo cronograma estabelecido pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para deixar a estrutura básica pronta foi modificado para março de 2013, dois meses antes competição - Para a Copa do Mundo estamos super tranquilos. Nossa luta titânica fica por conta da Copa das Confederações. Nós conseguimos antecipar a execução das obras viárias em dois meses, pois rapidamente as licitações foram concluídas.

Na Arena, os acordos trabalhistas com os operários é um trunfo e saímos de 20% para 30% da construção. Nossa agonia ficou pela revisão do cronograma, resultado da seleção de Pernambuco como sede já em 2013 - disse o secretário do Governo para assuntos da Copa, Ricardo Leitão.

A principal estrela da Cidade da Copa, a Arena Pernambuco teve toda a sua área terraplanada. O sudoeste do estádio, uma das curvas da arquibancada, está no primeiro pavimento, equivalente ao primeiro andar.
O perigo de uma greve foi sanado após um acordo entre sindicado dos trabalhadores da construção civil e a construtora responsável pela obra. Adicional noturno e acréscimo financeiro pela produtividade acalmaram os ânimos dos operários, evitando paralizações como as de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
A previsão da finalização da Arena está para dezembro de 2012. Seis meses antes, em junho, uma comissão da Fifa decidirá se Recife participa de fato da Copa das Confederações. Nesse período, a Secopa pretende ter 70% a 80% do estádio pronto.

Obras estruturais também aceleradas
Sobre as obras viárias, 11 delas estão em execução e duas em processo final de licitação. Estão em andamento a fabricação de seis novos trens para o metrô, a estação ferroviária Cosme e Damião, o terminal marítimo do porto do Recife, terminal integrado de passageiros Cosme Damião, duplicação da BR-408, o ramal Cidade da Copa, terminal integrado do TIP, corredor Leste-Oeste, corredor Norte-Sul e a pista de pouso e táxi do aeroporto. Em licitação, a passarela do aeroporto e o viaduto na BR-408, em frente à Arena.

- Esperamos que em junho de 2012, a comissão da Fifa venha para aprovar toda a estrutura para a Copa das Confederações. Em março de 2013, o essencial para a competição estará à disposição - afirmou Leitão.

Maquete da Cidade da Copa será itinerante

Também foi apresentada a maquete da Cidade da Copa. Serão 240 hectares compostos pela Arena, um ginásio, um campus universitário, um parque estadual, prédios residenciais, administrativos e comerciais, além de shopping center e escola. Um verdadeiro bairro, com a definição de smart city, ou seja, cidade inteligente, com todas as redes elétricas e tubulações interligadas, sem contar a mobilidade dos transeuntes e modernidade das estruturas. O modelo adotado em cidades asiáticas e americanas será o primeiro a ser implantado na América Latina

Todo esse aparato não será entregue na Copa do Mundo. É um projeto maior, previsto para ser concluído em 2025, de responsabilidade privada. Para o Mundial, apenas o estádio e a área de lazer, no contorno da Arena. Quatro universidades estão no páreo para o aluguel do campus, dentre elas a Universidade de Pernambuco (UPE) que está em fase de negociação.
- Seria muito bom para a UPE, pois concentraria seu espaço físico que hoje é espalhado por toda a Região Metropolitana - frisou o secretário.

Por Lula Moraes
Ge Recife

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bebê chuta tumor na barriga e salva mãe de câncer


Um menino britânico salvou a vida de sua mãe antes mesmo de nascer, informa o jornal “Daily Mail”.

A gerente de negócios Layla Stephen não sabia que tinha câncer quando passou a sofrer de fortes dores de estômago, logo após o nascimento de seu filho, Hadley, em 2008.

Exames revelaram que ela tinha uma forma rara de tumor, que o bebê o havia chutado para a região do apêndice, quando ainda estava na barriga da mãe.

Se a criança não tivesse feito isso, provavelmente Layla não teria sentido nenhum sintoma a tempo de começar o tratamento, acreditam os médicos que a trataram. Quando foi diagnosticada, o câncer já havia se espalhado. Se demorasse mais um tempo, dificilmente ela seria salva.

Do G1, em São Paulo

Funcionária entra no prédio da Assembleia Legislativa com suposta bomba no corpo

A funcionária e o marido foram abordados pela manhã, quando saiam para trabalhar.

Os criminosos amarraram o que seria uma bomba no corpo da mulher e exigiu que ela conseguisse R$ 200 mil para que ela pagasse o resgate do marido.

A vítima entrou na Assembleia, colocou o cinturão em uma lata de lixo e avisou a polícia.

Apresentadores holandeses geram polêmica provando carne um do outro


Dois apresentadores de um programa na TV suíça participaram de um segmento que gerou controvérsia no país. Eles provaram, literalmente, a carne um do outro após o preparo de um chef.

Dennis Storm e Valerio Zeno tiveram, cada um, pequenos pedaços de músculo retirados cirurgicamente da nádega esquerda e do abdômen. Um pequeno vídeo (teaser) foi veiculado com a intenção de chamar atenção para o programa, chamado "Test Rabbits" ("Coelhos de Teste"), cujo episódio polêmico vai ao ar por inteiro na quarta-feira (21).

Storm disse à TV americana ABC que o sabor da carne não tinha nada de mais. "Mas foi estranho olhar nos olhos de um amigo enquanto mastigava um pedaço de sua barriga", afirmou. "Foram só alguns cetímetros de carne, mas agora tenho uma boa história sobre essa cicatriz", brinca.

Do G1, em São Paulo

Enfermeira que agrediu cachorro até a morte fala com a imprensa e se diz arrependida

Pela primeira vez, a enfermeira que bateu no cachorro, da raça yorkshire, falou com a imprensa e disse que sofre muitas ameaças. A mulher ainda disse que os vizinhos estavam procurando algo para prejudicá-la. Veja a declaração.

Macaco fica preso em motor de carro e é resgatado em Rio Preto, SP


Um macaco da espécie sagui deu um susto em um motorista de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, nesta terça-feira (20). O animal entrou no motor do veículo sem que o dono percebesse e ficou por lá.

Ao rodar por mais de 30 minutos dentro da cidade, o motorista percebeu que havia algo dentro do capô do carro e parou. Ao ver o macaco preso, chamou o Corpo de Bombeiros, que precisou jogar água e desmontar parte da lataria para retirar o macaco.

Depois de quase uma hora, o animal foi resgatado sem ferimentos. Ele foi colocado em uma gaiola e encaminhado para a Polícia Ambiental. O macaco deverá ser solto em uma mata da região.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Em PE, Receita autoriza devolução de contêineres com lixo hospitalar


A Alfândega da Receita Federal do Brasil, no Porto de Suape, no Grande Recife, autorizou a empresa pernambucana Na Intimidade a devolver os contêineres que foram importados dos Estados Unidos com lixo hospitalar. No final de outubro, a importadora foi notificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar início a essa devolução.

De acordo com Carlos Eduardo da Costa Oliveira, inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Suape, cerca de uma semana após essa intimação, a empresa solicitou à Alfândega a devolução, mas a demora se deu porque havia muitas instituições envolvidas que precisavam se pronunciar a respeito, entre elas o Departamento da Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal. "Nós também contactamos os dois organismos americanos envolvidos na investigação, o Departamento de Segurança Interna e a Aduana", disse o inspetor-chefe.

Ainda de acordo com o inspetor-chefe, a Na Intimidade procurou a mesma companhia que trouxe a carga para fazer a devolução. O material deve ser embarcado no navio Cap Henvi, no dia 7 de janeiro de 2012, e deve chegar aos EUA num prazo de oito dias.

Amostras desse material que está sendo devolvido foram coletadas e usadas na elaboração dos laudos que fazem parte da investigação no Brasil, que já duram dois meses e devem se estender por mais quatro. Até o momento, a Polícia Federal já ouviu cerca de 20 pessoas no inquérito.

Do G1 PE

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Prefeitura paga décimo terceiro salário dos servidores amanhã (20)


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe informa que fará o pagamento do décimo terceiro salário do restante dos servidores municipais até amanhã (20). Os professores já haviam recebido no início do mês de dezembro.

Com o pagamento dos décimo terceiro, os mais de dois mil servidores passam a contar com um incremento financeiro no seu orçamento, que serão injetados no comércio, dinamizando ainda mais a economia do município.

Corpo de mulher é encontrado em mala no centro de São Paulo

O corpo de uma mulher foi encontrado dentro de uma mala na noite deste domingo (18) em um apartamento no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo.

De acordo com informações da polícia, vizinhos estranharam o forte cheiro do apartamento e chamaram a polícia.

Quando os agentes chegaram, encontraram o corpo - de aproximadamente 29 anos - em uma mala próxima a um colchão jogado no chão.

A polícia já sabe que quem mora no apartamento é um homem. Segundo testemunhas, ele recebia com frequência a visita de uma namorada. A investigação vai usar imagens de câmeras de segurança próximas ao local para ajudar a desvendar o crime.

O caso foi encaminhado ao DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa).

Polícia prende 30 pessoas em rinha de galo em Colatina, no ES


A Polícia Militar fechou uma rinha de galo que funcionava em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, no início da noite de sábado (17). Trinta aves foram apreendidas, das quais quatro já estavam mortas, e trinta pessoas foram presas. Os galos foram encaminhados para a Polícia Ambiental e os detidos vão responder por maus-tratos de animais.

A operação do Grupo de Apoio Operacional (GAO) da Polícia Militar aconteceu em uma casa no bairro Maria das Graças. Foi preciso um ônibus para transportar todos os presos para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Colatina. Segundo a polícia, essa não foi a primeira vez que aconteceu a operação na mesma casa.

No local estavam, aproximadamente, 100 pessoas, entre elas crianças. De acordo com os policiais, o organizador da rinha, que também foi preso, cobrava R$ 10 por pessoa para assistir às brigas. Também foram encontrados R$ 1.407 no bar, que não tinha alvará de funcionamento. Nos fundos da casa foi descoberto um criadouro de galo da raça índia, com cerca de 200 animais.

Também foram encontrados diversos materiais utilizados para potencializar os confrontos entre os animais como biqueiras, esporas de fibra, remédio cicatrizante, esparadrapo, além de blocos com o controle de apostas, marcador digital para cronometragem das brigas e balanças. Após a identificação dos apostadores que possuíam galos, todos foram detidos e conduzidos para o DPJ. O que também chamou a atenção da polícia é que na casa havia um quadro com o nome do proprietário do galo e as características do animal.

De acordo com a polícia, o local tinha bilheteria e era visitado por pessoas de diversos municípios e também de outros estados.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta Noroeste

Policiais descobrem matadouro ilegal de animais e apreendem pássaros em Limoeiro


Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) realizou uma operação na Zona Rural de Limoeiro na tarde desse sábado (17) e descobriu um matadouro ilegal de animais em uma fazenda da localidade. O local funcionava também como rinha ilegal de galos.

A próprietária, Ana Maria de Souza, 54 anos, mais conhecida como Dona Rosa do Matadouro, comercializava carne de jumento e de cavalo e as vendia como se fosse carne bovina e caprina. Dona Rosa fornecia a carne ilegal para açougues da região da Mata Norte e para o Mercado de Afogados e Casa Amarela.

Também foram encontrados na fazenda uma espingarda do tipo soca-soca, duas munições de espingarda calibre 36 e várias carcaças de jumentos, com sinais de maus tratos aos animais antes da extração da carne e 31 rabos de tatu verdadeiro, uma carne de tatu crua na geladeira da acusada, além de um tatu verdadeiro vivo, que seria consumido nos próximos dias por Dona Rosa, que também é caçadora.

A acusada foi encaminhada para a Delegacia do Limoeiro, onde foi lavrado um Termo Circunstaciado de Ocorrência (TCO) e Ana Maria prestou depoimento e foi liberada para responder os crimes ambientais em liberdade. O tatu vivo foi levado para o Ibama para ficar em observação e retonar à natureza.

Também foram apreendidos no mesmo dia pela equipe do Gati sete canários, uma cravina, dois Sanhaçus, um Sabiá, um Bigode e uma Corda Negra na cidade. Os pássaros foram entregues no Ibama do Recife, onde passarão por exames e serão devolvidos ao habitat natural.

Do NE10

Acidente mata filho de vereador na BR-424 em Garanhuns


Um acidente na noite desse domingo (18), matou o filho de um vereador do município de Garanhuns, Agreste de Pernambuco.

A vítima, Delandie Mendes Rodrigues, 25 anos - filho do vereador Natalício Rodrigues e cunhado do também vereador Zé de Vilaço -, conduzia um Ford KA de cor prata de placa KME-9307, quando bateu de frente com um caminhão que transportava aves, de marca Wolksvagem, branco, placa NM -3406 na BR-424, km 103,5, na estrada entre Garanhuns e Correntes. Ele morreu na hora.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão teria perdido o controle do veículo, invadindo a pista contrária e causando o acidente. O caminhão que tinha placa de Alagoas ia de São Bento do Una com destino a Maceió. O motorista deixou o veículo no local e fugiu.

O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru e o velório deve acontecer nesta segunda-feira (19) no Velório São Jorge na Avenida Caruaru em Garanhuns.

Do NE10
Núcleo SJCC/Caruaru

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Maior feira de todos os tempos é registrada no Moda Center‏


Nas primeiras horas da manhã deste domingo (11) o trânsito lento e os sucessivos engarrafamentos nas rodovias que dão acesso ao Moda Center Santa Cruz já anunciavam a grandiosidade da feira, considerada a maior já realizada no parque, inaugurado há cinco anos.

Se na primeira feira de dezembro o número de clientes já surpreendia, nesta nem as vagas abertas na parte não pavimentada do parque foram suficientes. Até os canteiros das avenidas que dão acesso ao Moda Center serviram de estacionamentos.

São atacadistas e varejistas vindos de vários estados brasileiros. Muitos já compram no parque há alguns anos, mas a cada dia novos clientes estão descobrindo as vantagens de comprar roupas em Santa Cruz do Capibaribe. Dona Ivoneide Macêdo, que veio de Santo Amaro da Purificação-BA, disse estar encantada com a estrutura do parque, mas o detalhe que mais lhe chamou a atenção foi o preço. “Eu não conhecia.

Vi pela televisão em setembro e disse a minha nora: até o final do ano nós vamos para Santa Cruz fazer compras para a nossa loja, e cá estamos. Já andei a manhã toda e acho que ainda não vi nem metade. É cada peça linda. E o preço é tão bom que a gente nem perde tempo escolhendo.”, disse a nova cliente.

De acordo com vendedor Joel Silva, a feira deste domingo superou todas as expectativas. “Eu nunca vi tanta gente nesse Moda Center. Com certeza essa foi a maior feira que já aconteceu aqui no parque”, disse o vendedor, comemorando os bons negócios.

O Moda Center possui 700 lojas e mais de 9 mil boxes, divididos em seis módulos com banheiros, caixas eletrônicos, segurança monitorada, farmácia, posto ambulatorial, hotéis, restaurantes e todo o conforto que o cliente precisa.

Segundo Valmir Ribeiro, síndico do Moda Center, o aumento nas vendas é fruto da força empreendedora dos confeccionistas da região, que sempre souberam driblar crises e conduzir bem a economia têxtil do agreste.

“Além disso, a administração do Moda Center tem, ao longo do ano, divulgado o parque em todo o nordeste. Mídia na televisão, outdoors, revistas especializadas, participação em vários eventos do setor, malas diretas com folders e diversas formas de divulgação têm atraído os clientes para o Moda Center. Mas de todas essas importantes ações, a mídia na TV foi a que conseguiu atingir um quantitativo maior de pessoas”, disse o síndico.

O Moda Center foi divulgado em 13 emissoras afiliadas da Globo, atingindo todos os habitantes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Já eram quase 6h da tarde quando uma fotografia aérea registrou a grande quantidade de carros que ainda havia no parque. Só neste domingo, mais de 8 mil veículos passaram pelo Moda Center Santa Cruz, superando a média registrada em todos os anos anteriores. Até à tarde dessa terça (13), quando a feira termina, esse número pode triplicar de acordo com estimativas da administração do parque.

Confraternização dos deputados leva milhares de pessoas ao Cabana Clube



No último domingo (11) aconteceu a festa de confraternização dos deputados Edson Vieira (PSDB) e Diogo Moraes (PSB). O evento foi realizado no Cabana Clube, em Santa Cruz do Capibaribe, de portas abertas para a população.

A festa reuniu vereadores do grupo de oposição, políticos da região, deputados estaduais, amigos e simpatizantes de Edson Vieira e Diogo Moraes e um público de aproximadamente seis mil pessoas.

As bandas Feedback, Forró no Kilo, Forró dos Firmas e o cantor Adilson Ramos foram as atrações do evento que teve início no final da tarde e foi até a madrugada.

PM que ajudou a prender Nem é preso por assalto no Rio

O policial que ajudou a prender o traficante Nem, da Rocinha, foi preso. Ele assaltava um homem na região central do Rio.

Mulher é esfaqueada e jogada nua de carro por marido na PB, diz polícia


Uma mulher foi esfaqueada e jogada de um carro em movimento no início da manhã desta segunda-feira (12) em João Pessoa, segundo divulgou a Polícia Civil. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que ela foi encontrada nua e com vários ferimentos. Ao ser socorrida, ela teria dito que o marido era responsável pela agressão. A mulher ferida foi socorrida na Avenida Ruy Carneiro, que é uma das principais vias da capital paraibana.

A Polícia Civil confirmou que o marido é o único suspeito da autoria do crime. Segundo a delegada Viviane Magalhães, plantonista da 10ª Delegacia Distrital, após agredir a esposa, ele bateu com o carro na Avenida Nego, no bairro de Tambaú, e fugiu do local.

Segundo a delegada, a mãe da vítima informou que o casal havia se separado na sexta-feira (9), o que pode ter motivado o crime. De acordo com o relato da mãe, o suspeito não teria se conformado com fim do relacionamento. Viviane informou também que o homem está sendo procurado e que a polícia já tem informações de locais que ele pode usar como esconderijo.

A delegada disse ainda que será feita uma perícia na residência do casal e no carro de onde a mulher teria sido jogada. A mulher, que tem 33 anos, foi levada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. A assessoria de imprensa da unidade informou às 11h (horário local) que ela segue internada em estado regular.

Do G1 PB

viúva da Mega-Sena leva vida simples e se diz vítima de armações

Absolvida da acusação de matar o ex-marido René Sena, ganhador de R$ 52 milhões na Mega-Sena, Adriana Almeida desabafou para o Domingo Espetacular. Ela atribui os ataques que sofreu da imprensa e da opinião pública a armações, especialmente da família do milionário. Agora, ela briga com os irmãos de René pela herança dele. Em Arraial do Cabo (RJ), Adriana leva uma vida simples. Ela é vista frequentemente na academia, em um salão de beleza e em um supermercado. Veja como é a rotina da viúva da Mega-Sena e seus planos para o futuro.

Jovem é estrangulada dentro de quarto de hotel em Palmares


Uma jovem de aparentemente 22 anos foi encontrada morta dentro de um quarto de hotel nesse domingo (11), no centro de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com informações colhidas pela polícia, a vítima, identificada até o momento por “Josicleide”, entrou acompanhada de um homem moreno que vestia calça cinza, camiseta regata e boné cinza.

Funcionários do hotel disseram á polícia que o casal conversava e estava sorridente quando chegaram ao estabelecimento. Após certo tempo o homem foi embora sem dar satisfação, mas não despertou suspeita.

Como havia terminado o horário da reserva, os funcionários foram falar com a hóspede e após baterem na porta e ninguém atender, eles entraram no quarto e encontraram o corpo da jovem dentro do banheiro. Ela estava nua e com uma toalha na boca.

A polícia está investigando o caso.

Do NE10
Núcleo SJCC/Caruaru

Em PE, prefeituras terão que relatar gasto com propaganda institucional


Pela primeira vez, a Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco vai pedir informações a respeito dos gastos com publicidade institucional nos três anos anteriores ao ano eleitoral. Isto é, os gestores municipais terão que relatar quanto gastaram em 2009, 2010 e 2011 com esta atividade para fins de comparação com a folha de 2012, quando ocorrem as eleições para prefeito e vereadores.

De acordo com o procurador Regional Eleitoral de Pernambuco, Antônio Edílio Magalhães Teixeira, a ação é para evitar o uso da máquina administrativa ou de recursos públicos para beneficiar determinado candidato. “É muito comum a utilização de bens, serviços e verba pública em campanha eleitoral. Então, fomos provocados pela Corregedoria Regional Eleitoral para emitir essa requisição aos chefes do executivo municipal. O volume gasto em propaganda institucional no ano de eleição não pode ultrapassar o volume médio dos outros anos”, explicou.

A requisição será emitida no dia 18 de janeiro de 2012 pelos 168 promotores eleitorais do Estado. “Nós vamos pedir apoio do Tribunal de Contas para fazer a leitura e batimento dos gastos, observando as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Acredito que esta ação é pioneira no Brasil. Estou sempre em contato com outros ministérios e não observei nada semelhante”, falou o procurador.

O uso da máquina administrativa não é crime eleitoral, mas configura infração à legislação eleitoral, passível de punição. Dependendo do caso, pode acarretar o cancelamento do registro de candidatura, a cassação do diploma e até perda do mandato, de acordo com a Lei 9.504/1997.

A requisição faz parte de uma ação conjunta do Ministério Público no combate à propaganda eleitoral antecipada, aquela realizada antes de 6 de julho do ano das eleições. Nesta segunda-feira (12), os promotores eleitorais começaram a distribuir uma recomendação sobre o assunto a representações locais dos partidos políticos.
A Recomendação Eleitoral Nº 001/2011, expedida pela promotoria da capital, considera como propaganda eleitoral, dentre outras, “as pichações, pinturas, adesivos, faixas, placas, cartazes, outdoors, mensagens em rádios comunitárias ou via internet que contenham, isolada ou conjuntamente, o nome, apelido, iniciais do nome, símbolos, cores, mensagens ideológicas ou de promoção pessoal e felicitações daquelas pessoas que publicamente já se sabem pré-candidatos, acompanhadas ou não de menção às eleições de 2012, que sejam capazes de transmitir ao eleitorado, ainda que de maneira subliminar, a vinculação de determinada pessoa à disputa das eleições de 2012”.

A propaganda eleitoral irregular também não é crime. Porém, a infração sujeita os responsáveis pela divulgação da propaganda e, quando comprovado o prévio conhecimento, os beneficiários a multa que varia de R$ 5 a 25 mil ou o equivalente ao custo da propaganda. A violação da legislação também pode configurar abuso de poder político ou econômico – neste último, não há participação de servidores ou recursos públicos.
“Esta recomendação é a formalização do Ministério Público em relação à propaganda eleitoral. Hoje, pode ter certeza que o custo-benefício de uma irregularidade caiu bastante. Então, queremos atrair os candidatos para a realização de uma eleição equilibrada”, informou o procurador Antônio Edílio Magalhães Teixeira.
Além da requisição e da recomendação, o Ministério Público Eleitoral de Pernambuco também anunciou que vai produzir uma cartilha para os cidadãos com informações sobre legislação, irregularidades, funcionamento da Justiça Eleitoral e atuação do Ministério na fiscalização das eleições. O material deverá ser distribuído em março do próximo ano.

O Mistério Público Federal mantém uma página na internet onde é possível comunicar irregularidades eleitorais. No caso de propaganda eleitoral irregular, é importante anexar uma foto à mensagem. A Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco também conta com um telefone de contato: (81) 3081.9980.

Luna Markman
Do G1 PE

domingo, 11 de dezembro de 2011

Diogo Moraes fala sobre aliança com Vieira

Em entrevista concedida na sexta (09), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), falou sobre sua aliança com o grupo de Edson Vieira em Santa Cruz do Capibaribe. Moraes disse que não pediu nada em troca para consolidação da união e que seu compromisso é direcionado a aplicação de uma agenda positiva em Santa Cruz.

Confira o vídeo:

Polícia prende homem acusado de espancar o filho de apenas 9 meses

A polícia prendeu na tarde desta quinta-feira (8) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, o homem acusado de espancar o próprio filho, um bebê de apenas nove meses. A criança teve o crânio partido em cinco pedaços, o bebê foi levado para o Hospital da Restauração, no Recife. Segundo informações do hospital, a criança ficou cheia de hematomas e vai ficar pro resto da vida sem falar e sem andar. Veja na reportagem.

Do NE10
Núcleo SJCC/Caruaru

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Diogo Moraes agradece campanha do Governo para promover Polo de Confecções do Agreste


O deputado Diogo Moraes (PSB), agradeceu na tribuna da ALEPE ao governador Eduardo Campos e a sua equipe pelo início, nesta quarta (7), da campanha institucional para promover o Polo de Confecções do Agreste. Segundo o parlamentar, a iniciativa abrange toda a rede de televisão do Nordeste, mais de 50 outdoors nas vias que dão acesso ao Polo e anúncios nas principais revistas nacionais, como Veja, Época, Isto É e Carta Capital.

Diogo ressaltou que a medida é fruto do trabalho do Comitê Gestor da Crise, instalado após a chegada do lixo hospitalar vindo dos Estados Unidos. Na opinião do deputado, o momento mais difícil passou, porque, de acordo com ele, na última terça (6), a feira de Santa Cruz do Capibaribe recebeu mais de 600 ônibus, 400 vans e outros sete mil veículos, lotando as dependências do Moda Center do município. Diogo Moraes destacou, ainda, que foi a maior feira já registrada e atraiu mais de 150 mil compradores para a região.

Revitalização para entrada de Santa Cruz do Capibaribe na pauta de trabalho do deputado Edson Vieira


Um dos principais municípios do Polo de Confecções de Pernambuco, Santa Cruz do Capibaribe recebe semanalmente milhares de pessoas que fazem suas compras no Moda Center Santa Cruz.

Ao chegar à Capital da Confecção, os visitantes encontram um ambiente urbano caótico. A entrada da cidade e a extensão da PE-160 no perímetro urbano não possuem uma estrutura adequada e digna para a recepção de turistas.

Buscando soluções para esta situação, o deputado estadual Edson Vieira (PSDB), apresentou Indicação pedindo a revitalização do local ao Governador do Estado, Eduardo Campos e ao Secretário das Cidades, Danilo Cabral.

De acordo com a solicitação do parlamentar, a reurbanização do acesso à Santa Cruz do Capibaribe irá colaborar com a estrutura local e com uma melhor divulgação do município, conhecido nacionalmente pela sua economia de crescimento constante.

Mulher esquizofrênica vive algemada 24 horas por dia em hospital

Por não ter nenhum documento e não saber sobre os seus parentes, a senhora precisa ser vigiada o tempo todo enquanto aguarda a decisão da justiça. A paciente foi presa após invadir uma casa e roubar um aparelho celular.

Governo estuda lançar propaganda com Tiririca para popularizar museu


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), subordinado ao Ministério da Cultura, estuda lançar uma campanha estrelada pelo deputado federal Tiririca (PR-SP) pela valorização dos museus, segundo a assessoria de imprensa do instituto.

"Você sabe o que é um museu? Eu também não, mas vamos descobrir".” Segundo o deputado Tiririca, o mais votado na eleição do ano passado, esta deverá ser sua fala na campanha pela popularização dos museus no país.

A ideia de parafrasear o slogan de sua campanha eleitoral partiu do presidente do Ibram, José Nascimento, de acordo com o deputado.

"Achei sensacional. Ele [Nascimento] que propôs o slogan e eu topei na hora. Se eu não gostasse, falava. Mas achei demais e é importante popularizar o museu. De onde eu venho pouca gente sabe o que é. Acham que é coisa de velho"”, disse Tiririca, natural do Ceará.

A assessoria de imprensa do Ibram confirmou a intenção de utilizar o deputado como garoto-propaganda, mas disse que não há uma previsão de quando a campanha deverá ser lançada.

Tiririca afirmou que apoia inciativas museológicas, como a criação de Museu Itinerante do Circo e a inclusão da cultura circense no Museu da Diversidade Brasileira. Este museu faz parte do projeto “Esplanada dos Museus” dos governos federal e do Distrito Federal e cujo objetivo é implantar cinco novos museus na região da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Circos
Nesta quinta-feira (8), às 10h, o deputado comanda audiência pública para discutir a cobrança de tarifas e concessão de alvarás para a instalação de circos no país. Ele é autor do projeto de lei 1527/11 que prevê a criação de programas assistenciais específicos para profissionais do circo.

Segundo Tiririca, “burocracia” e “discriminação” dificultam a difusão da arte circense pelo país. "Não sei se é por causa da origem simples, mas tem cidades em que o prefeito dificulta. Eu comecei a trabalhar no circo aos oito anos e sei bem o que é isso", afirmou.

O deputado defendeu que as taxas pagas pelos circos (luz, água, Corpo de Bombeiros, arrecadação de direitos autorais de músicas, etc) sejam reduzidas. "Eles querem pagar, mas não como uma empresa", disse.

Tiririca disse que não apresentou projeto de lei sobre o tema porque a maioria dos tributos são municipais e não podem ser alterados por lei federal. No entanto, ele espera realizar outras audiências públicas sobre o tema e contar com o apoio da Confederação Federal dos Municípios (CNM) para interceder junto a prefeitos.

Naiara Leão
Do G1, em Brasília

Menino sobrevive após 30 minutos debaixo d’água

O menino Caleb Teodorescu, da cidade de Phoenix, no Estado americano do Arizona (sul dos EUA), sobreviveu após ficar por 30 minutos dentro d’água. O garoto caiu na piscina de casa, e foi levado ao hospital sem batimentos cardíacos.

O pediatra Corey Philpot, do Centro Médico Banner Thunderbird, disse à rede americana de TV ABC que o garoto chegou ao local “praticamente morto”. A mãe de Caleb, Mihaela, gritou por ajuda e um vizinho tentou fazer respiração boca a boca no menino.

Philpot, diante do quadro do menino, o submeteu a um procedimento chamado hipotermia terapêutica – que consiste em reduzir o ritmo do metabolismo do corpo e, como consequência, do cérebro. A preocupação do pediatra era de que Caleb pudesse ficar com alguma sequela por falta de oxigenação, e dessa maneira a solução encontrada foi esse método de quase “congelamento” do garoto.

- Nós o congelamos e o colocamos em um sono de hibernação, para prevenir danos ao cérebro.

Após 24 horas do congelamento, o menino começou a ser reaquecido, em um processo que durou quatro dias. No quinto dia, os sinais de recuperação apareceram.

Presidente de associação de cornos no CE quer vender coleção de chifres


O presidente da Associação dos Homens Mal Amados do Ceará, mais conhecida como associação dos cornos, José Adauto Caetano, 63 anos, decidiu vender sua coleção de chifres. "São 70 peças e acompanham três mil livrinhos sobre todos os tipos de corno. Tem troféu de chifre e cabide de chifre", afirmou. Caetano disse que apareceram alguns compradores de peças individuais, mas que ele só vende a coleção, por R$ 15 mil. "A primeira e única coleção de chifres do mundo é a minha", disse, sobre o "valor sentimental" dos itens.

O material está exposto na sede da associação, na rua Pedro Pereira, 686, no Centro de Fortaleza. "Dá muito trabalho para limpar e resolvi vender. Se for para um corno, melhor ainda, porque já faz parte da família", disse. Caetano disse que está no local de segunda a sábado, de 8h às 16h.

Não agressão às mulheres

Na associação, Caetano disse que vai ficar apenas com os retratos e as recordações. "Não tenho como deixar de ser corno nunca, Deus me livre". Além, claro, dos cerca de 10 mil associados, todos com carteirinha oficial. "É uma salinha alugada por mim.

Esses cornos não ajudam não. Além de cornos, são 'veacos' (caloteiros) e lisos (sem dinheiro)", brincou sobre a alta taxa de inadimplência da mensalidade de R$ 2.

A associação foi criada há 12 anos por Caetano e, segundo o fundador, desde que surgiu tem um propósito maior que o da brincadeira, que já expunha em livros de cordéis. "Criamos com o objetivo de não agressão às mulheres e dizer que as únicas alternativas se você for traído são aceitar ou deixar a mulher", explicou.

Uma vez corno, sempre corno

Questionado se já foi traído, ele responde: "fui não, sou". E ainda conta vantagem de ter tido oito mulheres e 18 filhos. "São todos meus, têm meu nome e ninguém toma". Quanto à atual mulher, ele reclama da possibilidade de não fazer jus à fama. "Vivo com uma mulher e estou com vontade de processar ela porque ela não quer me trair", brincou.

Giselle Dutra
Do G1 CE

Polícia apreende 5 máquinas de jogos de azar em Vertentes


Policias Civis da Delegacia de Vertentes, no Agreste de Pernambuco, localizaram nessa quarta-feira (7) um estabelecimento destinado a exploração de jogos de azar. No local, uma pequena garagem no loteamento Manoel Leal de Souza, funcionava um bar e dentro de um quarto exclusivo, os policiais localizaram e apreenderam cinco máquinas caça-níqueis.

Os agentes chegaram até o endereço através de denúncias anônimas informando que o local era frequentado por viciados e menores de idade.

O comerciante, José Pedro Batista, 45 anos, foi conduzido a Delegacia da cidade onde prestou esclarecimentos e foi liberado após assinar termo de compromisso. Ele irá responder a um procedimento pela contravenção penal de jogo de azar com pena aumentada pela participação de menores de idade.

Do NE10
Núcleo SJCC/Caruaru

Aclamado, Eduardo Campos sobe o Morro da Conceição


Cumprindo a tradição que, segundo ele, mantém há 30 anos, o governador Eduardo Campos subiu o Morro da Conceição na tarde desta quarta-feira (7). Acompanhado de sua esposa, Renata Campos, e de uma numerosa comitiva de deputados e secretários de governo, Eduardo teve o percurso a todo tempo interrompido por populares que o abraçavam e agradeciam e prometiam votos.

"Antes eu fazia esse percurso tranquilamente, vinha à Igreja e agradecia a Deus, rezava um pouco. Também pedia, porque a gente sempre tem algo para pedir. Hoje estou aqui fazendo o que sempre fiz. Subimos para agradecer pela fé e pela saúde para trabalhar e construir um Pernambuco melhor. Agradeci por tudo o que está acontecendo de bom em Pernambuco, e pedi para Nossa Senhora que dê mais força para a gente continuar construindo um Pernambuco mais forte para os que mais precisam".

Elogiadíssimo na posse do novo presidente da Chesf e aclamado no Morro, Eduardo, em conversa com a imprensa que também o acompanhava, comemorou os "bons resultados do ano".

"Fico feliz ver chegando o final do ano e a gente poder comemorar os bons resultados num momento tão desafiador da vida no mundo: a Europa perdendo empregos, os EUA parando e o Brasil crescendo com dificuldades. Pernambuco cresce bem acima da média da nacional e gera emprego. Isso tudo tendo o reconhecimento da sociedade", contou animado e continuou:

"Concluir o quinto ano do governo podendo andar na rua da forma que vocês podem ver é um combustível, é uma fonte de energia para que a gente posso continuar trabalhando sério e firme, unindo Pernambuco para agente fazer de 2012 um ano ainda melhor. A expressão do povo anima a mim e a minha equipe".

Fonte: blog de Jamildo

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Motorista bêbado bate em ônibus de blitz anti-álcool


Um motorista que dirigia a cerca de 64 km/h bateu o carro contra uma unidade móvel que fazia teste do bafômetro em uma blitz na cidade de Hickory, na Carolina do Norte, nos EUA.

Segundo a polícia, Douglas Shane Southard, 21, estava aparentemente bêbado durante o choque com a barreira policial, na madrugada de domingo.

A unidade móvel, que estava estacionada no local desde a meia-noite, estava sendo desmontada às 2h45 quando ocorreu a batida. “O carro da patrulha estacionado atrás da unidade se moveu”, disse o major Kevin Yarborough ao “Hickory Daily Report”.

Cerca de 8 pessoas estavam dentro da unidade -incluindo um juiz, oficiais e dois suspeitos que havia sido detidos na blitz- quando o Chevrolet Camaro 1989 na traseira do ônibus.

O jovem não deu explicações porque, segundo os policiais, estava ficando inconsciente. O motorista foi levado a um hospital local. Não houve feridos no acidente.

“Na opinião da polícia, o álcool deve ter sido a causa principal da batida”, disse o major da polícia. Um inquérito policial foi aberto.

Do G1, em São Paulo

Universitário estupra jovem que conheceu pela internet e acaba preso em Curitiba (PR)

A polícia prendeu um estudante universitário acusado de estupro em Curitiba (PR). Bruno Splenger foi transferido para um presídio no início da tarde desta terça-feira (6). O rapaz, de 20 anos, foi preso em casa, num bairro nobre da cidade, onde morava com os pais. Ele confessou o crime e contou que conheceu a menina através da internet. Bruno invadiu o computador dela, teve acesso a senhas de e-mails, fotos e vídeos pessoais e começou a chantageá-la. Depois de dias de ameaças, obrigou a jovem de 18 anos a encontrá-lo.

Ladrão tenta roubar lutador de MMA, apanha e acaba preso nos EUA


Um bandido de 24 anos escolheu a pessoa errada para assaltar na última sexta-feira em Chicago, no estado de Illinois (EUA). Anthony Miranda tentou roubar um lutador de MMA (artes marciais mistas) e acabou apanhando, segundo a emissora de TV "ABC".

De acordo com a polícia, Miranda se aproximou de um motorista e pediu um isqueiro. Em seguida, ele puxou um revólver e exigiu dinheiro.

Após o motorista entregar algum dinheiro, Miranda mandou a vítima sair do carro. Ao deixar o veículo, o lutador entrou em confronto com o bandido e arrancou sua arma.
Após ser tratado no hospital, o ladrão foi levado para a cadeia com uma fiança fixada em US$ 350 mil.

Do G1, em São Paulo

Bandidos deixam vítimas sem roupas em rodovia no DF

Dois bandidos sequestraram três pessoas, entre elas o motorista de uma van de transporte clandestino. Os reféns foram abandonados, sem roupas, no matagal de uma rodovia no Distrito Federal. Os sequestradores foram presos.

Sarney e Demóstenes protagonizam discussão no plenário do Senado


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e o líder da banada do DEM, senador Demóstenes Torres (GO), protagonizaram uma forte discussão na tarde desta terça-feira (6) no plenário da Casa.

O motivo da discussão foi a votação do requerimento apresentado pelo governo que pedia a inversão da pauta, para que a proposta que prorroga até 2015 a Desvinculação de Receitas da União (DRU) fosse discutida antes da votação do projeto do novo Código Florestal.

A discussão começou quando Demóstenes discordou da votação do requerimento, afirmando que não havia acordo para a apreciação. O senador do DEM afirmou que não havia "compromisso" por parte do governo, nem do presidente da Casa.

"Senhor presidente, mais uma vez fica evidente a falta de compromisso do governo e de Vossa Excelência também, me permita. Não há qualquer possibilidade de se fazer entendimento com o governo e com a Mesa desta Casa, porque sistematicamente [...] Hoje a presidente disse: '“Nós vamos tratorar'”. E é o que está acontecendo, está tratorando. V. Excelência está rasgando o regimento, rasgando a sua palavra", gritou Demóstenes.

Sarney rebateu, e afirmou que estava "cumprindo" o regimento ao colocar o requerimento em votação. "A Mesa está cumprindo inclusive aquilo que nós concordamos no gabinete", disse Sarney.

No meio da discussão, o senador do DEM apontou o dedo para Sarney e disse que ele estaria burlando o regimento e quebrando o acordo.

"Não use da minha concordância para determinado procedimento para vossa excelência e o governo, de maneira torpe, burlar o que nós fizemos, torpe! Não queira me utilizar nesse tipo de... não fiz esse acordo.

O acordo era para votar o Código Florestal!"
"Pois é o Código Florestal que estamos votando!", interrompeu Sarney. "Não senhor! E vossa excelência iniciou a votação e disse que hoje era o primeiro item da pauta.

Honre então, que vossa excelência descumpriu o acordo!", rebateu Demóstenes.
Irritado, Sarney exigiu que a palavra "torpe" não constasse nas notas taquigráficas da Casa. "Eu mando cancelar a palavra '“torpe'” da taquigrafia", disse Sarney. Demóstenes retrucou: "Não precisa, não. Pode constar!".

Sarney reforçou a retirada da palvra que, mais tarde, não constou nas notas do Senado. "Está mandado cancelar, e ao presidente compete policiar os trabalhos do plenário!".
Ao deixar a Mesa, Sarney exigiu que Demóstenes pedisse desculpas pela discussão. Passados alguns minutos, o senador do DEM voltou ao microfone para pedir desculpas ao presidente da Casa.

"Ainda há pouco, em uma discussão acalorada com a Mesa, presidida pelo senador José Sarney, eu usei a expressão '“torpe'”, e o senador José Sarney ficou ofendido com a expressão. Então, estou pedindo a Vossa Excelência que a retire, que mande riscar essa expressão.O que acontece é que eu tenho um tipo de temperamento em que a minha discussão é dura, mas é extremamente leal. Essa lealdade não quer, de maneira alguma, fazer com que qualquer espécie de discussão transponha para o lado pessoal", disse o senador.

Demóstenes ainda reforçou que não tem nada contra o senador Sarney. "Não tenho, pessoalmente, nada contra o senador José Sarney. Muito pelo contrário, ele me trata sempre com muita lhaneza, com muita deferência [...] de forma que, em relação à ofensa, peço desculpas ao senador José Sarney. Peço que se retire a palavra '“torpe'” e mantenho, naturalmente, todos os outros termos institucionais, entendendo que, mais uma vez, a Mesa errou ao não cumprir o acordo que nós fizemos".

Iara Lemos
Do G1, em Brasília

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dezembro de grandes realizações em Santa Cruz do Capibaribe


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe está trabalhando para entregar à população uma série de obras no próximo dia 29 de Dezembro, dia do aniversário da cidade.

- Escola do Neco Aragão com capacidade para 1500 alunos
- Escola do Pedra Branca com capacidade para 1000 alunos
- Construção dos binários, que irão melhorar o trânsito da cidade
- Construção da Creche de Poço Fundo
- Creche Terezinha Figueirôa
- Construção das passagens molhadas do Santa Tereza
- Entrega de mais 534 placas vermelhas para os mototaxistas
- Reforma do primeiro canteiro da praça da Av. Padre Zuzinha
- Entrega de mais 20 ruas pavimentadas nos bairros Malaquias Cardoso, São Cristóvão, Bela Vista, Dona Dom, Cruz Alta, Pará e Poço Fundo
- Entrega do Teatro Municipal totalmente reformado
- Conclusão do abastecimento de água da Vila do Pará
- Academia das Cidades do Santo Agostinho
- Inauguração de mais 3 postos de saúde (Bairro Novo, Centro e São Cristóvão)
- Chegada de duas unidades de atendimento odontológico
- Inauguração da iluminação da entrada da cidade

Obras que estão programadas para 2012
- Cobertura do Calçadão do Moda Center
- Inauguração da Escola Técnica Federal
- Início das obras da construção da Barragem das Porteiras
- Central de abastecimento
- Inauguração do novo Fórum do Município
- Construção de mais 3 postos de saúde
- Cadeia Pública
- Construção da UPA
- Início das obras de saneamento básico em parceria com o Governo do Estado
- Passagem molhada no Rio Capibaribe ligando o centro à Vila Augusto
- Passagem molhada no Rio Capibaribe ligando o Rio Verde a São Domingos
- Passagem molhada no Riacho Tapera ligando o Malaquias ao Neco Aragão
- Via de acesso ligando os bairros Bela Vista, Nova Santa Cruz e São Miguel ao Calçadão e ao Moda Center Santa Cruz
- Creche Escola no bairro Neco Aragão
- Pavimentação de 3 ruas na Palestina ao lado da PE-160
- Além dessa obras que estão listadas, muitas outras estão em fase de planejamento.

Mais de 500 ônibus passam pelo Moda Center


Um verdadeiro mar de carros. A quantidade de veículos que lota os estacionamentos do Moda Center Santa Cruz esta semana está superando as expectativas na penúltima grande feira do ano para as compras no atacado.

Domingo (04), não havia mais lugares para estacionar. A administração teve que abrir novas vagas na parte não pavimentada do Moda Center. Até esta segunda (05) já passaram pelo parque 502 ônibus, número que, de acordo com a coordenadoria de trânsito do condomínio, baterá recorde na tarde de amanhã quando a feira desta semana termina.

Já o número de vans soma 389, sem contabilizar os milhares de carros particulares que se encontram nos estacionamentos dos seis setores. Até caminhões boiadeiros (usados para transportar gado) estão transportando confecções.

Clientes vindos de todo o Brasil enchem os corredores do maior parque de confecções da América Latina, sinalizando bons negócios para comerciantes e visitantes.

Deputado tem final de semana de eventos na região




O final de semana foi de eventos em Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus para o deputado estadual Edson Vieira (PSDB). No sábado o parlamentar prestigiou as comemorações dos 50 anos de existência da Igreja Assembleia de Deus de Santa Cruz do Capibaribe, à noite foi ao Sítio Logradouro, zona rural de Brejo da Madre Deus, assistir a tradicional pega de boi de Otávio Julião. No Domingo o deputado foi ao distrito santa-cruzense do Pará, onde visitou a população local e participou do aniversário do amigo Zé Boi.

Turbina de avião pega fogo durante decolagem em Salvador (BA)

A aeronave teve que ser rebocada até o hangar. A pista ficou interditada e 137 passageiros estavam no voo.

Produção cancela dois shows de Ivete devido ao quadro de meningite


Os próximos dois shows da cantora de axé Ivete Sangalo, que está internada com quadro de meningite desde o domingo (4), foram cancelados, informou a assessoria de imprensa na manhã desta segunda-feira (5).

As apresentações estavam marcadas para quarta-feira (7), no Recife (PE), e sábado (10), em São Bernardo do Campo (SP). O show mais recente de Ivete Sangalo foi no sábado (3) no "Carnatal", carnaval fora de época em Rio Grande do Norte.

De acordo com a diretoria médica do Hospital Aliança, onde a cantora está internada, Ivete apresenta "meningite benigna não contagiosa". No boletim médico, foi afastado o diagnóstico de meningite meningocócica C.

"A paciente encontra-se em repouso em apartamento, em uso de medicações intravenosas, com quadro neurológico estável, lúcida, orientada e ativa", informam os médicos no boletim. Não há previsão de alta médica.

'Benigna, não contagiosa'
O infectologista Vladimir Neco, especialista ouvido pelo G1 e que não participa do atendimento da cantora, explica que a forma da doença que afeta Ivete é menos agressiva. “São chamadas benignas quando não deixam sequelas, nem levam à morte”, diz o médico.

Sobre o uso da expressão "benigna", o infectologista Marcos Antônio Cyrillo, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), complementa que a classificação “benigna” não é a mais usual.

“Provavelmente, esse diagnóstico dado pelo boletim médico é de um quadro causado por vírus que não pode ser transmitido pelas vias respiratórias, mas é prematuro dizer isso antes de exames mais elaborados”, afirma o médico. “Normalmente, após um exame de recolhimento de liquor você consegue dizer com muita segurança se a causa é bacteriana ou viral.”

Os sintomas mais comuns da doença costumam ser a rigidez na nuca, vômitos e dores de cabeça intensas. Eles podem se manifestar nos dois tipos da doença. “É possível diferenciar a meningite viral da bacteriana pela agressividade dos sintomas e o estudo do liquor, líquido que lubrifica o cérebro, e é colhido através da coluna ou do pescoço”, diz Neco.

Tratamento
Para as meningites causadas por vírus, o tratamento costuma durar entre 5 a 7 dias se o paciente não apresentar complicações. Na infecção viral, somente os sintomas são combatidos. Já quando a doença é despertada pela presença de bactérias, o combate se dá por meio de antibióticos.

O tratamento costuma durar até 10 dias. “É possível que as meninges fiquem inflamadas mesmo sem a ação de uma causa infecciosa como um vírus ou bactéria”, diz o diretor da SBI. “Muitas vezes a causa pode ser inflamatória, reumática e até mesmo vascular.”

Do G1 BA