sexta-feira, 29 de julho de 2011

Prefeitura reúne equipe para discutir transparência nas contas públicas


Na manhã da última quarta-feira aconteceu uma reunião na sede da prefeitura municipal ira uma reunião para discutir a adequação do município às novas regras de transparência exigidas pelo TCE. Estiveram presentes o vice-prefeito José Elias, o chefe de gabinete da prefeitura, Carlos Lisboa, os secretários de Finanças, Administração e Saúde, membros da controladoria municipal e das empresas CESPAM e BETA, que prestam assessoria à administração municipal.

O objetivo da reunião foi a apresentação à equipe do sistema de gerenciamento de informações financeiras que será adotado para a prestação de contas da gestão, em cumprimento à Lei Complementar 131, de 2009, sancionada pelo então presidente Lula. A lei exige dos governantes de todos os níveis da federação transparência na gestão das contas públicas.

Todas as prefeituras serão obrigadas a disponibilizar na internet informações detalhadas e atualizadas sobre as receitas e despesas do município. Em Pernambuco, especialmente no interior do estado, a maioria dos municípios ainda não se adequou às novas regras. Santa Cruz do Capibaribe será um dos primeiros do agreste a disponibilizar as informações.

Na próxima quarta-feira (03) será realizada uma nova reunião com todos os secretários e pessoas envolvidas diretamente na gestão de contas da prefeitura para detalhar os procedimentos de publicação dos dados na internet. O chefe de gabinete da prefeitura, Carlos Lisboa, falou aos presentes da importância do processo. “É preciso que haja uma nova mentalidade de trabalho. Os tempos mudaram, a transparência na gestão pública é uma exigência legal, mas sobretudo moral” frisou.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Estradas recuperadas




Após reunião na Secretaria de Transportes, o Deputado Diogo Moraes (PSB) anunciou que em setembro haverá uma ação do Governo do Estado para recuperar a PE-145 e a PE-160. Tapa-Buracos, capinação e sinalização começarão do Lampião até Pão de Açúcar, passando por Brejo, Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe.




Já no mês de outubro será iniciado o asfalto de Jataúba até a divisa com a Paraíba, obra que facilitará o escoamento da produção do Pólo das Confecções .“Essa é uma obra de suma importância para toda a região, é uma conquista que beneficiará diretamente a economia do Pólo”, finalizou Diogo.

Deputado defende emendas para municípios


No início desta semana o deputado estadual Edson Vieira (PSDB) esteve em reunião no Palácio do Campo das Princesas com o Secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, para tratar da liberação de emendas parlamentares para este ano.

De acordo com o deputado, haverá outra reunião nos próximos dias para definir quais serão os critérios e a data da liberação das emendas. Edson Vieira destacou que esses recursos irão contemplar os municípios que ele representa e trazer muitos benefícios para a população.

Rapaz é preso após invadir sex shop para fazer sexo com boneca inflável


O norte-americano Justin Dale Little Jim, de 28 anos, foi preso na terça-feira em Woodbridge, no estado da Virgínia (EUA), acusado de invadir um sex shop e tentar manter relações sexuais com uma boneca inflável, segundo a emissora de TV "WJLA".

Jim invadiu a loja de madrugada após quebrar uma porta de vidro. No entanto, o sex shop tinha alarme. Os policiais chegaram pouco tempo depois e encontraram o suspeito escondido dentro de um armário com uma boneca inflável. Ele foi levado para a cadeia sem fiança.

Do G1, em São Paulo

Adolescente morre após tentativa de assalto na periferia de Salvador (BA)

O rapaz de apenas 15 anos foi morto a tiros depois de tentar assaltar um supermercado. Após os disparos, ele ainda tentou fugir, mas caiu numa ribanceira.

Casal flagrado fazendo sexo em piscina se entrega à polícia nos EUA


Um casal que foi flagrado fazendo sexo por 30 minutos na semana passada em uma piscina em Connersville, no estado de Indiana (EUA), se entregou à polícia na segunda-feira (25), segundo a emissora de TV “CBS".
O ato sexual foi protagonizado por Myron Helms, de 33 anos, e Victoria Cross, de 40, e foi visto por várias pessoas que estavam na piscina.
No dia do incidente, o casal não foi detido, pois os policiais não presenciaram as cenas quentes.

Mas, por conta das denúncias recebidas, a polícia decidiu prender o casal. A Justiça estipulou uma fiança de US$ 5 mil para cada um. Se condenados, Myron e Victoria podem pegar um ano de cadeia.

Do G1, em São Paulo

Atriz Vera Fischer é internada no Rio

A atriz foi internada em uma clínica particular na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, na noite desta terça-feira (26). Não foi divulgado o motivo da internação.

Quadrilha é presa com mais de 3 mil pedras de crack e armas em Rio Doce


Uma quadrilha foi presa, na manhã desta quinta-feira (28), no bairro de Rio Doce, em Olinda, com cerca de 3,3 mil pedras de crack e armas - sendo duas de uso restrito da polícia, um rifle, uma submetralhadora artesanal e quatro pistolas. Segundo a polícia, integram o grupo dois adultos, quatro adolescentes e três crianças.

Foram presos Alípio José da Silva, de 26 anos, acusado de ser o dono do ponto de vendas das drogas, e Maurício Ramos da Silva Filho, de 31 anos. De acordo com informações da polícia, Alípio é ex-presidiário e estava foragido da Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá, onde foi preso em 2007 por tráfico de drogas.

Os adolescentes apreendidos têm entre 13 e 17 anos e as crianças têm entre 11 e 12 anos. Segundo o tenente Jonas Alves, do Batalhão de Radiopatrulha, eles eram usados para embalar e entregar as drogas aos clientes, já que a punição para adolescentes e crianças é mais leve. “Tivemos que buscar a documentação na residência dos pais, que inclusive moram nas proximidades”, afirma o tenente.

Além das armas e da droga, os agentes ainda recolheram a quantia de R$ 1.671 reais, aparelhos celulares e de rádio. A operação aconteceu durante a madrugada e envolveu 11 policiais do Batalhão de Radiopatrulha do Grupo de Operações Táticas Itinerantes (Gati).

A quadrilha foi encontrada em uma casa alugada, localizada no Beco do Conselho, na 2ª etapa de Rio Doce. O caso será investigado pela Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA).

Da Redação do pe360graus.com

terça-feira, 26 de julho de 2011

Informes Prefeitura Santa Cruz do Capibaribe‏


Prefeitura vai disponibilizar prestação de contas na internet

A Prefeitura iniciou a construção do seu novo website, que estará disponível para acesso no início do mês de agosto. O novo portal será mais dinâmico e irá disponibilizar em tempo real todas as notícias das ações desenvolvidas pela gestão, além das informações financeiras da gestão, em cumprimento ar recomendações do TCE.

Prefeitura e IGC promovem Curso de Polícia comunitária
O curso de polícia comunitária, promovido pelo Instituto de Gerenciamento das Cidades (IGC) e pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, continua com sua programação nesta semana, de terça a sexta.

- Polícia Comunitária (de 20/07 a 12/08/2011)
- Gestão Integrada de Segurança Pública (de 17/08 a 03/09/2011)
- Análise Criminal (de 08/09 a 21/09/2011)
- Segurança Urbana (de 04/10 a 21/10/2011)
As inscrições são gratuitas. Os participantes recebem material didático e almoço todos os dias.
Informações: 9914 5819 – 8189 2022
A grade curricular do curso pode ser conferida no blog da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe http://santacruzdocapibaribe.blogspot.com

Treinamento dos novos agentes de saúde
Os agentes de saúde que foram aprovados no último concurso públicoestão sendo treinados para serem integrados ao quadro permanente da Secretaria de Saúde.
Conferência da Assistência Social

No próximo dia 29 de julho acontecerá a V Conferência Municipal de Assistência Social. O tema do encontro será “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”. A conferência será realizada na Câmara de Vereadores.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe participou de audiência pública para discutir repasse do INSS dos servidores públicos


Na última quinta-feira (21) aconteceu uma reunião na Câmara de Vereadores para discutir questões de repasses do INSS dos servidores públicos municipais. A audiência foi convocada pela Câmara de Vereadores, a pedido do SINDUPROM, entidade que representa professores da rede municipal de ensino.

Os professores solicitaram explicações da administração municipal a respeito das denúncias feitas pela presidente do sindicato, Luciene Cordeiro, de que a Prefeitura estava descontando, mas não estava repassando as contribuições dos servidores ao INSS, o que poderia causar problemas aos servidores no momento de suas aposentadorias. Os representantes do INSS presentes à audiência, Antônio João e José Alberto Holanda, afirmaram que em nenhum momento os servidores serão prejudicados nas suas aposentadorias.

O secretário de Finanças do município, Eraldo Cézar, que está há 20 dias no cargo, informou que dentro de 45 dias terá uma visão mais aprofundada da situação da pasta, mas já adianta que não há irregularidades nos números avaliados. O secretário de Administração, Josimar Clemente, afirmou que as denúncias são improcedentes e que não há nenhuma irregularidade nos repasses das contribuições. Segundo ele, existe um problema no banco de dados da folha de pagamento. Josimar informou que o prefeito determinou a realização de um recadastramento dos servidores, para evitar erros dessa natureza.

Os vereadores do município que estiveram presentes na audiência foram unânimes em afirmar que tudo será esclarecido. O vereador Ernesto Maia elogiou o prefeito Toinho do Pará, por determinar ao secretariado a apuração imediata dos fatos e enviar à audiência a equipe da administração para esclarecer os fatos. “Vai ser provado que não há irregularidade nenhuma”, afirmou Ernesto Maia.

Pronunciamento do chefe de gabinete da Prefeitura, Carlos Lisboa
“A administração municipal não está fazendo apropriação de valores retidos em folha de pagamento dos funcionários da Prefeitura Municipa para fins de recolhimento à Previdência Social, conforme acusa o sindicato dos professores. A acusação é inverídica, prova disso é que os dados contábeis que estão em mãos do secretário de Finanças, Dr. Eraldo Cézar, o qual irá apresentá-los no seu pronunciamento à Câmara de Vereadores no prazo acordado na audiência pública, além de repassar cópias ao sindicato dos professores e a quem mais interessar.

Temos consciência de que o dinheiro retido pertence aos funcionários para fins de aposentadoria e o recolhimento acompanhado de retenção dos mesmos seria caracterizado como apropriação indébita e improbidade administrativa. Entretanto, reconhecemos o problema recorrente desta e de administrações passadas com relação à inconsistência do CNIS (Cadastro Nacional de Informação Previdenciária) em razão de pendências na GEFIP (Guia de Recolhimento do FGTS) e informações previdenciárias.

Esta administração está tomando as devidas providências para sanar e corrigir todas as irregularidades, fato que deverá ser detalhado pelo secretário de Administração, Josimar Clemente, na próxima reunião para tratar do assunto.

OBS: Ficou determinado na audiência que dentro de 45 dias haverá outra audiência, quando na ocasião haverá apresentação de todos os documentos que comprovam que não há irregularidade no processo.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Deputado participa de reunião na Vila Augusto


No último sábado (23), o deputado estadual Edson Vieira (PSDB) participou de uma reunião na Associação de Moradores na Vila Augusto (Brejo da Madre de Deus). O assunto foi a construção da passagem molhada ligando a localidade à Santa Cruz do Capibaribe, esta é uma antiga reivindicação dos moradores que procuraram Luciano Bezerra para passar sua necessidade para o deputado.

Na reunião, Edson Vieira passou para os moradores da Vila Augusto que solicitou à Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária a realização de um estudo técnico no local para viabilizar a implantação da passagem molhada, através da Indicação nº 267/2011, apresentada em fevereiro. O deputado aproveitou para dizer que também solicitou orelhões para a Vila, conforme pedido dos moradores.

Sobre questões levantadas pelos moradores como pavimentação, saneamento, iluminação e construção de posto de saúde na Vila Augusto, o deputado falou que terá uma audiência na tarde desta segunda-feira (25) com o Secretário da Casa Civil Tadeu Alencar e com o prefeito de Brejo da Madre de Deus Edson Souza (PTB), para saber quando vão ser liberadas as emendas parlamentares para o município, para que essas necessidades possam se tornar realidade.

Ladrões 'fazem limpa' em cofres de igrejas evangélicas de MS, diz polícia


Duas igrejas evangélicas foram furtadas na madrugada deste domingo (24), na cidade de Amambai, a 342 quilômetros de Campo Grande. Segundo a Polícia Civil, a suspeita é de que tenha sido o mesmo grupo que tenha praticado os dois crimes.

No primeiro furto a polícia acredita que pelo menos dois homens entraram no templo e arrombaram o cofre, levando todo o dinheiro que estava no local, cerca de R$ 212, deixando aproximadamente R$ 500 em cheques.

O segundo, conforme a polícia, teve praticamente o mesmo modo de operação. Mais de um ladrão teria entrado na igreja, o cofre foi arrombado e todo o dinheiro que estava no local foi levado, aproximadamente R$ 2 mil.

A polícia suspeita de que houve um minucioso planejamento dos furtos e que os ladrões já conheciam as igrejas e os locais em que o dinheiro estava guardado, porque apenas os cofres foram arrombados e porque outros objetos de 'valor' como eletrônicos, que estavam dentro dos templos, foram deixados para trás.

Do G1 MS

Família sem registro de nascimento reclama da falta de direitos

Segundo a mãe da família, que vive em Ilha de Itaparica (BA), os filhos não foram registrados porque o documento dela está em outra cidade e ela não tem dinheiro para ir buscá-lo. Oficialmente os filhos não existem e, em consequência, eles não têm direito à saúde, carteira de trabalho e nem educação. Um das filhas não consegue registrar o próprio filho.

Americano pode pegar 2 meses de cadeia por latir para cão policial


O advogado do americano Ryan Stephens, que foi acusado de provocar um cão policial na cidade de Mason, em Ohio (EUA), alegou que seu cliente tinha o direito de latir, pois a Primeira Emenda garante o direito à liberdade de expressão, segundo o jornal "Cincinnati "Inquirer".

No entanto, durante julgamento na sexta-feira, o juiz Andrew Batsche destacou que latir para um cão policial não estava protegido pelo direito constitucional. Stephens pode ser condenado a dois meses de cadeia.

O incidente ocorreu em abril. Na época, o suspeito foi flagrado próximo ao carro patrulha latindo para o cachorro chamado "Timber".

De acordo com o relatório policial, o agente Bradley Walker estava atendendo uma ocorrência, quando notou que "Timber" não parava de latir. Quando foi ver o que era, Walker disse que viu Stephens latindo e provocando o animal.

Ao ser questionado por que estava latindo para o cão, Stephens respondeu: "Ele começou. Ele estava me incomodando".

Do G1, em São Paulo

Motorista alcoolizada provoca acidente em Minas Gerais

A motorista, grávida, estaria alcoolizada e dirigia em alta velocidade. A mulher perdeu o controle do veículo e bateu no poste.

Goleiro do Sport agride jogador do Vasco, que vai para o hospital


Uma partida entre os juniores de Vasco e Sport, nesta segunda-feira, pela primeira fase da Taça BH, acabou em pancadaria em Barão de Cocais, cidade localizada a 93 km de Belo Horizonte. O volante Elivelton, do time carioca, deixou o gramado de ambulância, imobilizado, depois de ser agredido pelo goleiro Gustavo, do Sport. O presidente do Sport, Gustavo Dubeux, já anunciou o afastamento do arqueiro do clube.

O jogo, válido pela terceira rodada da fase de grupos, estava já nos acréscimos quando teve início a confusão. Tudo começou com uma falta dura de um jogador do Sport, que perdia por 3 a 1, no círculo central. Com o vascaíno no chão, alguns atletas pernambucanos se aproximaram e foram afastados pelos cariocas, dando início a um empurra-empurra, sem agressões.

Até que o goleiro Gustavo, do Sport, atravessou o campo e saltou para acertar uma voadora na nuca de Elivelton, que nem participava do empurra-empurra. O jogador do Vasco caiu imóvel no chão, com uma aparente lesão na coluna. Em seguida, teve início uma série de agressões dos dois lados, que só foi controlada com a presença da polícia.

Elivelton foi imobilizado numa maca e levado ao hospital municipal de Barão de Cocais. A comissão técnica do Sport chegou a pedir desculpas à do Vasco, mas Gustavo deixou o gramado sem querer falar com a imprensa.

Fonte: Agência Estado

Mulher é presa em Caruaru com 810 comprimidos para o golpe Boa noite Cinderela


Policiais Federais do município de Caruaru, Agreste de Pernambuco, prenderam a auxiliar de enfermagem Irene Santana da Silva, de 58 anos, com 810 comprimidos do medicamento Artane, utilizado no golpe conhecido como "Boa Noite, Cinderela".

A prisão ocorreu a partir da denúncia anônima de que uma mulher aparentando 60 anos idade estaria na Avenida Rio Branco, no Centro de Caruaru, acompanhada do motorista de um Fiesta Sedan com placas de João Pessoa (PB) com a intenção de comprar várias caixas do medicamento Artane, droga comumente usada por bandidos na bebida de vítimas, que dormem com facilidade, se tornando presa do famoso golpe.

Com a mulher, a polícia encontrou na bolsa da mulher 27 caixas - cada uma contendo 30 drágeas do medicamento Artane. Os medicamentos foram adquiridos em três farmácias de Caruaru. No veículo, nada foi encontrado.

Além dos comprimidos, também foram encontrados com Irene Santana cerca de 11 receituários de controle especial ideologicamente falsos. Em seu interrogatório, ela informou que recebeu a proposta mil reais de uma pessoa que não revela o nome para adquirir os medicamentos em Caruaru e em seguida entregá-los em João Pessoa.

À polícia, Irene disse que aceitou fazer a compra por estar passando por situação financeira difícil com 10 filhos e 20 netos para criar. Mas, segundo a polícia, Irene já foi presa em junho deste ano em João Pessoa também por estar com uma grande quantidade de Artame. Ela teria sido libertada há oito dias devido a um acidente vascular cerebral e não voltou mais para a prisão.

A mulher foi autuada por tráfico de entorpecentes, falsidade ideológica e uso de documento falso e encaminhada para o Presídio Feminino de Buíque (PE), onde ficará à disposição da Justiça de Caruaru. Caso seja condenada, poderá pegar penas que variam de 5 a 25 anos de reclusão.

Do NE10

Polícia encontra três corpos dentro de carros em Jaboatão


Em Jaboatão dos Guararapes, a polícia encontrou, nesta segunda-feira (25), três corpos dentro de carros. No loteamento Vila Rica, foi localizado o corpo esfaqueado de um pastor de uma igreja evangélica. A dez quilômetros de distância, perto do Conjunto Marcos Freire, um homem e um adolescente apareceram mortos a tiros dentro de outro veículo.

Os moradores do Conjunto Marcos Freire, que fica em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, levaram um susto nesta segunda-feira (25). Um carro com duas pessoas mortas dentro foi abandonado no terreno de uma borracharia, que fica a poucos metros da entrada do conjunto residencial. O veículo de placa KIX-3576 teria sido deixado na área durante a madrugada.

Um dos corpos encontrados é de um adolescente aparentando 15 anos. Já o outro corpo é de Ives Campos de Oliveira, de 26 anos. Este foi encontrado no banco do passageiro, na parte da frente do veículo. Já o adolescente estava no banco de trás.

OUTRA MORTE
A dez quilômetros de distância, no loteamento Vila Rica, também em Jaboatão, outro corpo encontrado dentro de um carro. Jadilson Cícero de Mesquista, de 52 anos, estava no banco do motorista.

Ele era pastor de uma igreja em Moreno, e morava no Cabo de Santo Agostinho. Um grupo de fiéis que foi ao local não quis gravar entrevista, mas contou que o pastor recebeu uma ligação, na noite de domingo depois do culto e então desapareceu.

Eles estavam em busca de informações quando souberam que o pastor foi encontrado. Os peritos encontraram num carro uma faca que seria compatível com as perfurações no pescoço e ombros e o celular, que serão levados para a perícia.

Da Redação do pe360graus.com

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Renasce Capibaribe


Rio Capibaribe

Que saudade de você!

Reage Capibaribe,

Nossa gente quer te ver.



I

Tanta água e tanto peixe

Deste a quem te procurava.

Quanta alegria eu sentia

Quando em tuas águas nadava.

Que fizeram com esse rio

Que agora em desafio

Suspirando quer viver?

E nós que aqui crescemos

Queremos Capibaribe,

Ver tuas águas a correr.



Refrão

Rio Capibaribe

Que saudade de você!

Reage Capibaribe,

Nossa gente quer te ver.



II

Quanto futebol rolou

Em tuas areias brancas.

E hoje por aqui vejo

Muita lama, cercas, trancas.

Se hoje esse rio chora,

Nossa geração implora

De Poção até o mar.

Salvem o Capibaribe

Deixem suas águas passar!



Refrão

Rio Capibaribe

Que saudade de você!

Reage Capibaribe,

Nossa gente quer te ver.



III



Expulsa Capibaribe

Do teu leito essa lama.

Vamos pegar quem te mata,

Jogando veneno e lixo.

Vamos punir esse bicho

Chamado poluição

Vamos dar vida ao teu leito

Vamos enfrentar no eito

Quem causa devastação.



Refrão

Rio Capibaribe

Que saudade de você!

Reage Capibaribe,

Nossa gente quer te ver.


por JOSÉ OLIVEIRA DE GÓIS

Mulher que se passou por médica para roubar bebê de hospital vai responder por sequestro

A falsa médica que se entregou à polícia sábado (23) à noite após ter roubado, na tarde de sexta-feira (22), um bebê do Hospital São José dos Lírios, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, vai responder por sequestro, segundo o delegado Geraldo Assed Estefan, titular da Delegacia de São Gonçalo (72ª DP), onde investiga o caso.

Mulheres são presas com drogas em MG; uma estava com filho pequeno

As duas mulheres levavam 35 kg de maconha na bolsa quando foram detidas na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Uma das criminosas estava no momento da prisão com o filho de apenas um ano e seis meses.

Em onda de calor, mulher tira roupa no metrô de Nova York


Um vídeo publicado no YouTube na sexta-feira (22), aparentemente feito com uma câmera de celular, mostra uma mulher tirando a parte de baixo da roupa dentro de um dos vagões do metrô de Nova York .

O video foi divulgado pelo site de humor americano "Gawker", que relaciona o episódio com a onda de calor que atinge os Estados Unidos, onde a sensação térmica tem batido os 44° Celsius.

"Nâo, esta não é a coisa mais educada a fazer num metrô. Mas em dias abafados como este, você consegue realmente culpá-la?", questiona o site.

Do G1, em São Paulo

Mãe leva filhos para motel e sai com dois homens em Goiânia

As duas crianças foram encontradas dentro de um carro no estacionamento, enquanto a mãe estava em um quarto com dois homens. Os funcionários do estabelecimento chamaram a polícia. Segundo a mulher, ela estava bebendo e usando drogas e levou os filhos porque não tinha com quem os deixar. Ela foi presa por abandono de incapaz.

Eduardo na Missa do Vaqueiro



O governador Eduardo Campos chegou "a caratér" na Missa do Vaqueiro, na manhã deste domingo (24), acompanhado do filho mais novo, José. O governador assistiu ao encerramento das comemorações da 41ª. Missa do Vaqueiro, no Parque Estadual João Câncio, município de Serrita, no Sertão.

Fonte:blog social

Menina pula de ônibus supostamente em chamas e morre esmagada

Do NE10
Núcleo SJCC/Caruaru
Uma criança de 12 anos morreu após pular de um ônibus que transportava estudantes da rede municipal de ensino de Altinho, no Agreste de Pernambuco.

A vítima, Abenilda Maria dos Santos Melo, que morava no Sítio Jabuticaba, zona rural do município, teria se assustado no momento em que os outros estudantes que estavam no veículo começaram a gritar dizendo que o ônibus estava pegando fogo.

Para escapar do suposto incêndio, Abenilda se jogou pela janela e acabou sendo esmagada pelo ônibus. Segundo testemunhas, a bolsa da adolescente enganchou no pneu, puxando a vítima para baixo do veículo.

Um dos alunos que estava no momento do acidente disse à reportagem do NE10 que os ocupantes do ônibus sentiram cheiro de fumaça e por isso teriam gritado avisando que talvez fosse um incêndio.

A polícia informou que o coletivo está retido na delegacia de Altinho, onde deverá ser periciado para identificar se, de fato, houve princípio de incêndio no veículo.

O corpo de Abenilda Maria dos Santos Melo está no IML de Caruaru.

PF divulga imagens do assalto à agência dos Correios de Nazaré da Mata


A Polícia Federal divulgou neste domingo (24) as imagens do assalto à agência dos Correios que fica no centro de Nazaré da Mata, na Zona da Mata, ocorrido na última quinta-feira (21). Segundo a PF, a identificação dos suspeitos, que foram ao menos três, está em estado avançado e o próximo passo consiste na solicitação junto à Justiça Federal dos mandados de prisão.

As imagens foram obtidas no circuito interno da agência dos Correios e mostram que, por volta das 8h51, um cliente que acabara de receber atendimento se dirigiu à porta para sair, mas foi impedido ao ser rendido por dois dos bandidos. Um destes anunciou o assalto enquanto o outro ficou na porta com o cliente dando cobertura. Um dos ladrões, então, se aproximou do caixa e perguntou onde ficava guardado o dinheiro.

Ainda segundo as imagens, enquanto um dos suspeitos pegava o dinheiro do cofre, o outro bandido, ao perceber a presença de pessoas que iriam entrar na agência para serem atendidas, rendeu duas mulheres — uma cliente e uma faxineira —, obrigando-as a se juntar aos demais clientes rendidos. Um minuto depois, às 8h52, os suspeitos fugiram em duas motos levando o dinheiro, uma quantia em torno de R$ 6 mil.

De acordo com a Polícia Federal, essas imagens também poderão ser úteis para que a população ajude na identificação dos bandidos. Quem tiver alguma informação sobre os suspeitos deve ligar para o Disk-Denúncia (3421-9595) ou para a PF (2137-4076). Ao ligar, não é necessário identificar-se.

Da Redação do pe360graus.com

“Brasil sem miséria” chega ao NE


PESQUEIRA - A presidente Dilma Rousseff lançará, na tarde de hoje, no Nordeste, o plano “Brasil sem miséria”. O evento será no município alagoano de Arapiraca. O primeiro compromisso está marcado para as 13h com os nove governadores da Região. A meta é alistar 800 mil famílias que receberão de R$ 32 a R$ 242 do Bolsa Família, mensalmente. Este número representa 59% do total de beneficiados. O programa tem um orçamento anual de R$ 20 bilhões, e é apresentado como uma das principais bandeiras do Governo Federal para os próximos anos. Ainda durante a campanha eleitoral do ano passado, a então candidata Dilma prometeu acabar com a miséria no Brasil. Na época, a petista indicou que essa seria a maior preocupação de sua gestão.

A assinatura, hoje, do termo de pactuação é vista, pelo governador Eduardo Campos (PSB), como um passo importante do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) para o enfrentamento da desigualdade social do País. Durante sua passagem, ontem, por Pesqueira (Agreste), onde prestigiou a cerimônia de despedida do bispo da Diocese local, Dom Francisco Biasin, o socialista revelou uma expectativa muito positiva no sucesso das ações do programa.

“Acho que essa é uma cau­sa, como a própria presidente Dilma Rousseff diz, que tem de ser de todos os brasileiros. Num momento tão bonito na vida do Brasil, é preciso que haja uma corrente para que tenhamos providências em nível de gestão municipal, estadual e federal”, defendeu Campos, que confirmou presença em Arapiraca.

O plano foi lançado, nacionalmente, no início de junho e projeta a transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, além de inclusão produtiva. Para isso, o Governo projetou um conjunto de ações que incluem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil.

“É um programa para a gente botar o Estado mais próximo dos brasileiros. É o Brasil oficial se aproximando do Brasil real. Acho que essa é uma bela tarefa que a presidente coloca na pauta da política brasileira”, comemorou o governador Eduardo Campos.

As famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas pelos planos sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, deverão ser identificadas pelas gestões municipais e estaduais, para que possam ser incluídas de forma integrada nas ações governamentais, de acordo com as suas necessidades. A meta é alcançar quem tem renda de até R$ 140, até 2013. Para este ano, o Governo quer beneficiar 320 mil famílias, mas os números poderão ser revistos conforme os dados do Censo 2010.

GILBERTO PRAZERES
Enviado especial

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Audiência trata de placa vermelha para mototaxistas santa-cruzenses


Aconteceu na tarde da ultima terça-feira (19), uma audiência pública com a diretora executiva do DETRAN-PE, Lúcia Queiroz e com o diretor de operações daquele órgão, Capitão José Nivaldo, para verificar como está o processo de implantação das placas vermelhas (placas de aluguel) para os mototaxistas da Capital da Confecção. A convite do deputado estadual Edson Vieira (PSDB), que solicitou a audiência, estiveram presentes os vereadores Francisco Ricardo (PSDC) e Júnior Gomes (PMDB), o presidente da Associação dos Mototaxistas de Santa Cruz do Capibaribe Kennedy Ferreira e integrantes da bancada da situação da cidade.

Questionado por Vieira sobre o que falta para que a placa vermelha se torne realidade, o Capitão falou que é preciso aguardar até o próximo dia 8 de agosto, data que entra em vigor a Lei Nacional que regulariza a profissão de mototaxista. Ele destacou que ao concluírem o curso exigido pelo DETRAN, os profissionais de Santa Cruz do Capibaribe deram um grande passo, mas que eles precisam providenciar também os itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e aprovados pelo Inmetro como novas jaquetas, protetores de pernas e antena colocada na frente da moto para proteger das linhas de pipas que causam inúmeros acidentes.


“O encontro foi de grande valia, principalmente para a classe dos mototaxistas, o presidente da Associação pôde tirar todas as dúvidas para assim repassar informações precisas para os profissionais da nossa cidade”, disse Edson Vieira.

História de mulher que dá leite materno ao pai cria polêmica na web


A história de Sonia Ortiz-Allen, que decidiu dar leite materno para seu pai, Richard Allen, para ajudá-lo a superar um câncer, tem provocado discussões em sites e blogs na internet. A história, porém, não é recente, mas teria sido publicada no ano passado.

A polêmica reportagem foi publicada pela revista "Closer". Sonia, que na época tinha 25 anos, disse que optou em dar seu leite para o pai depois de ler um artigo que dizia que o alimento poderia ajudá-lo no tratamento contra a doença.

Do G1, em São Paulo

Bebê tem perna quebrada durante parto em São José do Rio Preto (SP)

Segundo a mãe da criança, o bebê estava chorando muito após o parto e ela foi informada que a criança tinha uma fratura. Esta pode ser a segunda falha do mesmo médico em menos de um mês, quando uma mulher de 66 anos perdeu a vida em uma cirurgia de retirada do útero. O caso está sendo investigado.

Romário vem ao Recife em prol de projetos sociais


O deputado federal Romário (PSB-RJ) veio ao Recife na tarde desta quarta-feira para uma reunião com o governador Eduardo Campos (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, para oferecer sua imagem para projetos que visam a inclusão de jovens na vida esportiva e nos meios de afastá-los do mundo das drogas.

O ex-jogador, que também faz parte da Comissão de Turismo e Esporte, aproveitou para falar do Recife como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, além da possibilidade da capital pernambucana ser um dos palcos da Copa das Confederações de 2013. Romário também falou de política e do que espera dos investimentos aplicados para a realização da Copa do Mundo.

"Visitamos seis sedes da Copa do Mundo e o Recife pode reverter algumas coisas que não estão como deveriam, como a mobilidade urbana e transporte. Mas é uma capital que pode ser umas das sedes da Copa das Confederações, porque não apresenta grandes problemas como vimos em outros lugares", disse o deputado.

Para o ex-jogador, o país está investido alto numa Copa do Mundo, mas está se esquecendo de outras necessidades básicas da população.

"Não vejo como uma Copa do Mundo deixará um legado, pelo contrário. Existe um estádio que seu custo será de R$ 1 bilhão, e não vejo ninguém falar de investimentos na educação, na saúde pública, na oportunidade para deficientes físicos. Fizeram a Vila Olímpica para o Pan-Americano no Rio e virou um elefante branco, pois foi construído num pântano, e por isso está afundando. Não vejo o porquê de se construir estádios tão caros e só ter quatro ou cinco partidas nele. Então, esta é uma das minhas preocupações e cobrança", destacou.

Sobre futebol, o tetracampeão com a Seleção em 1994 comentou sobre a recente eliminação da Seleção Brasileira na Copa América da Argentina.

"Não acompanhei todos os jogos, mas nunca vi na história do futebol uma equipe desperdiçar quatro pênaltis numa só partida. Se a Seleção não ganhou é porque esse grupo não merecia vencer, mas isso faz parte. Eu já parei há cinco anos de jogar, por isso, não pensei de como seria se eu estivesse lá. Nós brasileiros somos chatos, queríamos ficar e vencer a Argentina, mas eles também foram eliminados", apontou o ex-jogador.

Romário também lembrou da reunião que teve com o governador Eduardo Campos e disse que o apoiaria numa possível candidatura à presidência.

"O conheço e o respeito como pessoa e como político. Para falar a verdade é uma das pessoas mais honestas que já conheci. Então eu o apoiaria em Brasília e no Rio para uma candidatura com certeza", finalizou Romário.

Por Alexandre César
Especial para o Blog do Torcedor

Menina de 15 anos é apreendida com mais de 12kg de maconha escondidos na bagagem


Uma adolescente de 15 anos foi detida na tarde dessa terça-feira (19) em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, tentando levar 12 quilos e 300 gramas de maconha para Caruaru, no Agreste.

De acordo com a polícia, a jovem estava sem documentação dentro de um ônibus interestadual da empresa Progresso que fazia a linha Araripina/Recife, quando foi abordada pela Polícia Rodoviária Federal que fica no km 279 da BR 232, em Cruzeiro do Nordeste, distrito de Sertânia, no Sertão do Estado.

A droga estava na bagagem da adolescente, que estava viajando sozinha. O entorpecente e a jovem foram levados para a delegacia da polícia Civil de Sertânia. A adolescente foi autuada em flagrante pelo ato infracional referente ao tráfico de drogas.

Do NE10
Núcleo SJCC/Caruaru

Polícia Civil para investigação do acidente da Noar e entregará documentos à PF


Exatamente uma semana após a queda do avião da Noar Linhas Aéreas no Recife, a Polícia Civil de Pernambuco interrompeu a investigação do acidente aéreo que resultou na morte de 16 pessoas. A paralisação, comunicada em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (20), deve-se à decisão da Justiça Federal de que a apuração é de competência federal e, por isso, deve ser feita pela Polícia Federal (PF).

O delegado Guilherme Mesquita trabalhava há seis dias na investigação da queda do bimotor da Noar. A equipe da Polícia Civil de Pernambuco esteve no local do acidente, fez perícias e abriu um inquérito. Agora, tudo o que foi apurado será encaminhado para a Polícia Federal.

“Nós estávamos no caso porque o interesse público é o mais relevante e estava acima de tudo. Estivemos no local imediatamente após a queda da aeronave e as perícias foram realizadas, tem algumas respostas que ainda estão por vir para o inquérito e, nesse caso específico, serão encaminhadas para a Polícia Federal”, afirmou o delegado Guilherme Mesquita.

Até então, o inquérito tinha 94 páginas (foto 3), mas várias solicitações feitas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) e à Noar ainda não foram atendidas.

Além disso, três pessoas que presenciaram o acidente foram ouvidas. Também as perícias feitas pelo Instituto de Criminalística devem ser cedidas à Polícia Federal, que tem o delegado Renato Cintra à frente das investigações. De acordo com a assessoria da PF, ele não deverá dar entrevista até a conclusão do trabalho.

Uma cópia de todo o material foi tirada e será entregue aos policiais federais. “Iremos encaminhar à Polícia Federal para as investigações. Os familiares das vítimas estão precisando dessa decisão para entrar com aquelas ações judiciais necessárias”, disse o diretor de Operações da Polícia Civil, Oswaldo Moraes.

Em nota, a Polícia Federal informou que o delegado designado para investigar o acidente, Renato Cintra, está fazendo uma avaliação detalhada de toda a situação e aguardando respostas de algumas solicitações feitas. Depois disso, ele deverá traçar uma linha de investigação e começar a ouvir todas as pessoas e representantes dos órgãos envolvidos.

INVESTIGAÇÃO EXCLUSIVA DA POLÍCIA FEDERAL
Após uma reunião entre o Ministério Público de Pernambuco e o Ministério Público Federal, ficou decidido que a Polícia Civil não vai mais participar do caso, que será investigado exclusivamente pela Polícia Federal. De acordo com Oswaldo Moraes, após analisar a legislação sobre casos de acidentes aéreos, descobriu-se que o trabalho é de competência da PF.

A Polícia Federal já vinha conduzindo uma investigação paralela desde o dia 15 de julho, dois dias depois do acidente aéreo em Boa Viagem. De acordo com o assessor de comunicação da PF, Giovanni Santoro, o inquérito foi instaurado por uma determinação do Ministério Público Federal.

Nessa data, a PF abriu o inquérito e designou o delegado Renato Cintra, que é chefe da Delegacia de Defesa Institucional, para presidir as investigações. “São investigações paralelas e distintas e o delegado já começou a despachar nos autos do inquérito policial para diversos órgãos solicitando informações. Quando essas informações chegarem à autoridade policial, ele vai traçar uma linha de investigação e vai determinar o que vai fazer doravante”, afirma o assessor de comunicação da PF.

Da Redação do pe360graus.com

Lula chega com agenda de homenagens e política


Presente no Recife pela primeira vez depois passar a Presidência da República para Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será homenageado, hoje à noite, pela Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, que este ano completa cinco anos de existência. Coordenador do projeto, o juiz João Targino ressaltou que a homenagem ao petista representa um reconhecimento ao apoio dado por ele, durante os primeiro anos da orquestra.

“Foi uma série de gestos de apoio do então presidente Lula. Em abril de 2008, o projeto estava passando por dificuldades financeiras e o presidente colaborou com a ajuda da Caixa Econômica. Ele também providenciou a apresentação da orquestra para 33 chefes de Estado, na Costa do Sauípe. Depois, no programa do Faustão. A homenagem é um tributo de gratidão ao ex-presidente”, salientou o coordenador.

A visita à Capital pernambucana faz parte da agenda do petista, que ultimamente tem se dedicado a palestras e homenagens. Amanhã o ex-presidente participará, receberá títulos de Honoris Causa, de universidades, e almoçará com o governador Eduardo Campos (PSB) e lideranças da Frente Popular.

Dando início à turnê nacional, o ex-presidente visitou, ontem, a Bahia. “Vou voltar a percorrer o Brasil. Tem muita coisa para ser feita. Sou um ajudante da presidente Dilma”, disse Lula, completando em seguida: “Tenho convicção da competência dela. O petista visitou Dona Canô - mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia - na cidade de Santo Amaro da Purificação. “Hoje (ontem) é o Dia do Amigo e por isso eu vim visitar uma amiga”, disse Lula, na porta da casa - onde está colado um adesivo com a estrela do PT.

Conversando com Dona Canô, que tem 103 anos e ficou hospitalizada durante uma semana, no início de julho, o ex-presidente brincou com a internação da matriarca. “Por que não chamou a Samu? Se chamar a Samu e ela não atender, pode cortar outro dedo meu”, disse o ex-presidente. O governador baiano, Jaques Wagner (PT), afirmou que Lula propôs a criação de uma “escolinha em Santo Amaro para ensinar o pessoal a bater pênaltis, para a gente não passar vergonha que nem passou lá (na Argentina, na eliminação do Brasil da Copa América)”.

Questionado sobre a atuação de Lula após deixar a Presidência, o governador afirmou que ele continuará fazendo política. “Ele é um ser político, um militante do PT. Vai continuar rodando o País defendendo o projeto político em que acredita e o governo da presidente Dilma”, ressaltou. De Santo Amaro, Lula seguiu, de helicóptero, para Feira de Santana, também na Bahia, onde visitará, ainda hoje, um hospital construído durante sua gestão.

TRANSPORTES

Já em Feira de Santana, ao comentar a crise no Ministério dos Transportes, o ex-presidente Lula afirmou que é necessário punir quem “não age com honestidade e decência”. “Se cometeram erros, as pessoas devem ser punidas. Isso vale para a presidente Dilma, valia para mim e vale para qualquer um”, disse. “Se agiram corretamente, elas serão absolvidas”, acrescentou.

JUMARIANA OLIVEIRA
com FOLHAPRESS

quarta-feira, 20 de julho de 2011

DIA DE FESTA


Hoje o dia é especial pois o nosso querido blogueiro Joseilson Chagas faz idade nova e desejamos a este parceiro e amigo tudo de bom e que a vida lhe traga sempre conquistas e vitorias.

Um campus no Agreste


Na agenda do deputado Diogo Moraes, vice-líder do PSB na Alepe, conversas com o governador Eduardo Campos, com o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, e com o reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Fernando de Araújo Calado. Para ver se sai do papel o projeto de implantação de um campus da UPE em Santa Cruz do Capibaribe e Surubim.

sumiu

Dia de reuniões em prol de Santa Cruz do Capibaribe


Ontem, às 11 horas, na Secretaria da Fazenda, na capital pernambucana, aconteceu audiência pública para discutir questões referentes à redução de impostos para as empresas do Polo de Confecções do Agreste. Estineram com o Secretário da Fazenda Paulo Câmara, o deputado estadual Edson Vieira, representantes da Associação de Contabilistas de Santa Cruz do Capibaribe (ASCONT), do Moda Center Santa Cruz, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP).

À tarde, às 15 horas, outra comitiva santa-cruzense, composta pelo deputado Edson Vieira, pelos vereadores da bancada de oposição e pelo presidente da Associação dos Mototaxistas de Santa Cruz do Capibaribe, Kennedy Ferreira, se reuniram na sede do Detran-PE com a diretora-presidente do órgão, Fátima Bezerra. Em pauta estará a questão das placas vermelhas para os mototaxistas de Santa Cruz do Capibaribe.

Bope impede que ex-policial militar cometa o suicídio na Baixada Fluminense

Walter Calheiros, de 69 anos, estava inconformado com o fim do relacionamento com a esposa. A negociação com policiais do Bope e uma psicóloga levou cinco horas. Veja as imagens exclusivas do momento em que o ex-PM é salvo.

Homem paga compras de mulheres em shopping em troca de sexo e é preso


Insatisfeito após pagar as compras de duas mulheres em um shopping em Indian River, no estado da Flórida (EUA), em troca de sexo, o norte-americano John Harold Kittila IV ligou para a polícia e disse que seu cartão de crédito tinha sido roubado.

Segundo o jornal "Sun-Sentinel", a polícia, porém, descobriu contradições na denúncia feita por Kittila. Ao ser questionado, ele admitiu que havia inventado a história, porque se sentiu traído pelas mulheres. Elas não teriam cumprido a parte do acordo.

Kittila disse à polícia que ele autorizou as compras no shopping, mas as duas mulheres fizeram apenas sexo oral nele. Ele disse que ficou chateado porque elas não quiseram manter relações sexuais com ele. Por isso, fez a denúncia falsa.


Do G1, em São Paulo

Homem cobra R$ 25 para matar e se engana em Salvador (BA)

Élder da Cruz Santos é acusado de matar um outro homem pelo valor de R$ 25. Ele disse que fez o disparo, mas não percebeu que, ao atirar, atingiu o homem errado.

Investigação sobre acidente da Noar será exclusiva da PF


A investigação sobre o acidente com o bimotor da Noar, que deixou 16 pessoas mortas, passa, a partir desta terça-feira (19), a ser conduzida apenas pela Polícia Federal. Após uma reunião entre o Ministério Público de Pernambuco e o Ministério Público Federal, ficou decidido que a Polícia Civil não vai mais participar do caso.

De acordo com o diretor de Operações da Polícia Civil, Oswaldo Moraes, explicou que após analisar a legislação sobre casos de acidentes aéreos, descobriu-se que o trabalho é de competência da Polícia Federal.

A Polícia Federal já vinha conduzindo uma investigação paralela desde dia 15 de julho, dois dias depois do acidente em Boa Viagem. De acordo com o assessor de comunicação da PF, Giovanni Santoro, o inquérito foi instaurado por uma determinação do Ministério Público Federal (MPF).

O pedido do MPF ocorreu já no dia seguinte ao acidente. E, no dia 15 de julho, a PF abriu o inquérito e designou o delegado Renato Cintra, que é chefe da Delegacia de Defesa Institucional, para presidir as investigações.

Santoro explicou também que o delegado já solicitou cópias de relatórios feito por órgãos que fizeram a perícia do acidente, como o Cenipa, além de outros documentos que também foram pedidos pela Polícia Civil.

“São investigações paralelas e distintas e o delegado já começou a despachar nos autos do inquérito policial para diversos órgãos solicitando informações. Quando essas informações chegarem à autoridade policial, ele vai traçar uma linha de investigação e vai determinar o que vai fazer doravante”, afirma Giovanni Santoro.

AVALIAÇÃO DO CADERNO
Entregue à polícia pela Rede Globo na última segunda-feira (18), o caderno com 75 registros de ocorrências — a maioria ligada a problemas mecânicos — em aeronave da Noar Linhas Aéreas vai ser avaliado por peritos. O caderno traz informações registradas pela tripulação durante os voos do único avião que, depois do acidente da semana passada, restou à companhia aérea.

“Ele pode ser objetivo de prova como qualquer documento, escrito, manuscrito, como qualquer outro objeto que sirva para compor a característica do fato. Então ele vai de alguma forma demonstrar como se dava a manutenção ou não se dava a manutenção da aeronave que caiu. Ele é um indício, não é prova, até porque não é o caderno da aeronave que caiu, era de outra aeronave. E aquilo é um indício de como a coisa acontecia”, afirma o diretor de Operações da Polícia Civil, Oswaldo Morais.

Em um dos trechos, um comandante diz que, no dia 10 de novembro do ano passado, os fones de ambos os pilotos estavam com o som entrecortado, o que torna impossível a comunicação entre os tripulantes. No mesmo dia, o comandante destaca que uma pane já informada persiste sem solução. Ele relata que o torque, que é a potência do motor, não atingiu 60% na decolagem.

Alguns registros são do comandante Rivaldo Cardoso, que pilotava o avião que caiu na semana passada. Em uma das anotações, ele pede que a aeronave fique indisponível enquanto os problemas de aumento de temperatura e de potência não são verificados.

DOCUMENTOS ENTREGUES À ANAC
A Noar Linhas Aéreas informou, por meio da assessoria de comunicação, que já apresentou aos representantes da Anac todos os documentos solicitados por eles, inclusive os diários de bordo. A companhia aérea informou ainda que, nos últimos dois dias, os advogados da empresa se dedicaram a preparar a defesa que será entregue por escrito às autoridades da aviação civil.

Da Redação do pe360graus.com

MPCO pressiona prefeituras para realizarem concursos público

O Ministério Público de Contas com atuação no TCE protocolou ao longo dos últimos trinta dias 34 Representações perante o Conselho da instituição contra municípios do interior que não estão realizando concurso público e abusando de contratações temporárias para suprir carências de pessoal.

A própria procuradora geral do MPCO, Eliana Maria Lapenda de Moraes Guerra, com base na Lei Orgânica do TCE, representou contra as Prefeituras de Belém de Maria, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Itaquitinga e Tamandaré. A maioria desses municípios, disse ela, realizou o último concurso público há mais de 10 anos e sempre alega "necessidade temporária de excepcional interesse público" para fazer contratações de pessoal por prazo determinado.

Admissão de pessoal por "excepcional interesse público", diz a Representação da procuradora, "só tem razão de ser perante situações realmente excepcionais, pois 'excepcional' significa situação anômala, de exceção, de repercussões imprevisíveis. Não demonstrada a excepcionalidade, a nulidade da contratação deverá ser declarada".

Além disso, afirma a procuradora geral do MPCO, a Constituição estabelece em seu artigo 37, IX, que o vínculo dos contratados temporariamente deve ser de natureza transitória, devendo haver prazo certo no contrato de forma que o ingresso excepcional na administração dure somente o tempo necessário para atender às necessidades que ensejaram a contratação. Contratações para suprir carências de professores, auxiliares administrativos, vigias, merendeiras, porteiro de repartições públicas, etc., deverão abranger unicamente o período necessário à preparação do concurso público, sob pena de haver desrespeito ao mandamento constitucional, acrescentou Eliana Lapenda.

LONGO PRAZO - No caso específico de Belém de Maria, diz a Representação da procuradora geral, "já se passaram mais de 15 anos da realização do último concurso, havendo sempre novas contratações temporárias sem uma solução definitiva para suprir o déficit de servidores". Tal postura, acrescentou, " configura evidente desobediência aos preceitos constitucionais da isonomia, boa gestão da coisa pública, eficiência da administração e amplo acesso aos cargos, empregos e funções públicas, visto que o número reiterado de contratações temporárias denota falta de planejamento da administração pública e desvirtua o caráter excepcional da necessidade de provimento de cargos". Eliana Lapenda pede formalmente aos conselheiros do Tribunal de Contas que determinem a essas prefeituras que promovam de imediato um levantamento sobre suas necessidades de pessoal e que fixem um prazo determinado para realização de concurso público sob pena de as futuras contratações serem julgadas irregulares, aplicação de multa ao gestor e remessa de representação ao Ministério Público Estadual pela prática de improbidade administrativa.

As representações do MPCO foram realizadas pelos procuradores de acordo com as suas respectivas Regionais, ficando assim distribuídas:

>> Procuradora Maria Nilda da Silva (Inspetoria Regional de Salgueiro). Municípios: Calumbi, Serra Talhada, São José do Belmonte;

>> Procurador Gilmar Lima (Inspetoria Regional de Bezerros). Municípios: Jataúba, Barra de Guabiraba, Gravatá, Altinho, Surubim, Caruaru, Itapissuma, São Joaquim do Monte, Chã Grande, Panelas e Funase (órgão estadual);

>> Procurador Ricardo Alexandre (Inspetoria Regional de Garanhuns). Municípios: Angelim, Brejão, São Bento do Una, Caetés, Cachoeirinha, Ibirajuba, Capoeiras, Calçado, Saloá, São João, Terezinha.

>> Procurador Gustavo Massa (Inspetoria Regional de Petrolina). Municípios: Exu, Granito, Orocó, Santa Filomena.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 18/07/11

Dançarina de pagode é morta na Bahia


A dançarina de pagode Kelly Sales Silva, 22 anos, conhecida como Kelly Cyclone, foi assassinada na madrugada desta segunda-feira (18), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. A polícia ainda investiga as circunstâncias do crime.

De acordo com parentes, a jovem estava em um show com a irmã quando disse que iria dar uma saída, mas voltaria logo. A irmã ainda pediu que ela não fosse. Depois disso, a dançarina não foi mais vista pela família, que soube do crime por volta de 1h. Os parentes de Kelly acreditam em crime passional e dizem que no momento do homicídio ela estava com um ex-namorado conhecido apenas como Gustavinho, que seria filho de um policial.

Kelly chegou a ser presa em fevereiro de 2010 em uma festa do pó no bairro da Boca do Rio, orla da capital baiana. Na época, foi autuada por tráfico, junto a outras cinco pessoas. A jovem tinha tatuagens que chamavam a atenção, como um dragão que cobria a perna, a inscrição Vida Loka e o nome de um ex-namorado.

Do JC Online

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Aconteceu


Em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente o Conselho Tutelar em parceria com o COMDECA realizou na manhã desta quarta feira dia 13.07.2011, uma reunião com os operadores do Sistema de Garantia de Direitos: Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal e conselheiros da região.
O local escolhido para a reunião foi à sede do COMDECA tendo em vista que este conselho tem a vocação natural para promover a aproximação e integração interinstitucional de modo a articular e otimizar o funcionamento da “rede de proteção” destinada à plena efetivação dos direitos infanto-juvenis.

Os assuntos discutidos em Pauta foram Rondas nas escolas municipais, Fiscalização em Bares e Restaurantes, Condução de Veículos por Adolescentes, Atuação do Conselho Tutelar em Situações de Risco de Crianças e Adolescentes.

Os encaminhamentos realizados contemplaram as colocações dos cinco delegados da região que se fizeram presentes e ainda dos representantes da 3ª CIPM, Guarda Municipal e conselheiros de Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus e Jataúba.

Os conselheiros de Santa Cruz, bem como o COMDECA articuladores deste encontro receberam dos presentes a solicitação de uma segunda reunião para avaliação dos resultados esperados.

Treinamento dos novos agentes de saúde


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria Municipal de Saúde comunica aos novos Agentes Comunitários de Saúde, que será realizado, de 18 a 22 e de 24 a 29 de julho o treinamento preparatório para os agentes que irão assumir seus postos mediante convocação.

Na segunda, dia 18, o horário para o treinamento, será de 13h às 17h, sendo os horários dos demais dias decidido no decorrer do curso. É indispensável o comparecimento do concursado, pois haverá folha de frequencia. As aulas serão ministradas no CESAC.
ASCOM - PMSCC

Projeto de Lei Complementar relatado por José Augusto Maia é aprovado por unanimidade


Foi aprovado nesta quarta-feira (13), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal, o Projeto de Lei Complementar (PLP) n.º 578/10, de autoria do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que autoriza micro ou pequenas empresas optantes do Simples Nacional a criar “Sociedades de propósito especí¬fico para compra e venda de bens nos mercados nacional e internacional”.

Segundo o relator da matéria, deputado federal José Augusto Maia (PTB/PE), o projeto altera o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar n.º 123/06), que já prevê essa possibilidade, mas condiciona a aplicação da regra à regulamentação pelo Poder Executivo.

“Como não houve essa regulamentação, as micro e pequenas empresas estão impedidas de criar as sociedades de propósito específico. O projeto libera a criação dessas sociedades ao estabelecer que a regulamentação é opcional e não obrigatória”, disse o deputado pernambucano.

Ainda de acordo com José Augusto Maia, tal proposição tem claro mérito econômico no sentido de induzir o Executivo a cumprir a sua obrigação legal, sem prejudicar, por esta omissão, a realização de planejamento e execução de negócios pelas pequenas e microempresas.

“É fato notório que o progresso das micro e pequenas empresas é fator de sustentabilidade do crescimento econômico, geração de empregos, desconcentração econômica e promoção de redistribuição de renda. Nesse sentido, modificações legislativas que melhorem o processo real de atuação dessas empresas, a partir de regimes fiscais simplificados, têm sido adotadas, com reconhecido sucesso” finalizou ele.

A matéria foi aprovada por unanimidade.

Mulher transporta droga para traficante em troca de cirurgia plástica

A telefonista de 22 anos transportou crack e maconha do Paraguai para o Espírito Santo. Como recompensa, o traficante pagou uma cirurgia de redução de mama para ela.

'Minhas pernas amoleceram', diz sindicalista beijada por Lula


A sindicalista Alzira Hardtkopp Martins, de 50 anos, só queria tirar uma foto, mas acabou ganhando um beijo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (15), no 2º Congresso da União Geral dos Trabalhadores (UGT), realizado em São Paulo. “Eu disse na hora ‘meu Deus, um beijo do Lula’. Minhas pernas amoleceram”, contou.
Alzira é técnica em hemoterapia e filiada ao Sindicato da Saúde de Joinville (SC). Casada, ela garante que o beijo foi no rosto. “Foi no rosto, mas não tem problema. Aonde foi não importa, o importante é que eu fui beijada pelo Lula", brincou.

"Eu disse: ‘Abaixo do Papa é você’. Ele só deu risada e sorriu."

A sindicalista, que torce por um novo mandato de Lula em 2014, havia assistido ao discurso do ex-presidente durante o congresso e resolveu tentar uma foto com ele. Perguntou para os seguranças do evento e descobriu por qual corredor Lula sairia. Fora do prédio, viu um carro preto com placa de São Bernardo do Campo e mais seguranças, e deduziu que seria o do ex-presidente.

“Quando ele veio, havia muito tumulto e fiquei ali na porta. Veio um segurança e disse para eu sair, mas eu falei ‘vou ficar aqui’. O Lula veio e eu disse “Lula” e ele me beijou.”

Questionada, Alzira disse que o marido ainda não havia visto a foto, mas afirmou que ele não ficará com ciúmes. “[ele] Vai dizer ‘por que não beijou mais?’ Meu marido é fã do Lula. Todos nós somos fãs”, brincou. Depois, procurou tranquilizar a reportagem do G1. “Meu marido me apoia em todos os sentidos. Não se preocupe. Eu tenho filhos casados, tenho netos. Eles vão amar.”

Maria Angélica Oliveira
Do G1, em São Paulo

Dono de casa mata bandido usando armadilha

O ladrão tentou invadir uma residência no interior de Goiás, mas foi surpreendido por uma armadilha preparada pelo dono da casa. Jefferson Evangelista, de 28 anos, foi encontrado morto no quintal. Ele levou dois tiros no peito disparados por uma engenhoca feita pelo dono da casa. O homem montou a armadilha depois de se roubado por oito vezes.

Polícia apreende meia tonelada de maconha na divisa entre PE e CE


A polícia apreendeu, nesta sexta-feira (16), um carregamento de maconha na divisa do Ceará com o Pernambuco. A apreensão foi feita na cidade de Penaforte, no Ceará, por profissionais da coordenadoria de inteligência da Secretaria de Segurança e da Delegacia de Narcóticos. A droga estava sendo transportada em um caminhão. Ela saiu de São Paulo, passou por Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

O motorista Américo Gonçalves foi preso em flagrante. Segundo o delegado de Narcóticos, Pedro Viana, o motorista é pai do homem que teria encomendado a droga, Davi Oliveira Gonçalves.

O curioso é que, segundo o delegado, Davi está preso por tráfico de drogas. Segundo os coordenadores da operação, a droga seria vendida na região do Cariri. Os peritos terminaram de pesar a droga: a apreensão foi de meia tonelada de maconha.

Da Redação do pe360graus.com

Câncer de pênis tem uma das maiores taxas de amputações no Brasil

O Dia Internacional do Homem é nesta sexta-feira, 15 de julho. A data foi criada com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), para promover a igualdade dos sexos. Para falar da data, a TV Jornal decidiu tratar da saúde masculina: o câncer de pênis. No Brasil, são 1000 amputações de pênis por ano, uma das maiores taxas do mundo. A falta de higiene é a grande responsável pela lesão no membro. Confira a reportagem:

Da TV Jornal

PM reformado é um dos doze presos pela Operação Everest


O policial militar reformado Jaílton Antônio da Silva Azevedo, 44 anos, é um dos 12 presos pela operação Everest, deflagrada nesta sexta-feira (15) por 140 policiais civis e militares, nas cidades de Gravatá, Carpina, Olinda, Recife e Jaboatão. Os suspeitos são apontados como os principais líderes do tráfico de drogas em Pernambuco.

De acordo com a polícia, a quadrilha é especializada em vender pedras de crak e estava sendo investigada há nove meses. O PM reformado, que trabalhou na Rádio Patrulha, seria responsável em conseguir armas para os traficantes e também ajudava na proteção da quadrilha.

Durante as prisões, a polícia apreendeu 4 quilos de cocaína e mais de R$ 50 mil em dinheiro. Os 12 presos foram levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro.

“Foi uma questão de tempo. A investigação [foi feita] com inteligência e o trabalho foi realizado pelo Denarc, com apoio da inteligência da SDS. A gente conseguiu chegar a esses principais traficantes, que são pessoas que não tocam na droga. Eles aliciam, compram, vendem, mas não tocam na droga. São aqueles peixes grandes do tráfico e conseguimos chegar até eles com sucesso”, afirmou o diretor de Operações da Polícia Civil, Osvaldo Morais.

Ele disse que, nos últimos nove meses, outros 39 integrantes dessa quadrilha foram presos e estão nos presídios de Pernambuco. Com esses acusados, a polícia conseguiu encontrar 102 quilos de maconha e 125 quilos de pasta base de cocaína - o que representa 1,5 milhão de pedras de crack a menos nas ruas da Região Metropolitana.

“O crack é a droga que afeta diretamente a violência, principalmente essas mortes e esses homicídios nessas brigas de galera. Isso faz com que a droga fique mais escassa e difícil e o objetivo disso é diminuir a violência entre esses criminosos”, afirmou Osvaldo Morais.

Da Redação do pe360graus.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe Convoca a Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude


Decreto Nº 027, 30 de junho de 2011

O prefeito constitucional de Santa Cruz do Capibaribe, estado Pernambuco, em comprimento ao art. 37º da Constituição Federal, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o art. 47º, inciso IX, da Lei Orgânica do Município.

Decreta:
Art. 1º Fica convocado a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, a realizar-se no dia 13 de Agosto de 2011 das 08 ás 17 horas, na Escola Estadual Padre Zuzinha, como etapa preparatória da 2º Conferência Nacional da Juventude a ser realizada entre os dias 09 e 12 de dezembro de 2011 em Brasília - DF.

Art. 2º A realização do evento será coordenada pelo gabinete do Prefeito e pela comissão organizadora, composta por:

I – dois representantes do Poder Executivo municipal;
II – dois representantes do Poder Legislativo municipal;
III – quatro representantes da sociedade civil com sede ou atuação no município;

Art. 3º A Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude tratará prioritariamente dos seguintes temas:

I – Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional;
II – Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e
III – Articulação e integração das políticas públicas de Juventude.

Art. 4º A 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude será presidida pelo Gabinete do Prefeito do município e, em sua ausência, pelo representante designado.

Art. 5º A comissão organizadora que trata o art. 2º elaborará e aprovará o regimento interno da Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, amparado no regimento nacional e estadual.

Parágrafo único – O regimento interno disporá sobre a organização e o funcionamento da Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, inclusive das etapas preparatórias e o processo de escolha dos delegados.

Art. 6º As despesas decorrentes da aplicação deste Decreto, correrão por conta de dotação própria do orçamento do órgão gestor municipal.

Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Santa Cruz do Capibaribe, 30 de Junho de 2011
ANTÔNIO FIGUEIROA DE SIQUEIRA
Prefeito Constitucional

Edital 004/2011 do COMDECA‏


O conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Vem tornar publico os 5 membros da Comissão de Avaliação de Projetos

Cadastramento da campanha de troca das geladeiras


A campanha da troca de geladeiras promovida pela Celpe, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, atraiu muita gente à quadra poliesportiva do Cruz Alta.

O cadastramento está sendo feito pela Celpe, com o apoio das secretarias de Ação Social e Infra-Estrutura.

Serão cadastradas 700 pessoas, que receberão novos equipamentos com o selo Procel de economia de energia, além de duas lâmpadas compactas.


A entrega acontecerá entre os dias 26 e 29 de julho, no mesmo local do cadastramento.

A manicure Josilene Barbosa, moradora do bairro São Cristóvão, chegou na quadra às 3 da manhã para ser a primeira a garantir o cadastramento. “Essa é uma oportunidade única. Minha geladeira tem mais de dez anos de uso e não tenho nem idéia de quando poderei comprar uma nova. Agradeço à Celpe e à Prefeitura por essa ação”, disse Josilene.

Os clientes que desejarem participar podem se inscrever entre os dias 12 e 14 de julho, das 9h às 16h, na Quadra Municipal, na Avenida Rio de Janeiro, nº 447, no bairro de Cruz Alta.

Educação de Brejo da Madre de Deus em pauta parlamentar


Brejo da Madre de Deus está constantemente na pauta de trabalho que Edson Vieira (PSDB) tem desenvolvido como deputado estadual. Para melhorar o ensino do município, o parlamentar está lutando para a construção de duas escolas estaduais nos distritos de Fazenda Nova e São Domingos.


As Indicações visam atender pedidos da população das localidades. Fazenda Nova, por exemplo, tem uma população de aproximadamente seis mil habitantes e conta com apenas duas instituições municipais de ensino, que já não estão suprindo a necessidade.

Em São Domingos o problema é mais grave, a população é superior a 20 mil habitantes e não existe nenhuma escola estadual, há apenas duas unidades de ensino municipal e um anexo de uma escola da sede funcionando no período noturno, mas estas não atendem a demanda, a maioria das pessoas que desejam estudar tem que buscar vagas nas escolas de Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com Edson Vieira, a implantação das duas escolas estaduais trará avanços na educação de Brejo da Madre de Deus e uma considerável melhoria na qualidade de vida da população.

Homem apanha da mulher no meio da rua, em Salvador (BA)

O casal briga em uma avenida movimentada. O homem apanha da mulher e depois cada um vai para um lado.

Helicóptero da Record flagra feira de drogas em comunidade no Rio

Basta sobrevoar a comunidade de Manguinhos, na zona norte, para flagrar uma cena absurda. Traficantes expõem a droga na rua, em um comércio digno de feira livre. Assista ao impressionante vídeo.

Dilma divulga nota de pesar pelo acidente aéreo em Pernambuco


A presidente Dilma Rousseff divulgou nota de pesar pelo acidente aéreo ocorrido nesta quarta-feira (13) no Recife. "Foi com tristeza que recebi a notícia de acidente aéreo que vitimou dezesseis pessoas hoje, no Recife. Quero transmitir minha solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes neste momento de dor", diz a nota divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto e assinada pela presidente.

A equipe do segundo serviço regional de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos (Seripa 2), da Força Aérea Brasileira (FAB), encontrou as caixas-pretas da aeronave. A leitura dos dados será feita no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O avião, da Noar Linhas Aéreas, caiu três minutos após a decolagem.

Fonte: Agência Estado

As vítimas do voo 4896 da NoAr


A queda da aeronave modelo LET 410 com prefixo PR-NOB da NoAr que caiu nesta quarta-feira, no Recife, deixou 16 mortos - 14 passageiros e dois tripulantes. Destes, 11 eram homens e 5, mulheres, conforme mostra a lista abaixo:

Comandante, 68 anos, atuava na profissão há quatro décadas. Brigadeiro reformado, tinha 15 mil horas de voo na carreira, das quais mil neste tipo de aeronave.

Roberto Gonçalves (co-piloto)
Piloto, 55 anos. Tinha 20 anos de experiência e contabilizava mais de 2 mil horas de voo - 460 h/voo neste modelo. Deixa esposa e oito filhos.

André Louis Pimenta Freitas
Empresário, 39 anos. Era filho do presidente da CDL-Fortaleza, Francisco Freitas Cordeiro. Sócio-diretor da empresa Imperjet.

Antônia Fernanda Jalles
Potiguar. Professora do Núcleo de Educação Infantil da Universidade do Rio Grande do Norte.

Camila Marino
Natural de São Carlos (SP), morava no Recife há cerca de dez anos. Atuava como gerente de contas da Blackberry e viajava a trabalho para Natal. Casada, sem filhos.

Carla Suely Barbosa Moreira
Natural de Campina Grande, 36 anos. Delegada da Receita Federal de Mossoró, tomou posse em maio deste ano. Deixa esposo e cinco filhos.

Débora Santos
Estudante. Deixa uma filha.

Bruno Frederico Ribeiro de Albuquerque
Natural de Jaboatão, tinha 41 anos. Professor da Associação Caruaruense de Ensino Superior nos cursos de odontologia e pós-graduação em ortodontia. Graduação pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco e mestrado em Ortodontia na Universidade Camilo Castelo Branco, também atuava em outras instituições no Nordeste. Deixa mulher e dois filhos.

Natã Braga da Silva
Encarregado de transportes da Supergasbras, 39 anos. Costumava fazer este voo a trabalho. Deixa
esposa e um casal de gêmeos de 1 ano.

Marcelo Campelo
Engenheiro, sócio da empresa Marca Engenharia, 66 anos. Ia para Natal visitar uma obra. Casado, não deixa filhos.

Maria da Conceição de Oliveira
Engenheira da Marca Engenharia, 46 anos. Solteira e sem filhos. Acompanhava Marcelo Campelo na visita à obra em Natal.

Jonhson do Nascimento Pontes

Marcos Ely Soares de Araújo
Engenheiro baian

o, natural de Paulo Afonso, 44 anos. Era diretor de Engenharia da construtora Moura Dubeux e viajava para Natal para participar da inauguração de um empreendimento. trabalhava na empresa há 20 anos. Deixa esposa e dois filhos.

Breno Faria

Raul Farias
Cirurgião-dentista e professor, 24 anos, solteiro. Atuava no Recife na área de odontologia estética, prótese e cirurgia. Ia dar uma aula em Natal.

Ivanildo Santos Filho
Gerente Financeiro Adjunto do Grupo Ser Educacional há um ano, iria realizar avaliação de rotina na unidade da Faculdade Maurício de Nassau em Natal. Também era pastor da Igreja de Deus, em Ouro Preto (Olinda). Tinha 46 anos, deixa esposa e filho.

Do NE10

terça-feira, 12 de julho de 2011

Edson Vieira prestigiou o “São Pedro de seu Pedro”‏


O deputado estadual Edson Vieira (PSDB) participou neste sábado (09) junto com sua família e correligionários políticos do tradicional “São Pedro de seu Pedro”, no distrito de Fazenda Nova (Brejo da Madre Deus). A festa junina é realizada pelo ex-deputado federal Pedro Correia há 16 anos e é famosa na região por receber convidados, autoridades e políticos de todo o país.

Edson Vieira falou que foi de grande importância sua participação no evento, pois além de estar ao lado do povo do Brejo da Madre de Deus, ele também pôde rever aliados políticos de todo o estado.

Conferência da Saúde em Santa Cruz do Capibaribe


A saúde IV Conferência Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe aconteceu na Escola Luiz Alves, na última quarta (6). Cerca de 300 participantes, entre delegados, convidados e membros da sociedade civil debateram durante todo o dia questões relativas à saúde pública, com ênfase na prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram discutidas as diretrizes e nas atuais condições de funcionamento do sistema do SUS dentro da perspectiva dos postos de saúde do município, com o objetivo de ampliar e melhorar a qualidade no atendimento aos usuários. Os trabalhos foram coordenados pela secretária de saúde, Izalta Gomes, pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sandra Alves e pela representante da IV GERES, Maria do Carmo Andrade.

O prefeito Toinho do Pará parabenizou a equipe pela organização do evento e afirmou que todos os esforços têm sido feitos para garantir que os cidadãos tenham atendimento de saúde de qualidade, apesar da grande demanda do município, que atende a muitas cidades da região.

Os palestrantes da conferência abordaram temas como a humanização do atendimento e do compromisso do profissional médico com a atividade. A platéia foi formada basicamente por profissionais de enfermagem, agentes de saúde e líderes comunitários. Os vereadores Deomedes Brito e Fernando Aragão também participaram de todos os trabalhos da conferência.

O gerente regional da II GERES, Mário Fabiano Moreira, relatou os esforços realizados para garantir que os médicos cumpram à risca sua parte na prestação dos serviços. Mário também destacou a pouca valorização do enfermeiro, que, na sua visão, é quem garante o bom funcionamento das unidades de saúde conveniadas ao SUS.

Os participantes se dividiram em grupos nas salas temáticas para discutir os seguintes temas: Vigilância em Saúde e Atenção Básica; Controle de Avaliação de Média Complexidade e Gestão do SUS. Após os debates setoriais, a plenária discutiu as propostas para serem levadas à VII Conferência de Saúde do Estado de Pernambuco.

Burocracia emperra avanços no sistema
O chefe de gabinete do prefeito, Carlos Lisboa, ressaltou a importância dos presentes na conferência e fez uma explanação sobre os avanços e problemas na oferta de saúde pelo SUS no município, estados e União. Lisboa destacou a questão da Emenda 29, que aumenta o percentual mínimo de investimento em saúde. A emenda foi aprovada pelo Senado em 2008, mas não teve sua votação concluída por falta de acordo entre os líderes das bancadas.


A expectativa da votação, que pode acontecer no mês de agosto, é que os investimentos federais em saúde passem dos 7% atuais para 10%. Já os estados, que destinam 12% dos recursos, e os municípios (15%) continuariam com esses mesmos percentuais, mas não poderiam considerar como despesas com saúde os planos de previdência dos servidores. Especialistas estimam que após essas reformas o montante de investimento geral em saúde no país passaria de 65 para 100 bilhões.
A 7ª Conferência Estadual de Saúde acontecerá de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Os delegados eleitos em Santa Cruz do Capibaribe foram os seguintes:
Representantes do governo
Izauta Lopes
Sandra Maria da Silva

Representantes dos trabalhadores
Gilmar José Cordeiro
Valdir Paulo da Silva

Representantes dos usuários
Alencar Lopes da Silva
Mônica Maria da Silva
Adalto Lira
Fernando